Login do usuário

Aramis

Música

"Carmina Burana" é a obra mais conhecida do compositor bávaro Carl Orff (Munchen, 1895), composta em 1937 sobre poemas do século XIII, escritos em alemão e obras dramáticas. Injustamente esquecido pelos coordenadores da coleção "As Grandes Óperas", da Editora Abril, Orff é lembrado agora por Maurício Quadrio, produtor de projetos especiais da Phonogram, que lança no Brasil a gravação original das "Cantiones Profanae Contoribus et Choris Cantandas Comintantibus Instrumentis Ataque Imaginibus Magicis" de "Carmina Burana", duas gravações originais da Deutsch Grammophon Gasselschaft: "Carmina Burana" e "Catulli Carmina" (LP 2530074). Com o Coro e Orquestra da Ópera Alemã de Berlim, e tendo como soprano Gundula Janewitz, tenor Gerhard Stolze e barítono Dietrich Fischer-Eleskau, sob a regência de Eugen Jochum (foto), temos neste bom LP da Phonogram (stereo, 1149362), destinado ao público que aprecia "Carmina Burana", os seguintes momentos da obra de Orff: "Fortuna Imperatrix Mundi", "I Primo Vere", "Uf Dem Anger", "Il in Tabera", "Cour D'Amours", "Blanzflor et Helena" e "Fortuna Imperatrix Mundi". Carl Orff, começou estudando música em Munique, segundo os métodos de Jacques-Dalcroze (1925-1936). A partir dessa época consagrou-se a composição. A sua obra caracteriza-se por uma tentativa de renovação da ópera (volta ao drama lírico seiscentista e ao teatro grego) e pela valorização do ritmo (orquestra com 4 planos, grande número de instrumentos de percussão, contrabaixos e metais). Além de "Carmina Burana", em sua obra destaca-se "Catuli Carmina" (1943), "Antígone", de Sófocles; "Trionfo de Afrodige" (1953), além de arranjos de Monteverdi ("Orfeo", 1925/31/40), "Lamento de Arianna" (1940) e "Il Ballo Delle Ingrate" (1940). Já "Catulli Carmina" (Ludi Scaenici) é interpretada pelo soprano Arleen Auger, tenor Wiestaw Ochman, mais o Coro da Ópera Alemã de Berlim (ensaiador: Walter Hagen-Groll), 4 piano e percussões, sob a regência de Eugen Jochum. São dois LPs isolados mas que se completam e oferecem ao público apreciador do gênero a oportunidade de ouvir um dos mais importantes compositores alemães.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Nenhum
12
18/01/1974

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br