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Aramis

Oscar, o melhor marketing da usina de sonhos de Hollywood

Há dez anos passados, pouquíssima pessoas se interessariam em saber quem eram os candidatos ao Oscar. Os filmes indicados demoravam a serem lançados no Brasil e a divulgação da festa era precária, no máximo a imprensa nacional registrando os nomes dos filmes, diretor e principais atores/atrizes galardoados. Hoje, 18 anos após a cerimônia ter passado a ser transmitida via televisão para o Brasil - e atingindo mais de cem países - o Oscar é o maior elemento do marketing promocional da indústria cinematográfica americana. Na batalha para recuperar o público, o Oscar passou a ser encarado como o grande evento artístico-promocional, numa festa deslumbrante que realizada no Dorothy Chandler Pavillion, em Los Angeles, chega a milhões de vídeos tradicionalmente na última segunda-feira de março. Os filmes indicados são lançados internacionalmente na mesma época, com centenas de cópias espalhadas pelos principais mercados, pois só a nomination já significa um grande impulso comercial. O interesse dos brasileiros pelo Oscar aumentou muito nos últimos anos. Se até há pouco só os caríssimos livros importados, em inglês, traziam dados sobre a história do Oscar e a relação dos premiados ao longo de 58 anos, agora já há uma completa informação, em forma de fascículos, que a revista "Cinemim" vem publicando há mais de um ano, com todos os detalhes de cada premiação. E na semana passada, a revista "Vídeo" lançou uma edição especial (73 páginas, Cz$ 45,00), na qual um dos jornalistas mais bem informados sobre o cinema contemporâneo, Rubens Edwald Filho, preparou todas as informações a respeito: os vencedores consagrados, os perdedores mais famosos, curiosidades, escândalos, aspectos políticos do prêmio, relação de todos os prêmios a partir de 1928 e, naturalmente, a relação dos finalistas deste ano. Enfim, um Who's Who do Oscar para ninguém botar defeito e fazer com que todos que se interessam por cinema tenham as informações desejadas. O VÍDEO E O OSCAR - O boom do vídeo nos últimos cinco anos é também responsável pelo interesse em torno do Oscar. Recorrendo cada vez mais as locadoras em busca de filmes, antigos e novos, milhares de pessoas querem informações sobre o cinema. Assim como nos anos 20, revistas como "A Cena Muda" e "CineArte" (esta a primeira a se voltar ao cinema brasileiro) eram consumidas ferozmente - e, nos anos 50, "Cinelândia", "Filmelândia", "Cinemascope", entre tantos títulos, tinham tiragens impressionantes, hoje começa a ser reabrir um mercado para as chamadas "movie magazines". Fernando Albagli, diretor industrial da Editora Brasil América e cinemaníaco entusiasta, ao reeditar a "Cinemim", numa sétima série (desde 1984, esta publicação teve diferentes formatos e enfoques) não imaginava que o interesse seria tão grande. De apenas informativa dos filmes recentes, "Cinemim" vem se aprofundando cada vez mais na pesquisa, para o que conta com a colaboração de dois ratos de Cinemateca. Gomes de Mattos e Gil Araújo, que possuem incríveis arquivos sobre cinema americano e europeu, capazes de responder qualquer dúvida. O resultado é que a tiragem de "Cinemim" é crescente, num sentido didático para milhares (ou já seriam milhões) de interessados em conhecer melhor as coisas de cinema. A "Vídeo", editada pela Sigla, em São Paulo, que tem Josias Silveira como diretor editorial, também cada vez abre mais espaço ao cinema e para tanto conta com a colaboração de Rubens Edwald Filho, profissional que atua em mais de uma dezena de veículos e que nestes últimos anos tem acompanhado os principais eventos cinematográficos na Europa e Estados Unidos. Rubens também já publicou quatro guias de vídeos, sempre com informações precisas, no estilo gostoso e informal que caracteriza seus textos - sejam os artigos mais críticos do "Jornal da Tarde", ou as simples dicas dos filmes em exibição diariamente nos canais de televisão ou os vídeos a disposição nas milhares de locadoras espalhadas pelo país. O fato é que a informação cinematográfica ampliou-se. Se durante os anos 60 