Login do usuário

Aramis

Gerônimo, o negão do fricote baiano

Mais uma vez um lançamento de época chega com atraso ao Sul. Só depois do Carnaval, a Continental começou a catituar nas emissoras do Sul o mix do cantor-compositor Gerônimo, 33 anos, que com a música "Eu Sou Negão", apareceu este ano como o mais sério concorrente de Luiz Caldas em termos de execução de rádio e no repertório dos 30 trios-elétricos de Salvador. Dentro da onda do Fricote - que tem em Luiz Caldas o seu maior êxito, Gerônimo é mais um a se destacar depois do conjunto Chiclete com Banana (cujo elepê aqui foi registrado, quando também falamos no álbum "Flor Cigana", de Caldas) e a frente da cantora Sarajane, que apesar do visual sensual e de ter feito um mix há muitos meses na Odeon, continua ainda pouco conhecida neste Sul Maravilha. Formado em composição e regência pela Universidade Federal da Bahia e estudioso das raízes africanas da música brasileira, Gerônimo, 33 anos, faz uma música mais elaborada e rica do que seus companheiros da turma do deboche, ainda que usando os mesmos elementos - diz a revista "Veja" (nº 965, 4/4/87), em reportagem de capa ("A Folia do Carnaval Baiano", analisando o boom de Caldas e do Fricote. Antonio Risério, estudioso da música baiana, diz que Gerônimo "é muito preparado: quando fala em negritude, sabe o que está dizendo." "Eu Sou Negão" é uma mistura de reggae e muzenza - ritmo afro típico dos blocos negros da Bahia -, e foi definida pela mesma "Veja" como "uma espécie de braço culto da folia promovidos por Luiz Caldas".
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
7
17/05/1987
gostaria de obter informaçoes de como encontrar a discografia completa de jeronimo
Eu tenho 41 anos de idade, e curto muito as musicas do cantor jeronimo, pois mim fazem lembrar os bons momentos da minha adolescência.
Estamos em fins de 2009 nas portas de 2010 acredito que hoje tanto Gerônimo quanto Lazzo, Bel,Luis Caldas,Jorge Alfredo,Chico Evagelista,Raimundo Sodré entre outros merecem conciderações históricas.Por terem alavacado a música baiana e brasileira mais uma vez .Como em outro momentos fizeram Gilberto Gil,Caetano Veloso,Rau Seixas. O que quero dismitificar é a necessidade do numero um colocando o coletivo como base para o bem ou o mal da música baiana e brasileira.
TIVE O PRAZER DE IR ATRÁS DE UM TRIO NOS ANOS 80, COM GERÔNIMO CANTANDO "É D'OXUM". FOI UM MOMENTO MÁGICO. ELE REALMENTE MERECE TER SUA OBRA REVISITADA E GANHAR DESTAQUE COMO ÍCONE DA MÚSICA BAIANA.

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br