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Aramis

Com mais quatro estréias, melhoram opções nas telas

Mais quatro estréias numa temporada de excelentes opções: "Execução Sumária", de Craig T. Rumar (São João), "Perigosamente Juntos", de Ivan Reitman (Condor) e "Deserto em Flor" de Eugene Corr (Cinema I) e "A Mosca", de David Gronenberg (Plaza). Somando-se os filmes que estão em cartaz, há programas para todos os gostos, em temporada auspiciosa para quem gosta do bom cinema. "A Cor do Dinheiro" (The Colour of Money), de Martin Scorcese, que valeu a Paul Newman o seu aguardado Oscar, não teve bilheteria suficiente para justificar permanência no Condor, sendo transferido para o pequeno Lido II. Já "Por Favor... Matem Minha Mulher", a irreverente comédia do trio de diretores que realizou "Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu", continua no Lido I com chances de permanecer várias semanas, já que é uma comédia irreverente, bem ao gosto do público - que asfixiado pelos problemas nesta fase de empobrecimento geral, quer mesmo é diversão. Um dos mais belos filmes do ano, "Tangos - O Exílio de Gardel", de Fernando Solanas (e que havia sido pessimamente lançado no Astor, na semana de Carnaval) está sendo descoberto, pouco a pouco, pelo público. Infelizmente só fica mais uma semana em cartaz - pois no Luz, possivelmente, 5ª feira próxima, volta ao cartaz "Apocalypse Now", de Francis Coppola. Complexo, profundo, difícil - mas extremamente bonito e simbólico, "O Sacrifício", de Andrei Tarkovski, falecido em Paris, no dia 30 de dezembro, e vencedor da Palma de Ouro, em Cannes, no ano passado, está agora em exibição no Groff. Trata-se daqueles filmes desafio ao espectador: permite muitas "leituras", enseja longas apreciações mas tem qualidades imensas. Entretanto, não se recomenda a quem busca o cinema como entretenimento, "passa-tempo" etc. É filme para platéias especiais. Também só ficará em cartaz até a quarta-feira, pois no dia 21, ali deve voltar o mais contundente documentário sobre a guerra do Vietnã, "Corações e Mentes" (Hearts and Minds), de Bert Schneider, premiado com o Oscar em 1974. Não poderia ser um programa mais adequado, já que "Platoon", de Oliver Stone, após 2 meses de casa lotada no Plaza, passou agora para o Ritz. E só saiu do cinema da Praça Osório, porque a 20th Century Fox não quis retardar ainda mais a estréia de outro êxito de público: "A Mosca" (The Fly), do cineasta canadense David Gronenberg. Refilmagem livre de "A Mosca da Cabeça Branca" (The Fly), 1958, de Kurt Newman, do conto de George Langelan - e que, em 1959, já havia tido uma seqüência ("Return of the Fly"), esta versão é "asquerosa" na definição de muitos críticos: imagens chocantes, que a tornam desaconselhável para pessoas sensíveis. Mas isto em vez de diminuir o interesse do público deve, ao contrário, aumentar a curiosidade para ver a transformação de um cientista (Jeff Goldblun) numa mosca - num processo diverso do filme de 1958, no qual havia a substituição apenas da cabeça de mosca no corpo do cientista. Enfim, uma ficção científica/horror, para continuar a fazer do Plaza a sala mais rentável da cidade, para alegria de Paulo Sá Pinto... Se "Platoon", "Corações e Mentes" e "Apocalypse Now" denunciam a brutalidade da guerra do Vietnã, "O Destemido Senhor da Guerra" (Heart Break Ridge), de Clint Eastwood (Astor) é apenas um filme militarista, menos fascista que a série "Rambo", mas que também peca pelo excesso. Claro que está rendendo milhões... assim como "Stallone-Falcão", de Menahem Golan, com Sylvester Stallone, que continua em exibição no Palace Itália. As boas estréias Duas estréias, que prometem, de verificação obrigatória: "Deserto