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Aramis

O "Barbeiro" já conseguiu recuperar 50% de seu custo

Em apenas quatro apresentações, aproximadamente 8 mil espectadores deixaram nas bilheterias do Teatro Guaíra nada menos que Cr$ 3.257.000,00. Isto representa pouco mais de 50% do que foi investido na produção desta ópera e se a temporada não fosse tão curta, com pelo menos mais seis apresentações, seria possível recuperar o seu custo. Infelizmente, o calendário do Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto não previu uma temporada maior, embora o espetáculo deva retornar em datas a serem ainda definidas. Antes, porém, é possível que haja apresentações no Rio de Janeiro e mesmo Brasília, cujos diretores de teatro - o Municipal e o Nacional, respectivamente, já estabeleceram os primeiros contatos com Constantino Viaro, superintendente da Fundação Teatro Guaíra. Dentro da programação de prestigiar a ópera, o sucesso de "O Barbeiro de Sevilha", aplaudido pelo público, em pé, todas as noites e que mereceu, por parte dos experts em bel-canto, grandes elogios, especialmente comentários escritos de Guido Borgomanero e do médico-operístico Hélio Germiniane, além da única crítica de ópera do país, Maria Tereza Dalmoro, deixou particularmente feliz o superintendente Constantino Viaro. Em termos profissionais, valeu novos pontos ao "regisseur" Marcelo Marchioro - que já havia mostrado sua competência na montagem operística anterior ("Tosca") e ao maestro Oswaldo Colarusso, regendo a Sinfônica do Paraná. No elenco, os aplausos maiores foram para Denise Sartori, considerada já uma das grandes vozes brasileiras e cuja carreira vem crescendo. A cenografia de Felipe Crescenti e os figurinos de Leda Senise também foram enaltecidos, pelo esmero de execução. Crescenti planejou cenários que, sem perderem a grandiosidade, possibilitam o fácil transporte, o que facilitará com que a ópera possa ser apresentada em outras cidades - desde que os teatros disponham de palcos com tamanho necessário para uma produção que exige a presença de dezenas de artistas no palco, fosso para orquestra e recursos de iluminação - outro ponto alto desta encenação, com merecidos elogia a Beto Bruel. LEGENDA FOTO 1 - Colarusso: regendo Rossini. LEGENDA FOTO 2 - Marcelo: direção enaltecida. LEGENDA FOTO 3 - Denise: prestígio crescente.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
2
26/08/1990

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