Login do usuário

Aramis

Altinho, Marinês e outros discípulos do grande "Lua"

Ao longo de meio século de carreira, Luiz Gonzaga tem inspirado uma legião de discípulos - mais ou menos bem sucedidos, que vão desde os que ficaram restritos apenas ao Nordeste, aos que conseguiram chegar ao Sul maravilha e até aceitação pela faixa jovem, como Dominguinhos, um de seus mais honestos seguidores. O velho Gonzaga não se recusa a incorporar e participar dos discos de gente nova que segue seus passos. Isto fica mais uma vez patente em sua amigável presença em "Deixa Clarear", faixa que abre o lado dois do novo elepê de Jorge de Altinho ("Calor De Verão", RCA). Forrozeiro assumido, com um estilo descontraído, Jorginho foi buscar a presença do grande Gonzaga em duas faixas - na já citada "Deixa Clarear" e em "De Jeito Nenhum", reforçando ainda também com a presença especial da maranhense Alcione ("Doido Pra Vadiar") e a busca de autores tradicionais nos discos de Gonzagão, como Janduhi Filizola ("Amar, Amei") e Onildo Almeida ("Sem Você"), dividindo com Cecéu ("Xodó Beleza", "Calor De Verão", "Né Mentira Não") e as músicas do próprio Altinho ("Nem Ligue", "Queria Bis", "De Jeito Nenhum", "Quero Teu Amor", "Doido Pra Vadiar", "Deixa Clarear" e "Chamego Proibido"), o repertório deste disco extremamente movimentado. No time de instrumentistas arregimentados por Oséas Lopes, estão os veteranos Sivuca e Chiquinho (que ainda cuidaram dos arranjos), enquanto Zé Menezes e Zé Carlos dividiram-se entre as guitarras e Hermilinha Lopes cuidou do triângulo - fundamental na música nordestina. Uma das mais populares e antigas estrelas do forró nordestino, Marinês é outra artista popular que tem um público seguro. Já com uma discografia que passa dos vinte elepês, eis que volta Marinês e sua gente - que no caso inclui Chiquinho do Acordeon (também fazendo arranjos e regência), José Carlos e Zé Menezes na guitarra, Sussuanil Caetano na zabumba, Dulcilando Pereira no sax tenor e mais um coral com as vozes de Paulo Massadas, Regina Ferreira, Renata Moraes e Roberto Corrêa. Neste "Balaio De Paixão" são 16 músicas, incluindo um potpourri unindo músicas de Onildo Almeida e Luís Guimarães, mais canções de Nando Cordel ("Tô Doida Pra Provar Do Teu Amor"), Anastácia ("Fulô De Goiabeira"), Cecéu ("Balaio De Paixão", "Forró Pé De Chinelo", "Chamego Na Farinha"), Jorge de Altinho ("Feitiço") e João Silva ("Olhos Doidinhos", "Danação De Gamação"). Como se vê, os discos de Gonzagão, Jorge de Altinho e Marinês formam um pacote identificado pelo estilo, compositores, instrumentistas e mesmo arranjadores, numa salutar amostragem da música que mais do que o simples sucesso imediato do chamado forró, tem aquela característica de brasilidade.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
7
12/04/1987

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br