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Fercapo, o festival que está consolidado

Entre (muitos) méritos que fizeram o Festival Regional da Canção de Cascavel (hoje e sábado) o principal evento de MPB, em termos competitivos, no Paraná, está a continuidade. Ao contrário de centenas de outros festivais que, no entusiasmo que se seguiu o êxito das edições da Record, a partir da segunda metade dos anos 60, o Fercapo conseguiu não só manter sua regularidade como melhorar de ano para ano - perdendo as limitações amadorísticas e hoje, pela seriedade com que é produzido, atrair bons compositores de vários estados. O grande fator para que o Fercapo não morresse após as primeiras edições - como aconteceu praticamente com todas as outras manifestações competitivas no Paraná (exceto Maringá, mas que não tem sabido capitalizar promocionalmente sua promoção musical) é que o Fercapo sempre foi organizado pelo Tuiuti E.C. evitando assim a gangorra política dos eventuais donos do poder. E considerando o clima sempre inflamado da política de Cascavel, se a promoção fosse oficial, há muito já teria acabado. Embora contando com subvenções oficiais - em maior ou menor escala, dependendo de quem esteja no poder - o Fercapo sobreviveu a crises e ameaças e hoje à noite, quando o jornalista Caio Gotlieb e a cantora e show-woman Marília Barbosa, em trajes de gala, abrirem o Festival, com toda razão poderão falar com orgulho do crescimento do Festival, que este ano, entre mais de 200 músicas inscritas, selecionou 30 candidatas de compositores de nove estados - com seus autores na busca de quase Cz$ 700 mil em prêmios. xxx A partir de 1980, quando o poeta, letrista e animador cultural Heitor Valente, auxiliado por Jorge Natividade - hoje diretor do IPE - auxiliaram a diretoria do Tuiuti E.C., a estruturar em bases mais profissionais o Fercapo, o festival começou a ganhar credibilidade. Pouco a pouco foram eliminadas as "presenças honorárias" no júri, representadas por matronas da sociedade local ou políticos em busca de promoção - e cujos votos além de visarem apenas beneficiar os candidatos "da cidade", acabavam prejudicando os melhores candidatos que vindos de outras cidades, mostravam-se, naturalmente, irritados com os resultados. Hoje, o júri do Fercapo reúne pessoas realmente identificadas a música e, por sugerstão de Zuza Homem de Mello, 53 anos, e que desde 1964 (TV Excelsior), acompanha os principais festivais nacionais, o critério de julgamentos se tornou bem mais equilibrado. Os dois representantes de Cascavel no júri são expertes. Paulo Afonso Seara, pesquisador musical, dono da maior coleção de jazz e MPB do Oeste e cuja paixão pela nossa música é tão grande que, este ano, estimulado pela lei Sarney, decidiu patrocinar, através do poderoso grupo empresarial que dirige, a apresentação de Dominguinhos na noite de hoje. O outro representante de Cascavel é o instrumentista Carlos Guedes, ex-líder do grupo Coribi. Os demais jurados serão Zuza Homem de Mello, compositores Edy Ribeiro e Cau Pimentel; músicos Sebastião Tapajós, Arismar do Espírito Santo e Silvia Goés; jornalistas Edilsom Leal (da Folha de Londrina) e Juarez Fonseca (da Zero Hora, de Porto Alegre) e, um dos mais respeitados produtores e animadores culturais doo Brasil, Pelão (João Carlos Botezelli). xxx Das 30 músicas selecionadas, 16 são de autoria de compositores do Paraná (ou aqui radicados), o que demonstra equilíbrio numa pré-seleção. Vencedores de edições anteriores estarão novamente competindo, como Nilson Chaves (já com três elepês gravados, o último pela Visom), paranaense radicado no Rio de Janeiro (concorre com "Canário", parceria com João Gomes); os talentosos curitibanos Gerson - Bietinez e Fisbein, com "Voz Encantada" (defendido por Giselli Lopes de Oliverira, uma das boas cantoras paranaenses); a gaúcha Denise Tonon, que nos últimos anos sempre tem obtido boas classificações, profissional da noite de Porto Alegre e que já está no ponto de fazer seu primeiro álbum-solo, concorrerá com "Sol de Artista".
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
28/07/1988

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