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Aramis

Os jovens e/ou romanticos com seus lps em ordem alfabética (I)

É impressionante o volume de lançamentos na linha pop - ou ao menos de música jovem, menos descompromissada, que regularmente as principais gravadoras colocam no mercado. Desnecessário uma análise mais pormenorizada das razões porque as subsidiárias das grandes fábricas internacionais ou mesmo as novas (e pequenas) etiquetas, dão preferencia a edições de música internacional, que aqui chegam em suas matrizes, com preços reduzidos e encontram junto a uma faixa jovem de bom poder aquisitivo, compradores em potencial - garantindo a fácil absorção desta mercadoria. Há , como em tudo, bons instrumentistas, compositores e vocalistas, como também muito bagulho, muitas gravações supérfluas, totalmente dispensáveis. Jornalisticamente achamos valido o registro dos lançamentos assim como necessários os destaques das gravações de maior importancia - como uma série de albuns com o chamado pop sinfônico, que abordaremos numa das próximas semanas, incluindo "Viagem ao Centro da Terra", com Rick Wakeman, que não tivemos duvidas em classificar como o melhor lançamento internacional de 74. Hoje, aqui, rápidos registros de lançamentos internacionais. BAD CORPORATION (Island Records 410041/ Phonogram) Apesar do título não é um grupo tão mau assim. Para quem gosta, pode até agradar, em especial pela participação do saxofonista Mel Collins em "Don't Let Me Down"ou de Mike Ralphs na faixa "Ready For Love". Gravado em Hampshire, em novembro/73, foi lançado no Brasil há 4 meses - não obtendo um destaque maior. BROWN JAMES - Cada vez com maior público, este cantor negro e vigoroso tem grande prestígio junto aos adeptos do "soul hard" rock, embora não seja nenhum estreante: em 1958 já gravava um sucesso chamado "Try Me". Há 11 anos, outro sucesso, "Out of Sight". A partir de 1966 foi descoberto pela chamada "América Branca" e as suas gravações se sucederam, aumentando sua popularidade com algumas viagens ao Exterior, inclusive no Brasil. Neste "Hell" (Polydor/239155/Phonogram) - alterna composições próprias - "I Can't Stand It", "Gold Blooded", "My Thang", com musicas de outros compositores da mesma linha, como Aaron Walker ("Stormy Monday") e até um pop arranjo de Dave Matthews para o mais clássico dos temas jazzísticos, "When The Saints Go Marchinín". CARAVAN (Deram/Odeon, 3006) - Grupo formado em 1967, o Caravan estourou na Inglaterra com "Blue Revival", para alguns críticos uma renovação do Blues. Formado por Richard Sinclair (baixo e vocais), seu irmão David (órgão, piano, mellotron), Richard Coughlan (bateria) e Pye Hasting (vocais e guitarras). Em setembro/71, David foi substituido por Steve Miller. Após uma tournée de alguns meses por vários países, o Caravan modificou sua estrutura, com o ingresso de Derek Austin (órgão) Stuart Evans (baixo) e Geoff Richardson (violão e vocais). De 1972, portanto com sua segunda formação Coughlan/Hastings/ Steve Miller / Sinclair é este "Waterloo Lily", terceiro álbum do grupo, que anteriormente havia feito "Caravan" ( Motors 44002), "In the land of the grey and pink"( Motors 44007). Em duas das seis longas faixas deste lp, temos a participação especial do saxofonista Lol Coxhill, em especial na alongada (6,47) música que dá título ao álbum. Todas composições do grupo, exceto "It's Coming Soon" e "Songs And Signs ", exclusivamente de Steve Miller, o Caravan é um grupo com relativa criatividade no