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Aramis

Os grandes momentos musicais do FestRio

Embora, ao menos a curto prazo, inexistam propostas para comercialização dos vídeos (e programas de televisão) levados ao VI Festival Internacional de Cinema, Vídeo e Televisão (Fortaleza, 23 de novembro a 2 de dezembro), entre as 160 horas de atrativos programas apresentados nestas bitolas há material da melhor qualidade - e que poderia ser comercializado tanto em vídeos, pelas locadoras, como para emissões nas estações de televisão. Excluindo-se outros atraentes gêneros, há dezenas de produções musicais que oferecem grande atração e públicos de várias idades - desde espetáculos de música pop ao melhor jazz de New Orleans, este numa série especial reunida por um pesquisador americano, Steven J. Palfi, que a convite de Hamilton Costa Pinto, coordenador da área de vídeo e televisão, levou à Fortaleza suas preciosidades - as quais, naturalmente, cuida com o máximo carinho. xxx No setor de programas realizados especialmente para televisão - e que competiram em Fortaleza - as duas maiores atrações para a faixa jovem foram o "Special Rolling Stones", que Mark Cochranie realizou durante a temporada do grupo inglês na Itália e o "Queen Rare Live", documentário de Rudi Dolezal e Henney Rossacher, da excursão do grupo Queen a Austria. Estes dois programas, se adquiridos por alguma rede de televisão no Brasil terão, sem dúvida, grande audiência, já que além de serem realizações de alto nível trazem músicas inéditas. xxx Na área de produções em vídeos - ou seja, realizados independentemente de televisão (mas nas quais poderão ser apresentados), houve também muitas atrações. "Calor Submarino" (Upon the Heath), que valeu aos franceses Christophe Jouret e Richar Catelli, o Tucano de Prata na categoria "espetáculo", é um vídeo musical dançante, definido como "um mergulho num mundo estranho, o universo dos submarinos e subterrâneos de onde surgem corpos selvagens". Em produção da BBC/Island Visual Arts, com duração de 47 minutos, "Oscar D'Leon Live" praticamente revela entre nós o mais famoso astro venezuelano de salsa, numa apresentação ao vivo no London's Hackney Empire. Ana Arantes, videomaker carioca, realizou "Burguesia", emotivo videoclip com Cazuza, duração de 6 minutos. O grupo Queen - que na área de programas de televisão foi visto num programa de 45 minutos - motivou aos mesmos realizadores daquele especial, Rudi Dolezal e Hannes Rossacher, um trabalho mais delicado, em torno do vocalista Freddie Mercury, com apenas 4 minutos de duração: "Queen Invisible Man". "Calypso Roots" (Raízes do Calipso), co-produção Trinidade/França, direção de Roland Fruytier, mostra as relações do calipso e a steebland na música de Trinidade. O vídeo tem 59 minutos de duração. "Manuel", vídeo clip de Sandra Kogut, 6 minutos, focaliza Ed Motta e a Conexão Japeri. Já "Eu Vi: Os Mulhres Negras", de Anna Muylaert e Márcia de Carvalho, em 3 minutos, mostra o grupo paulista (que recentemente fez uma temporada no Paiol). O (ainda) desconhecido grupo KMDS é o tema de "Cinco", outro videoclip, produzido pela Faculdade de Comunicação e Turismo Helio Alonso - direção de Guto Neto. Os austríacos Dolezal e Rossacher competiram ainda com um terceiro vídeo musical: "Nina Hagen - Hold Me". xxx Com 60 minutos de duração, "Papa John Creach: Setting the Record Straight", de Stevenson J. Palfi (organizador da mostra de vídeo jazz) focaliza Creach, mostrando que ele não é apenas um dos maiores violinistas identificados ao rock do Hot Tuna e Jefferson Plaine mas que, aos 72 anos, mostra versatilidade e juventude em outros gêneros. Sobre a mostra Vídeo Jazz, a qual já nos referimos anteriormente, só podemos repetir nestas curtas linhas: trata-se de um material de tamanha qualidade que todos os esforços deveriam ser feitos para que Steven Palfi negociasse a sua apresentação em outros estados. Por exemplo, "The Sound of New Orleans", 59 minutos, de Clark Santee, é uma colorida viagem pela paisagem da Crescent City, apelido de New Orleans, gravado ao vivo durante o festival de verão La Fette de La Nouvelle Orleans que combina números de palco com as improvisações dos artistas de calçada, provando a diversidade das tradições musicais existentes na cidade. Já "Live at Preservation Hall: the Kid Thomas Band featuring Emanuel Saules" é um dos raros vídeos gravados na mundialmente famosa casa do jazz tradicional de New Orleans. Mostra uma apresentação ao vivo da banda de Kid Thomas Valentine em 4 de agosto de 1977. Hoje, 12 anos depois, somente um dos integrantes daquela banda continua vivo. LEGENDA FOTO 1 - Freddie Mercury, do grupo Queen: destaque nos vídeos musicais do FestRio. LEGENDA FOTO 2 - O melhor do jazz numa mostra única levada a Fortaleza e que deveria ser comercializada em vídeo: a música de New Orleans em registros inéditos.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Nenhum
8
28/12/1989

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