em Flor", de Eugene Corr e "Perigosamente Juntos", de Ivan Reittman. Ambientado nos anos 50, com a ação ao longo de 42 dias, em Nevada, "Desertos em Flor" (Desert Bloom), do estreante Eugene Corr, tem uma história humana e profunda: a vida de uma família modesta, Jack (John Voight) e Lily (Joseph Williams), ele um veterano da II Guerra Mundial, desajustado, que passa os dias bombeando gasolina para os fregueses e as noites tentando entender o mundo através de fragmentos de conversas. O filme é narrado através da filha mais velha, Rose (Annabeth Gish), que observa os adultos e faz suas reflexões. Vários personagens se integram na narrativa, que conclui quando há a explosão de uma bomba nuclear, num campo de provas no deserto. Com um bom elenco, de intérpretes jovens, fotografia do ascendente Reynaldo Villa-Lobos e música de Brad Fiedel, "Desert Bloom" pode ser a grande surpresa da temporada. Já precedido de referências elogiosas e comparado às comédias de Frank Capra e, especialmente Howard Hanwks dos anos 30/40, "Perigosamente Juntos" (Legal Eagles), tem um elenco atraente - Robert Redford, Debra Winger ("Laços de Ternura", "A Força do Destino") e Daryl Hannah ("Splash - Uma Sereia em Minha Vida") e um argumento dos mais digestivos: um promotor, Tom (Redford) enfrentando-se no tribunal com sua amante, advogada Laura Kelly (Debra Winger), num processo em que a bela Chelse Deardon (Daryl Hannah) é acusada de roubar uma pintura. Há elementos de humor, um pouco de suspense, sofisticação nos cenários, requintada fotografia de Laszlo Kovacks, ótima trilha sonora de Elmer Bernstein, com Rod Stewart cantando "Love Touch" (o elepê foi editado pela WEA há 4 meses) e a direção leve de Ivan Rettman, que mostrou talento em "Os Caça-Fantasmas". Enfim um programa recomendável em todos os sentidos... Já "Execução Sumária" (Instant Justice) exige cautela: o diretor Craig T. Rumar é experiente administrador, ex-empresário de atores famosos (Stallone, John Voight, Arnald Schwartzenegger, Peter Fonda), trabalhou na promoção de muitos filmes, mas decidiu fazer um filme em que fosse revalorizada a figura do herói. Para tanto, passou uma temporada em Marbella, na Europa, escreveu o roteiro de "Instant Justice" que, mostrado ao presidente da Warner, há dois anos, durante o Festival de Cannes, obteve aprovação imediata de filmagem. O argumento tem muita ação, naturalmente, e lança um novo ator, Michael Parré, nova-iorquino, um ex-cozinheiro de restaurante em Nova Iorque e que acabou ganhando, devido seu belo tipo, o papel principal desta produção rodada na Espanha, com outros intérpretes jovens (e portanto aqui desconhecidos) como Tawny, Eddie Avoth, Scott Del Amo etc. Enfim, para o público que aprecia filmes de ação, mais uma opção... "Eu", de Walter Hugo Khouri, com Tarcísio Meira rodeado de belas mulheres (Bia Seidl, Nicole Puzzi, Monique Lafond, Monique Evans, Christiane Torloni) continua no cine Itália. No Groff, amanhã a meia noite e domingo, 10,30 horas, "Mahler, Uma Paixão Violenta", de Ken Russel, com Robert Powell e Georgina Hale. Domingo, 10 horas, no Luz, "Flash Gordon no Planeta Mongo", de Fred Beeb, com o nostálgico Larry "Buster" Brabbe. Atenção, turma do cine clube Anibal Requião! LEGENDA FOTO 1 - Paul Newman, Tom Cruise e Mary Elizabeth Mastrantonio em "A Cor do Dinheiro": agora no Lido II. LEGENDA FOTO 2 - Robert Redford e Daryl Hannah em "Perigosamente Juntos", uma comédia sofisticada, no Condor. LEGENDA FOTO 3 - Clint Eastwood é o sargento durão que leva os recrutas em "O Destemido Senhor da Guerra" à exaustão. No Astor.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Cinema
15
15/05/1987

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