Login do usuário

Aramis

30 anos de forró da brasileira Anastácia

Anastácia (Lucinete Ferreira, Recife, 1943, é o exemplo do artistas popular que sofreria um longo processo de discriminação pelos chamados veículos nacionais até encontrar o justo reconhecimento nacional. Só quando Gilberto Gil, baiano de antenas ligadas na sabedoria popular, gravou "Só Quero um Xodó", de Anastácia e Dominguinhos (na época seu companheiro) é que as chamadas platéias urbanas tomaram conhecimento desta compositora e intérprete. Entretanto desde 1955 que esta pernambucana de graça e balanço vem fazendo uma musica bonita e de raízes. Aos 12 anos ganhava um concurso de calouros no Cotonifício Oto e foi contratada na orquestra da fábrica. Em 1954 já era contratada da Radio Jornal do Comércio, iniciando uma carreira que hoje chega a 20 elepês em 30 anos de atuação regular. Anastácia corresponde para o Nordeste o que é Berenice Azambuja para o Rio Grande do Sul: a compositora e cantora vigorosa, capaz de uma extraordinária comunicação. Interprete do forro, transmite sua musica com muita maior autenticidade do que Elba Ramalho embora não tenha, infelizmente o mesmo reconhecimento da hoje superstar paraibana. "30 anos de Forro''(Continental,julho/85), produção de Helinho Rodrigues, em arranjos de Osvaldinho do Acordeon, Anastácia e Dino Vicente é um dos mais emocionantes momentos da musica nordestina. Por exemplo, reinterpretando o clássico "Vozes da Seca" (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) tem a participar, ao especial de Belchior, com sua voz poderosa e que ele, infelizmente, insiste em desperdiçar num repertório roqueiro. Outra participação especial é de Gil, em "Eu Só Quero um Xodó". Nas demais faixas,temos a Anastácia irreverente, bem humorada e especialmente vibrante com um repertório da melhor qualidade, com nove composições próprias e encerrando comum pot-pourri que inclui Elino Julião ("Na Minha Rede Não" "Vamos Xamegar"), Venâncio-Curitiba ("Uai-Uai"), Geraldo Nunes/Chico Santana ("Carta a Mãezinha"). Um disco com gosto de Brasil,vigoroso e até malicioso,como no belo "Amor na Rede". O forro deve muito a Anastácia, grande interprete e autora!
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Música
18/08/1985
estou com um projeto musical o qual o estilo musical é forró de raiz como luiz gonzaga, sivuca, dominguinhos, musicas antigas, porém admiro muito anastácia, pois era muito bem falada por meu pai acordionista manoel luiz o principe do acordeon que hoje completa 88 anos de idade e que no passado gravou com muita gente. Estou com este projeto pois tenho interesse em mostrar para o mundo o verdadeiro forró o qual faz parte da história brasileira, gostaria de saber como conseguir algumas gravações de forrozeiros antigos para enriquecer este meu projeto, será que eu consigo uma ajuda?
se estivermos falando da mesma pessoa,eu tenho um LP do manuel luis,que por acaso é meu avô,e talvez vc seja meu tio(dedo)
existe um site, por sinal muito bem elaborado, que voce encontrará tudo sobre o forro antigo. Pode até baixar os discos inteirinho. www.forroemvini.com

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br