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Aramis

Banquete para os ouvidos com as audições eruditas

O setor clássico é, naturalmente, a menina dos olhos de ouro no planejamento das edições em CDs. Facilmente explicável: se constitui na faixa de consumo de melhor poder aquisitivo e também a mais exigente. Portanto, Maurício Quadrio, da Sony Classical, ex-CBS, que desde o ano passado há havia abandonado as edições em vinil, optou por CD/cromo para a produção que sairá este ano com o novo selo. Após o primeiro pacote de 12 títulos, aqui já registrado, a Sony trará no mês de março mais oito selecionadas produções - com regências de maestros como Gian Maria Giulini e Esa Pekka Salonen, o tenor José Carreras interpretando canções italianas, o flautista Jean Pierre Rampal em peças de Rameau, a Viena Berlin e o Quarteto Julliard, entre outros. Para abril, seis óperas em novas produções: ao lado das já consagradas e conhecidíssimas "Aída", "Tosca" e "Mefístoles", três com menor número de registros editados no Brasil: "Bastião e Bastiana", de Mozart, "Gioconda", de Ponchielli e "Cinderella", de Rossini. A Polygram/Deutsch Grammophon, em cuja divisão de clássico/jazz a nova executiva é Fátima Figueiredo - substituindo a Leo Barros, agora da direção da DDG, na Alemanha - os clássicos continuam a se suceder. Um dos best-sellers eruditos do momento é a "Ode to Freedom", um dos últimos registros de Leonard Bernstein, conduzindo uma super-orquestra formada por membros das orquestras de Dresden, Leningrado, Londres, Nova Iorque e Paris, mais os coros da Rádio da Baviera, Rádio Berlim e Filarmônica de Dresden, na monumental audição que no dia 25 de dezembro de 1989, no Schauspielhaus, de Berlim, com a Sinfonia nº 9 em Ré Menor, Opus 125 de Ludwig van Beethoven, marcou a queda do muro de Berlim. Uma oportunidade excelente é a audição desta obra em comparação à interpretação dada pela Filarmônica de Berlim, sob regência do maestro Daniel Baremboim (argentino, mas criado em Israel), com duas outras peças de Beethoven - Concerto para piano e orquestra, Opus 15 e a Sinfonia nº 7 em Lá Maior, Opus 92, também apresentadas em grande concerto, na Phillarmonic, em Berlim, 40 dias antes, em 12 de novembro de 1989 - e cujo registro está no pacote da Sony, agora lançado no Brasil. A gravação da Nona Sinfonia de Beethoven, sob regência de Bernstein, teve a valorizá-la a participação dos solistas June Anderson (soprano), Sarah Walker (mezzo-soprano), Kalus Konig (tenor) e Jean Hendrik Rootelang (baixo). Outra esplêndida, que a Polygram coloca no Brasil, é o registro original da London, com o Concerto para piano em Sol Menor, Opus 33, de Antonin Dvorak (1841-1904) com Andras Schiff, seguido da Introdução & Allegro, apassionato em Sol Maior, Opus 92, de Robert Schumann (1810-1856), com o mesmo solista - só que então acompanhado pela Filarmônica de Viena, regida por Christoph von Dohnányi. Considerado um dos melhores registros, "O Trenzinho Caipira", da série "Bachianas Brasileiras" de Heitor Villa-Lobos mereceu, a gravação com a Sinfônica de Londres, regida por Sir Eugene Goossens (1893-1962) pode agora ser reapreciada na perfeição laser, com a reedição desta obra, há anos em catálogo da Imagem, através de seu reprocessamento em CD. Em complemento, no mesmo disco, temos uma seleção de peças do compositor argentino Alberto Ginastera (1916-1983), que inclui inclusive o "Luar sobre o Paraná" - que nem mesmo tendo este título não tem conseguido ser mais executada nas emissoras do Paraná, mesmo na Estadual.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
4
24/02/1991

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