cinzento mundo pop. COMMODORES - (Tapecar/ Motown, 20576) - Da pequena mas ativa gravadora Motown, especializada em lançar músicos e intérpretes negros, surge este grupo chamado Comodores no lp "Machine Gun". Formado por Lionel Richie, Ronald LaPread, Thomas McClary, William King, Milan Willians e Walter Orange, o conjunto apresenta uma seleção de músicas próprias, sem maiores destaques. COCKER,JOE - Com muita força retorna o conhecido cantor inglês, num dos bons lps de música pop do momento. Desta vez Cocker preferiu composições de outros criadores como Harry Nilsson (Don't Forget Me"), Billy Preston ("You Are So Beautiful"), Jimmi Webb ("It's A Sin When You Love Somebody"), "The Moon Is A Harsh Mistress"), Randy Newman ("Guilty"), Jim Price ("I Can Stand a Little Rain", que dá título ao lp A&M Odeon), embora seja de sua autoria talvez a melhor faixa deste interessante lp: "I Get Mad". Um disco recomendável. CROSBY, STILLS, NASH & YONG - Separados já há quase dois anos, este quarteto formado em 1969 por David Crosby, (ex Byrds), Stephen stills (ex-Buffalo Springfield), Grahan Nash (ex-Hollies) e Neil Youn (ex-Buffalo) aparece num disco antigo, "So Far" (Atlantic/ Continental, 3-17-404-002), que não deixa de interessar aos seus admiradores, por reunir os temas mais marcantes da curta mas brilhante carreira do grupo: "Deja Vu" de Crosby; a suite "Judy Blue Eyes" de Stephen, homenagem a cantora Judy Collins (que fez o bonito desenho usado na capa deste álbum), "Wooden Ships", de Crosby/Stills, "Teach Your Children", de Nash, "Ohio" de Neil Young, "Find the Cost Of Freedom" de Still incluindo também "Woodstock" de Joni Mitchell - outra cantora-compositora, amiga do grupo. Não deixa de ser curioso que na velocidade que as coisa acontecem na música internacional nesta década, um disco como este, gravado há cerca de dois anos por um dos melhores conjuntos vocais-instrumentais da música jovem norte-americana, já pareça nostalgia. C'est la vie... CLAPTON, ERIC - Guitarrista compositor-inglês, 30 anos - a serem completados no próximo dia 30 de março, começou muito cedo na música e por isto hoje, na idade em que muitos estão começando, ele já é um veterano. Seu primeiro grupo foi Les Roosters, no qual participaram Brian Jones (depois Roling Stones) e Paul Jones (depois Manfred Man). Algum tempo depois fundou o Yardbirds e em 1965, portanto há 10 anos, tinha o seu primeiro sucesso: "For your love". Um encontro com John Mayal e seus Blues breakes marcou um novo estágio na carreira de Clapton, mas em 1966 já formava o Cream, com Jack Bruce (baixo) e Ginger Baker (bateria), dois músicos oriundos da Graham Bond Organization. Os Cream marcaram um período da música pop como um grupo criativo, que durou até 1968, sendo que o álbum de despedida foi sintomaticamente intitulado "Good bye". Capton e Baker viajaram aos EUA e pouco depois Eric já se ligava a Delaney e Bonnie e mais alguns amigos do que resultou um álbum pelo selo Atco. Apesar de fazer posteriormente um lp como solista, Eric voltou a trabalhar em equipe, fundando um conjunto - Derek and the Dominos, do qual faziam parte instrumentistas como Jim Gordon, Bobby Whitlock e Duane Allman 91946-1971), resultando desta fase o álbum "Layla and others assorted love songs". Na década de 70, Eric trabalhou com John Lennon e sua Plastic Ono Band, Bob Dylan e George Harrison, participando do famoso concerto da Bangladesh. Em janeiro de 1973 retornou a Londres, participando então de um concerto em que