Cinema
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 06 de março de 1974
Numa mesma semana os cinemas da cidade fazem lançamentos dos mais interessantes, obrigando a quem se interessa por bons filmes a cancelar outros compromissos para poder dar conta de toda a programação: no Opera, ainda hoje, está em exibição um dos mais vigorosos policiais do 73, "Jogo Mortal" (Sleuth), dirigido pelo marcante Joseph l. Manckiewicz, da peça de Anthony Shaffer. Com dois extraordinários atores - Laurence Oliver e Michael Caine, este filme de rara desnidade foi incluído na lista das "nominations" do Oscar-73, em especial na interpretação de seus dois astros. Um filme sincero aparentemente difícil para o público mais comodista, mas cuja apresentação em Curitiba, se constitui em (rara) oportunidade de se analisar mais um estágio na filmografia respeitábilíssima de Markiewicz.
No Lido, desde sábado - e nunca é demais repetir - a exibição de tão aguardado "Na Mira da Morte" (Targets, 1967), é a oportunidade de se conhecer o primeiro longa metragem de Peter Bogdanovich, a nova revelação do cinema americano e de quem o mesmo cinema lançará dentro de duas semanas, seu penúltimo filme, "Lua de Papel: Paper Moon). Com um elenco em que o único nome conhecido é o característico Boris Karloff, "Torgets" tem tema dos mais atuais e considerando o "timing" , o ritimo que Bogdanovich sabe dar as suas fitas, sem dúvida este é um filme que se recomenda a quem exige um pouco mais de cinema do que simples entretertimento (embora seus filmes também satisfaçam os que buscam a diversão)
No Avenida, desde sábado, também, "Espantalho" (scarecrow) do jovem Kerry Schatzberg, autor do elogiado (mas proibido no Brasil) "Panic in Needle Park". História de dois deserdados da America - Max (Gene Hackman-foto) e Lion (Ai Pacino) em sua caminhada sem destino, esta produção de Robert M. She-man, com roteiro de Garry Michael White, obteve a Palma de Ouro no Festival de Gannes do ano passado e foi escolhido para inaugurar um dos mais luxuosos cinemas de Paris, em setembro último. Um filme de visão obrigatória e que faz com que um público há muitos anos afastado a tiros (de Django, Sartina, Ringo e outros) do Avenida, volte ao antigo cinema da Avenida Luiz Xavier. No Condor, "Sonhos do Passado"(Save The Tiger), produção recente (1973) de John G. Avidsen - que igualmente teve sua obra anterior, "Joe", proibida - é uma análise séria sobre o drama de um industrial às margens da falência, Com Jack Lemmon numa adulta interpretação - tão marcante lhe valeu a indicação para o Oscar de melhor ator-74 - "esta fita valorizada pela trilha sonora do sensível Marvin Hamlisch ( com canções de Benny Goodman e Ira Gershwin), revela também o ator Jack Gilford, igualmente indicado para o Oscar. Sem alcançar o mesmo nível destas outras fitas, "Poço de Ódio" (Oklahoma Crude) - Gloria, desde segunda-feira - é outra fita a ser verificada, com direção do irregular (mas competente) Stanley Kramer, e um elenco marcante - George Scott, Faye Dunaway, John Milles e Jack Balance e música de Henry Mancine. Finalmente, uma reprise que também justifica revisão: "Butch Cassidy" de George Roy Hill, no Excelsior", a partir de amanhã.
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