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Aramis

Homem de Bem com as "mantras" indianas

Idealizado pela jornalista Mirna Grzich, principal divulgadora da chamada música new age no Brasil, aconteceu em São Paulo, Rio de Janeiro, um primeiro festival com músicos-criadores desta nova tendência sonora, características dos anos 80 e que embora universal em suas propostas, teve por base a California para o desenvolvimento maior. Assim, ao lado de nomes internacionais como Constance Demby, Paul Horn, Alex Farhoud e The New Jon Hassell Group, o chamado Philips Inoovation Show (10 a 14 de outubro) também apresentou brasileiros identificados a esta nova linguagem, como o violonista Ulisses Rocha (do qual a Som da Gente lançou o terceiro lp-solo), o Uakti (também com um novo álbum na praça) e o grupo Homem de Bem, de quem a Barclay/Ariola (BMG) lança o primeiro elepê. Formado basicamente por Thomaz Lima (voz solo e violão), Antônio Quintela (vocal/Kartal) e Lui Coimbra (charango/voz), o grupo tem, entretanto, muitas participações especiais nas 11 faixas que compõe este elepê com composições próprias, letras em sânscrito escrita para serem pronunciadas em português. Suave, profundamente relaxante - como é próprio da música new age (e cuja produção fonográfica tem chegado ao Brasil através de lançamentos feitos principalmente pela Polygram e Estúdio Eldorado), o Homem de Bem traz neste álbum as chamadas Mantras - a música que segundo a tradição hindu, quando emitidas da maneira adequada produzem efeitos extraordinários. Mantras produzem alegria e paz e, dizem até, em pessoas receptivas, surpreendentes manifestações de cura do corpo, mente e alma. Na gravação do Homem de Bem, sem prejuízo da sonoridade original que os torna cânticos muito especiais foram acrescentados, em perfeita harmonia, instrumentos ocidentais numa fusão de ritmos e melodias de efeitos musical belíssimo inclusive o violão do paranaense Waltel Branco se ouve em alguns momentos, neste álbum de profundo envolvimento espiritual - e faz bem a corações e mentes numa época de tanta violência e parafernália sonora.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
25
26/11/1989

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