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Aramis

Música

Nascido na Espanha, criado em Buenos Aires e hoje radicado no Brasil, o cantor Gregório Barrios, 63 anos, 36 de carreira artística, é, no mínimo, uma pessoa muito simpática, e, no máximo, um interprete romântico capaz de emocionar as balzaquianas que muito amaram ao som de seus boleros dolentes nas décadas de 40/50. Já gravou mais de 30 lps, quase cem 78 rpm e algumas dezenas de compactos, criou sucessos que foram muito executados na América Latina como "Una Mujer ", '' Sensacion ", "Dos Almas ", "Inutilmente", Frio en El Alma", "Final", "Palabras de Mujer" e ainda hoje, forte e vigoroso, mantém-se firme atividade. recentemente passou alguns dias em Curitiba, em temporada no restaurante Mouraria, aproveitando para catituar, com ajuda do eficiente Armando Heynz, divulgador da Continental, o seu último Ip: "MiBuenos Aires Querido ". Confessando que este é o seu primeiro Ip de tangos - gênero que aprecia mas que sempre preteriu em favor do bolero (vide sua sério de Ips na Odeon : "Boleros Inesquecíveis ", "Interpretando... ", "Vereda Tropical", "Verde Luna", etc.), Barrios decidiu agora gravar uma série de musicas portenhas, apropriadas a sua voz poderosa e equilibrada. E assim temos neste "Mi Buenos Aires Querido" (Continental, SLP-10.151, novembro/74), "Desde El Alma" (Rosita Melo), "Trensas" (Homero Expóxito-Armando Pontier),Ël Último Café"(Hector Estamponi-Catulo Castilho), Ÿo no Sé Que me Han Hecho Tus Ojos"(Francisco Canaro), "Caminito" (Feliberto-Peñalosa), "Cafetin de Buenos Aires' (Marianito Moraes), "Uno Moraes" (Motes-Discepolo), "El Dia Que Me Queiras" (Carlos Gardel/Le Pera), "Pedacito de Cielo"(Enrique M. Francine-Hectorn Stamponi-H.Expoxito), "Nostaugias" (Cadicamo-Cobian), "Cuando Estemos Viejos" (Dani Martins-Julio Gutierrez), "Confission" (Enrique S. Discépolo-Luis C. Amadori) e "Mi Buenos Aires Querido"(Carlos Gardel-Le Pera). xxx Houve época em que a música mexicana tinha publico imenso no Brasil. Mas os elétricos sons acima do Rio Grande acabaram o fazendo os "mariacchi"e os dolentes boleros cairam no esquecimento e só agora, com a nostalgia, as gravadoras animam-se a tentarem novamente o gênero. Por isto "A Música do México"(CBS,104296, novembro/74) é um disco de endereço certo: como é mínima a colônia mexicana no Brasil, só os que aprenderam a admitir a cultura azteca, nos passeios que por la fizeram como o cardiologista Helio Germiniane, ou que, nos bons anos 50, curtiu romances ao som dos boleros, vai se interessar por este Ip que reúne diversos conjuntos e antores, dos quais o mais conhecido é Cuco Sanchez, que por isto mesmo tem 3 faixas: "Renuncia"(Manoel Rodrigues), "Quien Si No Tui. As Hermanas Huerta defendem "Corrido Al Estado de México" (Juventino Villavicencio) e "Mejor Metame" (Jorge Montana), o Dueto Rio Bravo aparece em "El Pata Rajada" (Marcel Rey,/ Vadez Leal), José Alfredo Jimenes em "Ella " " Camino de Gunajuato"e "Quatro Caminos", todas de sua altoria, Geraldo Reyes com "Me Voi Pa'l Outro lado "(Fidenco Ibarra) e "Delirio" (Jesus Nila).
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Jornal do Espetáculo
10
01/01/1975

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