e 70, as revistas especializadas desapareceram e mesmo os espaços nos jornais reduziram-se, agora há um interesse cada vez maior - e quando a festa do Oscar chega todos querem saber o máximo sobre quem é quem, os indicados, as fofocas. E, nas locadoras, já há gente procurando por cópias de "Platoon" e "Os Filhos Do Silêncio", que ainda estão somente nas telas. CONFIRA O QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU NOS CINEMAS - No passado, havia muitos filmes que mesmo premiados com o Oscar acabavam não chegando ao Brasil. Hoje, como a promoção é muito grande, ao menos os nominados nas categorias principais chegam até nós. Nem todos, é bem verdade. Por exemplo, "The Trip to Bountiful" que valeu a Geraldine Page o merecido (e aguardado, era candidata pela sétima vez) Oscar de melhor atriz, no passado, não teve lançamento comercial. Só que graças a abertura do vídeo, filmes como estes chegam em cópias - piratas ou não (no caso, "The Trip to Bountiful" pode ser encontrado em Curitiba no Tape Clube do Paraná, na Rua Padre Agostinho). "A Força Do Carinho" (Tender Mercies), que em 1983 valeu o Oscar de melhor ator a Robert Duvall passou praticamente despercebido há dois anos, com uma magra semana de exibição no Lido. Este ano, os principais indicados já estão em exibição ou chegam em breve (alguns já foram lançados no ano passado). Dos cinco candidatos ao Oscar de melhor filme, quatro já podem ser vistos na cidade: "Platoon" (Plaza), "A Missão" (Itália) e "Uma Janela Para O Amor" (Astor). "Filhos Do Silêncio" (Children Of Lesser God), está em exibição em São Paulo e a UIP lança dentro de alguns dias no Condor. "Hannah E Suas Irmãs" de Woody Allen já teve três relançamentos (o último na semana passada, no Cinema I). Em compensação, das atrizes que disputam o Oscar só deu até agora para conhecer o trabalho da bela Sigourney Weaver em "Alliens - O Resgate" (considerado o azarão do páreo). Os filmes que trazem as outras candidatas ainda estão inéditos - Marlee Matlin ("Filhos Do Silêncio", de Randa Haines) ainda não chegou a Curitiba e os três outros só estréiam nos próximos dias no Brasil: Jane Fonda em "The Morning After", de Sidney Lumet; Sissy Spacek em "Crimes Do Coração" de Bruce Baresfordc; Katheleen Turner em "Sem Passado À Espera" (Peggy Sue Got Married) de Francis Ford Coppola. Igualmente, dos cinco candidatos a ator principal, só um pode ser visto nas telas antes da festa do Oscar: o excelente James Woods em "Salvador - O Martírio De Um Povo" (Cinema I). Paul Newman, candidato pela sexta vez (se perder novamente será recordista, ao lado de Peter O'Toole e Richard Burton, que só tiveram indicações e nunca a premiação) está em "A Cor Do Dinheiro", de Martin Scorcese - já lançado em São Paulo, na semana passada, mas ainda sem data para estrear em Curitiba (possivelmente no Condor). Bob Hoskins, 45 anos, totalmente desconhecido no Brasil (mas que já fez filmes como "Pink Floyd: The Wall", "O Cônsul Honorário" e "Brazil") é candidato por "Monalisa" de Neil Jordan, que a Paris Filmes exibirá, não se sabe quando, no Palace Itália. William Hurt, 37 anos, vencedor em 1986 com "O Beijo Da Mulher Aranha", é candidato novamente por "Filhos Do Silêncio". E a grande surpresa - e favorito em algumas listas - é o saxofonista Dexter Gordon, 64 anos, o intérprete do belíssimo "Round About Midnight", de Bertrand Tavernier, que a Warner só lança no Brasil se o filme ganhar algum prêmio. Já vimos o filme em sessão privada e se pode dizer o óbvio: é uma obra-prima e se "Platoon" é a melhor obra já realizada sobre a guerra do Vietnã, este "Round About Midnight" é o melhor filme a abordar o jazz no cinema. Dos cinco filmes indicados ao Oscar, só um - "Filhos Do Silêncio" não valeu a sua diretora, Randa Haines, também indicação nesta categoria. Foi substituída por David Lynch, diretor de "Blue Vevet", que também não tem previsão de lançamento no Brasil. Entre os atores coadjuvantes, só o trabalho de Dennis Hooper em "Hoostler", de David Anspaugh, não é ainda conhecido. Os outros candidatos são Tom Berenger e William Defoe ("Platoon"), Michael Caine ("Hannah E Suas Irmãs"), e Denholm