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Aramis

Nesta semana do Free Jazz, o melhor do novo e antigo

O sucesso da terceira edição do Free Jazz Festival (Hotel Nacional, Rio de Janeiro, até amanhã; São Paulo, Anhembi, de 8 a 13) trouxe, naturalmente, o maior impulso as gravações de jazz, repetindo-se o que havia acontecido em 1978, quando do I São Paulo - Montreaux Jazz Festival, que engordou o mercado jazzístico nacional com mais de cem exemplares - infelizmente o mesmo não repetindo-se nos eventos posteriores. Sem chegar na casa dos três dígitos, os lançamentos jazzísticos vem aumentando, especialmente por parte da WEA, CBS e Polygram - que dispõem de maiores acervos, mas o que não impede também de outras gravadoras - seja a multinacional RCA ou as nacionais Imagem ou Continental também beliscarem o próspero campo - esta última, a exemplo do selo Som da Gente, valorizando os instrumentistas brasileiros. Assim, na impossibilidade de mergulhos informativos mais amplos de tantos lançamentos simultâneos, apenas alguns registros do muito, de bom a excelente jazz, a disposição nas lojas, em edições nacionais - o que é sempre mais acessível do que os importados - hoje a Cz$ 800,00 ou o compact-disc, privilégio de colecionadores estrelados como Caetano Rodrigues, vice-presidente do Blue Note Jazz Club - cuja coleção em laser aproxima-se dos 500 títulos e o faz um bilionário musical. SARAH VAUGHAN, 63 anos, o maior nome dos artistas internacionais contratados pelas irmãs Monique e Sylvia Gardenberg, promotoras do Free Jazz, tem, entre outros, dois álbuns dos mais representativos recém-lançados. Mostrando estar em pleno vigor de criação, "Brazilian Romance", seu terceiro álbum inteiramente dedicado a música brasileira, produção de Sérgio Mendes, gravado há poucos meses em Los Angeles (CBS); "Summertime", reunindo oito gravações históricas com orquestra - entre os quais Miles Davis (pistão), Tony Scott (clarinete) e Bud Johnson (sax), feitas em maio/1950; mais sessões avulsas de 1949 ("Pinky"), 1951 ("Perdido"), 1953 ("Just Friends"), entre outras, incluído na coleção "I Love Jazz", que, há dois meses, já havia chegado com 10 esplêndidos álbuns - quatro dos quais com Miles Davis em sua melhor forma. "Brazilian Romance", com arranjos de Dori Caymmi, gravado nos dois primeiros meses deste ano, traz um convidado muito especial: Milton Nascimento. Juntos, interpretam "Love and Passion" (Amor e Paixão, Milton / Fernando Brant), carro-chefe do álbum. Milton é também autor de "Make This City Ours Tonight" (Canção do Sal), que abre o elepê e o eterno "Nothing Will Be as it Was" (Nada Será como Antes", com Ronaldo Bastos). O repertório inclui "Photograph" (Tati, a Garota) e "Your Smile" ( Estrela da Terra), ambas de Dori e Paulo César Pinheiro e "Wanting More" (O que se Sabe da Cor, Fernando Leporace), além das inéditas "Romance" e "It's Simple", a primeira de Dori em parceria com Paulinho Pinheiro e a segunda com Gilson Peranzeta. Na parte instrumental, cobras como George Duke (teclados), Alphonson Johnson (baixo), Paulinho da Costa (percussão), Dori (guitarra), Humbert Laws (solo em "Obsession"), Tom Som Scott (sax tenor em "Make This City Ours Tonight"), Ernie Watts (solo em "Nothing Will), Gracinha Leporace - Sra. Sérgio Mendes, mais Kate Markowitz e Siedah Garrret participam nos vocais de "Your Smile". Sarah duplamente perfeita: nas músicas de 1987, como na classe das gravações entre 1949/53, reunidas em "Summertime". BENNY GOODMAN (1909-1986), rememora George Gershwin em "I Got Rhythm", enquanto DUKE ELLINGTON (1899-1974) recapitula seus "Greatest Hits" - como "Sophisticated Lady", "Caravan", "Prelude to a Kiss", "Mood Indigo", etc., em dois novos lançamentos da coleção "I Love Jazz", originalmente prensada exclusivamente para a cadeia Breno Rossi. Nesta série, a CBS vem colocando para o público brasileiro alguns dos highlights jazzísticos. THE BEST OFF... é outra série da CBS, só que com fonogramas mais recentes, de grandes jazzistas. No pacote que saiu há poucas semanas, temos Freddie Hubbard, um dos cinco maiores trompetistas de jazz de todos os tempos; o saxofonista Dexter Gordon (que também pode ser apreciado nas trilhas sonoras de "Roundmidnight", de Bertrand Tavernier, edições da CBS e EMI/Odeon, do filme que finalmente a Warner está lançando, nesta semana, no Rio-São Paulo), e duas fases de John Mahavishnu Orchestra. De uma das boas fases de Chick Corea, uma montagem com o "Return to Forever", com destaque a Stanley Clark. Stan Getz, com seu jazz melodioso, que tanto se identificou com a Bossa Nova, completa este pacote de "The Best Of". STANLEY CLARKE, 36 anos, que pode ser apreciado em seus verdes anos ao lado do "Return to Forever", pode também ser ouvido num trabalho recentíssimo, "Hideaway", projeto para o qual convocou George Howard, Herbie Hancock, Stanley Jordan, Stewart Copeland, Angela Bofil, Larry Graham, além de reunir todos os integrantes do grupo com que gravou em 1976 o aplaudidíssimo "School Days". Assim, "Hideaway" (CBS) é a essência da criatividade e imaginação de Clarke, como músico, arranjador e compositor. ERNIE WATTS é um saxofonista que já trilhou muitas estradas (entre outros, gravou com Rolling Stones, Theonious Monk, Zappa, Bob Segger), acumulou Grammys e tem trânsito livre no pop e no jazz. Em seu terceiro disco pela Qwest Records, selo de Quincy Jones (no Brasil, distribuição WEA), "Sanctuary", novamente é valorizado pela presença do co-produtor, parceiro e tecladista Don Grussin. Há músicas de Ernie, como a faixa título e "The Peace of Offering", mas o vocalista Phil Perry valoriza "Homeland" (com um coral de 9 vozes), "She Feels Só Good" e "City Speak" (esta de Grussin). GEORGE BENSON, 44 anos, e EARL KLUGH, reúnem-se em "Collaboration" (WEA), num momento de rara perfeição. Se já são ótimos separados, juntos estão esplêndidos. Benson, guitarrista que há muito ultrapassou as fronteiras do gênero e hoje empolga também como cantor - freqüentando as paradas de sucesso há 11 anos. Klugh faz em sua música uma fusão do jazz/pop, criando um som instrumental inventivo. LEGENDA FOTO - Ernie Watts: belos desenhos jazzísticos.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
17
06/09/1987

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