estiveram nomes respeitadíssimos como Ron Wood (Faces), Pete Townshend (Who), Jim Capaldi (Traffic). Com uma imensa fonografia - grande parte já editada no Brasil, Clapton é entre os instrumentistas pops um dos que merece maior atenção de quem se interessa pelo genero. E o que faz este "461 Ocean Boulevard" (RSQ/ Phonogram, 2393138) merecer boa vontade. Clapton inicia com um arranjo um tema tradicional - "Motherless Children", desenvolvido ao longo de 4,55 minutos, e prossegue com temas de diferentes compositores - "Willie and the Hand Jive" (Johnny Otis), "I Shot The Sheriff " (Bob Marley), "I Can't Hold Out" (Elmore James), "Mainline Florida" (George Terry), reservando apenas três faixas para suas próprias composições: "Give Me Strenght", "Get Ready" e "Let It Grow". DAVE MASON - Classificado pelos enciclopedistas do mundo-pop Jean Marie Leduc e Jean-Noel Ogouz de "ilustre compositor e guitarrista inglês", Dave Mason teve uma discreta participação no grupo Traffic, mas preferiu, posteriormente, desenvolver uma carreira de solista. Apesar disto não obteve, ao menos no Brasil, o prestígio que alcançou na Inglaterra, embora tenha participado, como um dos "amigos" do trabalho de Eric Clapton ao lado de Delaney e Bonnie nos EUA, em 1969, e , em 1971 gravado com Mama Cass Elliot (1940-1974) um elogiado compacto simples ("Something to make you baby/Next to you") e com ele feito uma pequena tournée. Tido como artista refinado, anti "pop star", Dave Mason vive simplesmente, preferindo desenvolver um trabalho sério. Em fevereiro de 1972 reuniu-se a Lonnie Turner (ex-baixista de Steve Miller), Mark Jordan (claviola), Rick Jaeger (bateria), Felix Falcon (percussão) e a notável cantora Rita Coolidge (lançada também como atriz por Sam Peckinpah no filme "Billy The Kid & Pat Garret", 1973) e mais Graham Nash para fazer o álbum "Headkeeper" (Blue Thumb BTS 34, inédito no Brasil), onde gravou uma de suas mais famosas canções: "Only you know and I know", que é o carro-chefe deste "The Best of Dave Mason" (RGE/Fermata 304.0043), uma válida antologia do melhor da obra deste guitarrista ainda pouco conhecido entre nós. Faixas: "Heartache, A Shadow, A Lifetime", "Can't Stop Worryng, Can't Stop Loving", "Look At You Look At Me", "Walk To The Point", "In My Mind", "To Be Free", "Here We Go Againt" e "Souldn' Have Took More Than You Gave". DANIEL SENTA CRUZ ENSEMBLE - Uma das mais agradaveis surpresas do final de 74, no campo da música internacional foi o lp "Soleado" (Emi/Odeon, 8013, Dezembro/74), apresentando o híbrido mas válido trabalho de Daniel Senta Cruz. Reunindo influências hispano-americanas com a música pop, Senta Cruz traz uma música agradável, capaz de agradar diferentes públicos - sem a estridencia irritante do hard-rock e valorizando as melhores criações de Lennon-McCartney ("A Hard Day's Night") Carole King ("Corazon"), popularizando o "Per Elisa"de Beethoven e trazendo, principalmente novas musicais, principalmente um de certo Zacar: "Ballero", "Soleado""Working in the Hacienda", "Un Sospero", "Sangriando", além de uma (aparentemente) nova música de Paul McCartney - "Junk". Outro disco de bom nível comercial. DIAMOND, NEIL - Se alguém tinha dúvidas do talento de Neil Diamond, ex-letrista dos Monkees, a trilha sonora que o diretor Hal Bartlett lhe confiou ao decidir filmar o best-seller "Jonathan Levingston Seagull", parece ter dissipado todas as indagações. Um trabalho da maior dimensão, capaz de consagrar qualquer compositor, a realização