Login do usuário

Aramis

O essencial de Billie

Há quase 20 anos, quando pouquíssimos brasileiros conheciam a voz da maior cantora de jazz de todos os tempos - Billie Holiday, o bom amigo Arnaldo Fontana - tão precocemente falecido - se entusiasmou quando a CBS lançou o primeiro elepê com Lady Day no Brasil. Extasiado, nos dizia Arnaldo: "Tomara que este disco venda bastante para que tenhamos outros em seguida!". Passaram-se quase 20 anos para que os brasileiros descobrissem a beleza da voz única de Billie Holiday (1915-1959), período em que o filme ("O Ocaso de uma Estrela / Lady Sings the Blues") e um livro autobiográfico chegaram para fazer com que se conhecesse melhor a intérprete definitiva de "Strange Fruits". Hoje, felizmente, há quase 20 (dos mais de 50) elepês de Billie, grande parte à disposição em CD. A CBS, que dispõe do maior acervo, tem editado seus discos, especialmente a fundamental série "The Quintessential Billie Holiday", que chega agora ao volume 7, cobrindo os férteis anos de 1938/39. Ainda forte e vigorosa - a decadência trazida pela dependência das drogas só viria na década seguinte - Billie nos dois anos focalizados neste álbum documental (disponível em cromo, vinil e CD), trabalhou ainda com a orquestra do pianista Teddy Wilson, do qual faziam parte músicos como Bobby Hackett no pistão; Trummy Young no trombone; Toots Mandelo, Ted Buckner e Bud Freeman no sax; Al Casey na guitarra, presentes em faixas como "You're Desirable", "You're Gonna Set a Lot of Me", "Hello my Darling", "Let's Dream in the Moonlight". Em 1939, Billie já formaria sua própria orquestra, na qual reuniu o pistonista Charlie Shavers; trombonista Tyree Glenn; sax-tenor Sinny White; Al Casey no piano e John Williams na guitarra - e com a qual gravaria faixas como "That's all I Ask of You" e "Dream of Life". Já em outras faixas, também presentes nesta antologia - "You're too Lovely to Last", "Under a Blue Jungle Moon", "Everything Happens for the Best", "Why did I Always Depende on You?", "Long Gone Blues", "Some Other Spring" e "Our Love is Different", a sua orquestra tinha mudanças - como Hot Lips Page no pistão; Stanley Payne no sax-tenor e Kenny Kersey no piano; Jimmy McLin na guitarra e John Willians no baixo. O que pouca coisa muda! A voz de Billie é única e este disco é indispensável.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
4
24/03/1991

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br