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Aramis

Canto feminino (II)

Dionne Warwick em salutar dose dupla: dividindo com Issac Hayes um vigoroso álbum duplo ("A Man And A Woman", Waerner/WEA, 36.024/25, junho/77) e, solista, em "Only Love Can Break A Heart" (Springboard Records/Copacabana, 5440, maio/77). Em ambas as gravações, o mesmo controle vocal, que a faz uma das cantoras americanas de maior presença em nossa década. " >>> Only Love Can Mend It Again" é um registro antigo, pertencente a fase em que a carreira de Dionne era orientada pela dupla Burt Bacharach e Hal David, autores de seus primeiros grandes sucessos. Neste lp, apenas duas músicas são da dupla - "Who Gets The Guy" e "Only Love Can Break A Heart", mas o romantismo suave é responsável pela presença de canções como "They Say It`s Wonderflu" de Irving Berlin, "If I Ruled The World" de Leslie Bricuse e "Didh`t We" de Jim Webb. Já "A Man And A Woman", gravado no ano passado, ao longo de várias sessões ao vivo - em Atlanta (Georgia) e Detroit (Michigan), tem muito mais calor e um repertório de maior voltagem, perfeitamente compreensível tratando-se de um álbum dividido com um instrumentista-cantor-compositor como Hayes, que desde "Shaft" (Oscar, melhor canção em 1969) se tornou o "Black Moses" da música americana. Das quase-20 músicas incluídas nos dois elepes. "Feelings"(Morris Albert e "By Time Ig Get To Phoenix" (J. Webb), adquirem natural destaque. Das novas cantoras negras norte-americanas lançadas nos últimos anos, dois naturais destaques são Thelma Houston e Syreeta, que podemos também ouvir em lançamentos da Top Tap, aqui representante da Motown Record, fábrica que tem em seu elenco quase que exclusivamente cantores de cor, "Any Way You Like It" com Thelma Houston, traz um repertório de nomes conhecidos Kenny Gamble-Leon Huff ("Don`t Leave Me This Way") . Sammy Cahn/Saul Chapin ("If It`s The Last Thing I Do") e Stevie Wonder ("Don`t Know Why I Love You")< entre outros, enquanto que Syreeta Wright é além de interprete e co-produtora deste seu lp ("One To One"), também autora de 5 das nove faixas: "I Don`t Know", "One To One", "Rest Yourself", "I Too Am Wainting" e "Don`t Cry", Stevie Wonder não poderia ser esquecido e dele é "Harmour Love", uma das faixas mais fortes. Apesar de predominância das vocalistas negras, há também novas cantoras brancas com estilos diferentes, buscando faixas apropriadas do público. Como as belas Tina Charles ("Dance Little Lady", EPIC/CBS 144190, maio/77), Linda Ronstadt ("Hasten Down The Wind", WEA Discos, 32.010, maio/77), e Dana ("Love Songs & Fairy Tales", Phonogram, 2321116, maio/77). Evidentemente são cantoras que substituem a violência vocal de muitas interpretes negras por uma ternura e suavidade, com repertório que oscilam desde autores novos, totalmente desconhecidos- como Karla Bonoff ("Lose Again", "If He`s Ever Near") e Warren Zevon ("Hasten Down The Wind"), lançados por miss Ronstards" da música americana, como "Over The Rainbow" (Arlen-Harburg), "If" (Gates) e "Nerven Gonna Fall In`Love Again" (Carmen), preferido pela suave Dana um rostinho angelical para uma voz enternecedora. Já Tina Charles, um lançamento do maestro-compositor Biddu, interpreta nada menos que seis músicas deste maestro-arranjador ainda pouco conhecido, mas que já emplacou alguns sucessos e que está com novo lp na praça ("Eastern Man", Buddy & The Orchestra. CBS/-PIC 144199, maio/77). Mas Tina também interpreta "Halfway To Paradise" de G. Goffin/Carole King, o que já justifica a compra deste álbum.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Jornal da Música
1
19/06/1977

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