daquela "sound-track"- lançada no Brasil no ano passado pela CBS, embora o filme, produzido em 73, ainda permaneça inédito - foi o marco definitivo na sua carreira. Cantor e compositor desde 1966, quando começou a aparecer com sucessos como "Cherry, Cherry" (junho/66), "Kentucky woman" (outubro/67), "Sweet Caroline"1970) e "Song song blue" (junho/72), o sensível artista teve em fins do ano passado lançado no Brasil um novo - e excelente trabalho: "Serenade" (CBS, 137867, dezembro/74). Reunindo oito novas composições, um disco de alto nível, em que Neil mostra sua poesia e belíssima voz, em músicas amparadas em arranjos felizes de J. Haskell e Sid Feller: "I've Been This Way Before", "Rosemary's Wine", "Lady Magdelene" "The Last Picasso", "Longellow Serenade", "Yes, I Will", "Reggae Strut" e "The Gift of Song". Um dos bons discos de vocalistas do ano e que não teve o destaque merecido. (THE DIMENSION DOLLS- Com exceção da sempre admirável Carole King, compositora, cantora e pianista que não nos cansamos de admirar - e a respeito da qual há uma semana, dedicamos várias linhas nesta página, as outras "bonecas" reunidas pela London para este lp híbrido ("The Dimension Dolls", Odeon, LLN 7281-S), nos parecem ilustres desconhecidas: o trio The Cookies, formada por três anonimas coloretes interpreta "Don't Say Nothin'Bad About My Baby" (King/Goffim), "On Broadway" (Mann, Weil, Lieber e Stoller), "Foolish Little Girl" (Miller/Greenfield") e "Chains" (Goffin/Carole King), enquanto uma Little Eva - que poderia ser a própria Evinha brasileira (mas não é), canta "The Loco-Motion" (King-Goffin), "Keep Your Ands Off My Baby" (King/Goffin), "Up On The Roof " (Gofin/King) e "Uptwon" (Weill/ Mann). Finalmente, a própria Carole, autora da maioria das músicas deste misterioso lp, é responsavel pelas faixas "Crying In The Rain", "Breaking Up Is Hard To Do" (Sedaka/Grenneld), "It Might As Well Rain Until Septemberg" (King/Goffin) e "It Started All Over Again" (Keller/Goffin). Para completar a fonografia de Carole King um disco a mais. Para revelar a Evinha americana ou o trio The Cookies um álbum apenas agradável... ENO - Tão irritante em seus ruídos elétricos quando é desagradavel o gosto chamado ENO, que a Phonogram lança no Brasil no lp "Here Come The Warm Jets" (Island Records, 410.042) é apenas mais um conjunto pop, na disputa do já inflacionado mercado. Mais de uma dezena de jovens músicos participaram desta gravação, em que o ENO tem o único mérito de tentar aparecer exclusivamente com músicas de seus integrantes. Mas o que não chega a ser nenhuma novidade... ENGELBERT HUMPERDINCK- Vocalista na linha de Tom Jones, Malcon Roberts, Tony Bennete e outros jovens e poderosos cantores, esperançosos um dia de ocupar o trono ainda seguramente pertencente a Frank Sinatra, Engelbert Humperdinck está com novo disco na praça: "My Love" (London/Odeon, 7276/S, novembro/74).
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Música Popular
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19/01/1975
GENTE EU PROCURO A ANOS ESS GRAVAÇÃO CHAMADA: WORKING IN THE HACIENDA. ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR A ENCONTRAR EM MP3? OUTRA MUSICA QUE EU PROCURO A ANOS É QUE SE NÃO ME ENGANO CHAMAVA WOODSTOCK. SEI QUE ERA UMA MUSICA FRANCESA, MUITO USADA NAQUELAS ANTIGAS FITAS CASSETE SOM SOBRE SOM LEMBRAM-SE? QUERIA SABER O NOME DO CANTOR, E SE É POSSIVEL ENCONTRAR UM MP3 COM ELA. ABRAÇOS A TODOS.

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