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Aramis

24 anos de vida, paixão e velocidade

"Sua força de concentração era fenomenal. Parece carregar um furacão dentro de si" (Elia Kazan, 83 anos, diretor e professor de Jimmy Dean e que o lançou em seu primeiro grande papel, "Vidas Amargas/East Of Eden", 1954). Embora repleto de informações, "James Dean"- ou a dor de viver" não esgotou, evidentemente, o tema. Há informações sobre a família, sua infância - órfão de mãe aos 8 anos, seu pai, o cirurgião dentista, Winton Dean, decidiu concordar em que fosse criado por seus tios Marcus e Hortence Winslow, agricultores que tinham uma filha, Joan, e que, mais tarde, teriam outro filho, Marcus. Nascido em Fairmont, Indiana, em 8 de fevereiro de 1931, teve uma infância de filho único. Desde cedo se interessou pela literatura. Os contos de William Saroyan, os romances de Stevenson, Walter Scott, Sabatine o entusiasmavam e o primeiro western que assistiu foi "Uma Aventura de Buffalo Bill" de Cecil B. de Mille. No palco, pisou pela primeira vez quando, numa festa do colégio, leu o poema "A Carga da Brigada Ligeira" de Tennyson. Possivelmente, ali nascia o desejo de se tornar ator. Quando um amigo da família, o pastor James de Weerd, lhe mostrou filmagens que havia feito em 16mm de touradas do México, Jimmy se apaixonou ainda mais pelo cinema e pelas touradas. Paixão que manteria por toda a vida. Outro impacto foi quando assistiu "Espíritos Indômitos" (The Man, 51), de Marlon Brando, primeiro filme importante com Marlon Brando - com quem viria a conviver anos depois, mas jamais conseguiria se tornar amigo de fato - apesar das comparações entre o [comportamento] anti-convencional dos dois. Mais tarde, foi estudar direito na UCLA, em Los Angeles, mas seria expulso após agredir alguns colegas que o ironizaram por sua interpretação na leitura de um texto de Shakespeare. Resultado: voltou a casa dos tios, em crise mas entusiasmado por algumas experiências de teatro amador, conheceu o ator James Whitmore que indicaria o Actor`s Studio - a famosa escola fundada por Kazan, Lee Strassberg, e Robert Lewis, em outubro de 1947, e pelo qual passou uma geração dos maiores talentos do teatro e cinema americano (Rod Steiger, Karl Malden, Julie Harris, Eva Marie-Saint, Lee J. Cobb, Jack Palance, Kim Hunter, e, especialmente, Brado e Mont Cliff). Foram anos decisivos, em que vivia em Nova York, com pequena mesada que começou a ampliar fazendo comerciais e atuações na nascente televisão e, graças ao apoio de um amigo, Richard Shannon, faria três pontinhas em filmes que hoje são raridades - e cultuados por seus inúmeros fãs. Sobre estes trabalhos, Salgues não oferece nenhuma informação a não ser o título de dois deles, "[As] Anybody Seen My Gal" e "Fixed Baionets", mas excluindo a sua primeira participação no cinema, justamente na comédia "Sallor Beware" ("O Marujo Foi Na Onda") uma das mais esquecidas comédias com Dean Martin e Jerry Lewis no início de carreira (veja filmografia completa nesta mesma página). Durante os anos novaiorquinos, tempos de Actor`s Studio, Dean faria duas peças, "See The Jaguard" de Richard Nash (que ficou menos de uma semana em cartaz no Cort Theatre, onde estreou a 3 de dezembro de 1952), e "O Imoralista", adaptado pelo casal de Ruth e Augustus Goertz da novela de André Gide, produção já do consagrado Billy Rose, direção de Daniel Mann (1912-1991), que estreou no Royale Theatre, em 1º de fevereiro de 1954 - e que fez boa carreira, valendo entusiásticos elogios a Dean (interpretando o personagem [Bachir]), quase [eclipsando] os astros principais - Geraldine Page e o francês Louis Jordan. Elia Kazam, já impressionado com o talento de Dean observado no [Actor`s] Studio, o escolheria para o personagem Caleb, na adaptação a tela da última parte de um romance clássico de John Steinbeck (1902-1968), "East of Eden" (no Brasil, se chamou "Vidas Amargas", o livro foi lançado pela extinta editora Mérito, em 57, com o título original), pelo qual receberia US$ 20 mil. Encerradas as filmagens em agosto de 1954, Dean já tinha contrato (desta vez por US$ 50 mil) para novo filme: "Rebel Without A Cause", um roteiro sobre a rebeldia juvenil, sugerido por um livro escrito por Robert Lindner no final da II Guerra Mundial e roteirizado por Stewart Stern. Finalmente, viria o convite de George Stevens para o personagem mais difícil, Jett Rink, que ao longo dos 198 minutos envelhece de um jovem de 20 anos para um senhor de 50 anos. Rodado no Texas entre junho a setembro de 1955, lhe daria US$ 100 mil e a consagração. A MGM já negociava com Jack Warner seu empréstimo para estrelar "Somebody Likes To Me", a cinebiografia do bexeador Rock Graciano, que, com sua morte, seria entregue no personagem título a outro jovem ator, Paul Newman, então com 30 anos, e também vindo do Actor`s Studio (o filme, no Brasil, se chamou "Marcado pela Sargeta"[)]. Por coincidência, quando ainda buscava seus primeiros papéis, Jimmy fez um teste para "O Calice Sagrado" (Silver Chalice, 54, V. Saville, 1954), quando conheceu a atriz Ana Maria Pierangeli - com quem viria a ter um sofrido romance, e impedido de casar pelo catolicismo de sua mãe. A atriz, falecida, ainda jovem, viria a casar com um [medíocre] cantor-ator de origem italiana, Vic Damone. Outro filme para o qual Dean chegou a fazer um teste foi "Qual Será Nosso Amanhã" (Battle Cry, 55, de Raoul Walsh), mas foi preterido por Tab Hunter, na época um galã de 23 anos, já conhecido. xxx Encerradas as filmagens de "Giant" (Assim Caminha a Humanidade"), Dean retornou a sua paixão: as corridas de veículos (o que fazia desde a infância, primeiro em motocicletas). Por US$ 6 mil havia adquirido um Persch Spyder e em companhia de um amigo, o mecânico de origem alemã, Rolf Wautherick, dirigia-se para Salinas, onde participaria de uma importante corrida. A 2 milhas de Salinas, a estrada US-466 corta a auto-estrada 41. O velocímetro marcava 160 km quando Jimmy percebeu uma Plymouth preta vindo pela 466 em direção do cruzamento. - O cara vai parar, espero. A preferência é minha. - Freie! gritou Rolf assustado. Era tarde demais: houve o choque e às 17h59 de 30/9/55 Jimmy morria na estrada. Rolf e o motorista do Plymouth, o sr. Thurujseed, sofreram poucos ferimentos. Seu amigo, o fotógrafo Sandford Roth, que viajava em outro carro, chegou somente 25 minutos depois. Morria o ator mais promissor de sua geração. Nascia o mito James Byron Dean.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
28/06/1992

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