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Brasil (e Denise) ausentes das performances teatrais

Embora inclua entre seus hábitos uma viagem anual a Nova Iorque para, num tour-de-force, assistir a todos os espetáculos em cartaz - e, a partir de 1986, estendendo também a programação à Europa - o guapo Marcelo Marchioro, 36 anos, não pode preparar a tempo sua viagem para assistir a parte teatral do First Festival of Arts. É que além de estar sendo requisitado para a direção de várias produções no eixo Rio São Paulo, Marcelo, ex-diretor de arte e programação da Fundação Teatro Guaíra, está fascinado pela possibilidade de estrear como assistente de direção de Benenice Mendes em "O Drama da Fazenda Fortaleza" - motivo, aliás, de sua permanência em Curitiba na semana passada. Marcelo não foi e assim o seu curriculum de estar entre os 5 brasileiros mais informados sobre o que há de novo no teatro mundial perdeu alguns pontos, pois em Nova Iorque, nas últimas semans, aconteceram importantíssimas estréias mundiais. Por Exemplo, o Theatro de Ombrelle ali fez a world premiére de "noir" - fusão de várias técnicas, enquanto da Polônia veio o grupo Garziennice's, dirigido por Wlodzmierz Staniewski e o Leningrad Maly, nos últimos 23 anos, foi a primeira companhia russa de teatro a se apresentar em Nova Iorque. Outra das premiéres mais importantes foi a produção de Joseph Popp's New York, Shakespeare Festival, com a inovadora Martha Clark dirigindo vários textos do escritor italiano, Ítalo Calvino. Infelizmente, a presença do Brasil foi zero, ao menos nos créditos oficiais. Chegou-se a falar que Denise Stoklos iria fazer algumas performances, com auspícios do La Mamma E.T.C., o simpático teatrinho de Village, onde ela foi sucesso em 1986 ("Mary Stuart"), mas fracassou ao voltar, este ano com uma redução para a mímica de um imaginário encontro com "Hamlet" em "Ir-a-Ti" - sua cidade natal (espetáculo que continua inédito no Brasil, e que dificilmente trará a Curitiba, haja visto que decidiu brigar na justiça com o governo Álvaro Dias, numa pendência que vai demorar meses - já que o acordo não foi encontrado). Pode até ter acontecido de Denise - que continua a ser a mais importante mímica do Brasil - tenha viajado a Nova Iorque e feito apresentações alternativas, uma vez que paralelamente à programação oficial aconteceram centenas de outros eventos. Mas pelo La Mamma E.T.C., na programação oficial, o espetáculo foi "Cricot 2", direção de Tadeusz Kantor, nome lendário do teatro experimental - e que no la Mamma Annex Theatre, entre os dias 14 e 25, fez apresentações, em premiére americana de "I Shall never Return".
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
05/07/1988

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