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Aramis

Em todas as rotações.... Em todas as direções....

E Londrina mais uma vez deu o exemplo: o jornalista Edilson Leal, advogado, chefe-de-reportagem da "folha de Londrina", dono de uma das melhores coleções de MPB do Norte do Paraná, há muito tempo pensava em fundar o clube do choro, antes mesmo do nascimento do clube carioca. Seu entusiasmo somado ao do médico José Luiz da Silveira Baloy, professor da Universidade de Londrina e com apoio do sempre entusiasta Cleto de Assis, chefe da Coordenação de Extensão Cultural da Universidade, resultou na admirável iniciativa que foi a fundação do clube do choro, que nasceu no sábado passado, com uma noite de muita música amizade e sinceridade. Para nós, foi uma honra assistir este evento tão significativo para todos que amam a MPB, conhecer músicos admiráveis - como o violonista Romeu Dias, homem de muitas histórias o bom "Cabeção", além do maestro Benvenutti, que Cleto trouxe para (re)organizar o Coral e a futura orquestra da UL. Um grupo de Brasileiros maravilhosos e musicais - com muitos e bons planos, para fazer com a nossa melhor MPB não se perca e, ao contrário, se ouça bem alto. Pois, mais do que nunca é precisa cantar e tocar... o bom choro verde-amarelo. Quem se interessa pela música regional, com tanta beleza ignorada devido o preconceito dos consumidores urbanos, não deve deixar de ouvir o último lp dos gaúchos Bertussi - Honeyde Bertussi Siqueira e seu primo, Paulo Siqueira (Copacabana, Solp 40672, abril/76). Com 34 anos de carreira como acordeonista, tendo gravado seu primeiro lp há 21 anos ( "Coração Gaúcho", 1955), Honeyde é um extraordinário executante deste instrumento, capaz de criar excelentes harmonias, além de ótimo compositor de xotes, toadas e marchas. Em seu novo lp, produção cuidadosa da Copacabana, uma música se destaca "O Destino da Natureza", cuja letra de Paulo Siqueira tem um profundo sentido ecológico - a propósito do qual preparamos um artigo especial, para o número 2 da revista "Referência em Planejamento", da Secretaria do Planejamento. Nos úlitmos dois anos, a chamada música jovem do Rio Grande do Sul, mais especificamente de Porto Alegre, projetou-se através de dois grupos vocais-instrumentos: Os Almondegas e o Bicho da Seda. Os primeiros já fizeram dois elepes, (o segundo produzido pelo baiano Roberto Santana e com razoável nível, com músicas ligadas a região, embora em arranjos modernos). O Bicho da Seda estréia agora (Continental, 1-01-404-125, março/76), com um lp pouco significativo. Sinceramente, esperávamos mais deste grupo tão badalado e que, no final, com exceção das faixas exclusivamente instrumentais, não oferece nada de novo - apelando para esquemas convencionais. Os seus integrantes são Renato Ladeira (órgão, guitarras, harmônica,percussão). Foguett Luz (flauta, percussão), Marcos Lessa (baixo, viola, harmônica), Mimi Lessa (guitarra, viola) e Edson Espindola (bateria), todos também vocalistas. As músicas são próprias, algumas com outros parceiros - como "Vênus", em que houve a colaboração de Vinícius da Cantuária, o ex- O Terço. Cyro Aguiar é mais um baiano que aparece nacionalmente. A julgar seu primeiro lp (Som Livre, 403.6077, lançamento do final do ano passado), tem muito futuro, com composições brasileiras, agradáveis, como "Dias de Hoje", "Pensamento", "Mistificação", "Crítica", "Só Não Viu Quem Não Ficou", "Foi Deus" e até uma sentida homenagem de Salvador, Cyro gravou "Não Pise no Meu Calo" . Excelente acompanhamento, entre os quais Poly no bandolim, Tequila e Norival na bateria, além de secções de metais, cordas e os Realistas do Samba, na percussão. Saiu novo lp de Sergio Mendes & Brasil 77 (RCS Victor, 204.1001), que apesar da inclusão de composições de brasileiros - Gilberto Gil "Hey People, Hey") "Cut That Out", "Emorio"), Carlos/Kathy Lyra ("It's So Obvious That I Love You"), é como todos os discos do ex-pianista da Bossa Nova, um álbum pensado e dirigido em termos de marketing americano. E que por isso mesmo vai contribuir para ter mr. Mendes continue a ser um dos brasileiros que mais contribuem com o Imposto de Renda nos EUA.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Música
09/05/1976

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