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Aramis

Bondrius, Nando e o grupo Azymuth

Se, de um lado, o projeto de realizar uma semana de música instrumental no Guaíra foi para o brejo, isto não impede que Caetano Rodrigues, a quem se deve a existência há um ano do Blue Note Jazz Clube, estar esperançoso de, se o clube sobreviver, no futuro, haja condições de trazer bons instrumentistas que estão aparecendo. Por exemplo, um quinteto que embora ainda pouco conhecido por aqui mas é respeitado no Rio, o do saxofonista Idris Boudrious (Massy Palaiseau, França, 5/12/1958) lançou agora o seu segundo disco ("Jamal", Vison). Com uma carreira internacional - período em que trabalhou com importantes músicos - Boudrious acabou se fixando no Rio há 7 anos, para se enturmar com gente de primeiríssimo time e, no II Free Jazz Festival, ser uma das atrações. Atualmente integra o conjunto do pianista Johnny Alf (Alfredo José da Silva, 59 anos completados dia 29 de maio), um dos pais da bossa-nova e que Cláudio Manoel da Costa promete contratar para uma temporada no seu "505". Esperamos que faça isso, pois o autor de "Eu e a brisa", em quase 40 anos de carreira, esteve uma única vez em Curitiba. E se vier, que traga no conjunto o sax de Idris Boudrious. "Jamal", o disco de Idris é uma homenagem ao seu filho e ao seu irmão - e reúne quatro ótimos instrumentistas (Edmundo Cassis, no piano; Alexandre Carvalho, guitarra; Paulo Russo, baixo e Bob Yatt, bateria). No repertório, seis temas originais - três de Idris, uma do pianista Cassis ("One for Cláudio"), outra do guitarrista Carvalho ("Eternamente") e a última do guitarrista suíço Teddy Barlocher ("Ballad for Idris"). Em janeiro de 1974, quando houve o 7o. Festival/Curso Internacional de Música de Curitiba, o então diretor Isaac Karabitchevski, numa abertura para a música popular, trouxe entre os professores nada menos que Egberto Gismonti e Dori Caymmi. Das aulas de Egberto - então ainda sem a fama que o faz hoje um nome internacional - surgiria o entusiasmo de um grupo de jovens músicos cariocas, aqui presentes, formando o grupo A Barca do Sol que viria a gravar três dos mais importantes discos inovadores da moderna música instrumental. E do grupo fazia parte Nando Cordeiro, extraordinário criador de melodias da qual "Lady Jane" - uma de suas primeiras canções (com letra do irmão Geraldo Carneiro, poeta e escritor, autor agora da telenovela "Olho por Olho", Rede Manchete), era uma espécie de marca registrada do grupo "A Barca do Sol" e, depois, foi a pedra fundamental da carreira de Olívia Byngton. Com o fim d'A Barca, Nando construiu sua carreira solo, fazendo dois (esplêndidos) elepês solos, produzidos pelo amigo (e parceiro eventual) Egberto Gismonti, ao mesmo tempo dedicando-se a composições de trilhas musicais para o teatro ("As Gralhas", "Divina Encrenca", entre outras) e cinema (incluindo parceria com John Neschling, para "O Beijo da Mulher Aranha". Casado com Beth Goulart - curitibana (nasceu aqui, quando seus pais, Paulo Goulart/Nicete Bruno vieram ajudar a criar o TCP), Nando tem uma obra das mais marcantes - modernista, desprezando rotulações e de imensa harmonia. Prova disso é o álbum "Topázio" (Vison), com temas que sugerem imagens (e por isto ele é um compositor ideal para trilhas sonoras), com a dramaticidade da faixa-título, passando para uma arquitetura épica em "A Língua Brasileira" ou a pulsação 5 por 4 ou a recriação (ou recreação) da banda de pífaros em "Folia", o lirismo de "Vagabundo" ou a melancolia de "Sete Saudades". Com apenas dois músicos - David Ganc (flautas/sax alto/sax tenor/assovio) e Mingo (percussão/voz), Nando neste álbum produzido por Carlos de Andrade oferece uma das mais belas contribuições da nova música instrumental no Brasil. Outro grupo que já agendou datas no Guaíra - mas que também ainda não chegou até nós - é o Azimuth, mais conhecido nos Estados Unidos do que no Brasil. E não é de hoje que o trio formado por José Roberto Betrami (teclados), Alex Malheiros (baixo, guitarra) e Ivan Conti (bateria, percussão) - os dois também nos vocais, vem fazendo um trabalho de primeira linha. Há 11 anos, em Montreux (quando aquele festival ainda não havia se descaracterizado), arrancaram aplausos entusiásticos. Nos Estados Unidos, o Azymuth tem um público seguro e agenda apertada de compromissos. Airto e Flora Purim já fizeram vários trabalhos com o trio, que para eles merece a maior atenção. Poucos discos, entretanto, chegaram a ter edição no Brasil, o que faz [com] que se louve aqui a iniciativa de Harry Zuckerman editar pela CID, o mais recente álbum do trio ("Crazy Rhythm"), que inclui entre participações especiais desde o guitarrista Joe Pass ("Obalalá", João Gilberto) ao vocal do sambista João Nogueira, no belíssimo samba que, em inglês, ganhou o título de "Too Much Time" (Tempo à Beça), de sua autoria. Uma suave reinterpretação da parceria Johnny Alf/Maurício Einhorn chamada "Diza", um tema de Dave Brubeck ("Bossa Nova USA") ao lados dos temas do próprio trio ("Toque de Bola", "Tropical Horizon", "O Pescador", "Tiago") completam o repertório. Na contracapa, três experts em música - Arnaldo de Solteiro (Tribuna da Imprensa), Simon Khoury (Rádio Imprensa) e José Domingos Raffaelli (O Globo) falam porque o Azymuth é hoje um dos conjuntos instrumentais com um público cult nos Estados Unidos. E o que nos faz lamentar que, até gora, não tenha havido chance de Betrami, Malheiros e Conti (o "melão") virem mostrar, ao vivo, sua criatividade sonora em Curitiba. LEGENDA FOTO - Boundrious: o bom sax que veio da França.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
30/09/1988

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