Elliot ("Uma Janela Para O Amor"). Das atrizes coadjuvantes, duas já estão sendo vistas: Dianne Wiest ("Hannah E Suas Irmãs") e Glenda Jackson ("Uma Janela Para O Amor"). As outras candidatas são Piper Laurie ("Os Filhos Do Silêncio"), Tess Harper ("Crimes Do Coração"), e a novata Mary Elizabeth Mastrantonio ("A Cor Do Dinheiro"). OS DEMAIS CANDIDATOS - A festa do Oscar começa com as premiações das categorias técnicas, intercalando-se com a apresentação das canções nominadas ao Oscar e homenagens especiais - este ano o troféu Irving G. Thalbert vai para Steven Spielberg pelo seu trabalho "que reflete alta e consistente qualidade na produção de filmes" (uma espécie de desculpas pela injusta ausência de prêmios para "A Cor Púrpura" que em 1986 teve 11 indicações e não levou nenhum Oscar). Outro Oscar especial vai para o ator Ralph Bellamy "pela singular qualidade artística e serviços destacados na profissão de ator". OS INDICADOS - Aqui, a relação dos candidatos as diversas categorias na festa de amanhã, pela madrugada, quando nomes reluzentes do mundo do Cinema (e alguns da música) estarão abrindo os envelopes e anunciando: "The Winner is ". ROTEIRO ORIGINAL: "Crocodilo Dundee" (Paul Hogan/Ken Shadie/John Cornel); "Hannah E Suas Irmãs" (Woody Allen); "Platoon" (Oliver Stone); "My Beautiful Laundrette" (Hanif Kureishi) e "Salvador - O Martírio De Um Povo" (Oliver Stone/Richard Boyle). ROTEIRO ADAPTADO - "Filhos Do Silêncio" (Hesper Anderson/Mark Medoff); "A Cor Do Dinheiro" (Richard Price); "Crimes Do Coração" (Beth Henley); "Uma Janela Para O Amor" (Ruth Prawer Jhabvala); "Stand By Me" (Raunold Gideon/Bruce A. Evans). FILME ESTRANGEIRO - "The Assaut" (De Asnslog) de Fon Rademakers (Holanda); "Betty Blue, 37 2º Da Manhã" (37 2º, Le Matin) de Jean Jacques Belnix (França - já lançado no Brasil e a disposição em vídeo); "My Sweet Village" de Jin Menzel (Checoslováquia); "38" (Áustria) e "Declínio Do Império Americano" (The Decline Of The American Empire) de Denys Arcand (Canadá), que competiu no II FestRio e deve ser lançado comercialmente em breve. CANÇÃO ORIGINAL - "Glory Of Love" (de "Karate Kid II"); "Life In A Looking Glass" (de "That's Life - Assim É A Vida"); "Mean Green Mother From Other Space" (de "Little Shop Of Horrors"); "Somewhere Out There" (de "Fievel, Um Conto Americano", desenho animado produzido por Spielberg); "Take My Breath Away" (de "Top Gun - Asas Indomáveis"). MELHOR TRILHA MUSICAL ORIGINAL - James Hornes ("Alliens - O Resgate"); Jerry Goldsmith ("Hooslers"); Ennio Morricone ("A Missão"); Herbie Hancock ("Round About Midnight", edição pela CBS prevista para abril); Leonard Rosenmann ("Star Trek IV / Jornada nas Estrelas IV - A Volta Para Casa"). DOCUMENTÁRIO LONGO - "Artie Shaw", "Time Is All You Have Got", "Chilke, Hasta Cuando?", "Down And Out In America", "Isaac In America: A Journey With Issac Bashevis Singers" e "Witness To Apartheid". DOCUMENTÁRO CURTO - "Debonair Dancers", "The Master Of Disaster", "Red Grooms", "Sunflower In A Hothouse", "Sam & Women: For American, From The World". CURTA ANIMAÇÃO - "The Frog, The Dog And The Devil", "A Greek Tragecy" e "Luxo, Jr." CURTA DE AÇÃO AO VIVO - "Exit", "Love Struck" e "Precious Images". SOM - "Alliens - O Resgate", "Hearbreak Ridge" (de Clint Eastwood), "Platoon", "Jornada Nas Estrelas IV" e "Ases Indomáveis". MONTAGEM DE EFEITOS VISUAIS - "Alliens", "Little Shop of Horrors" e "Poltergeist II". FOTOGRAFIA - "A Missão", "Peggy Sue Got Married - Sem Passado À Espera", "Platoon", "Uma Janela Para O Amor" e "Jornada Nas Estrelas IV". FIGURINOS - "A Missão", "Otelo" (de Zefirelli), "Peggy Sue Got Married", "Pirates" (de Roman Polanski - já a disposição em vídeo) e "Uma Janela Para O Amor". DIREÇÃO ARTÍSTICA - "Alliens", "A Cor Do Dinheiro", "Hannah E Suas Irmãs", "A Missão" e "Uma Janela Para O Amor". MONTAGEM - "Alliens", "Hannah E Suas Irmãs", "A Missão", "Platoon" e "Ases Indomáveis". MAQUIAGEM - "The Clan Of The Cave Bear", de Michael Chapmann; "A Mosca" (The Fly, de David Cronenberg, programado para estrear logo no Plaza), e "A Lenda" (Legend), de Riddley Scott (já exibido por mais de 2 meses em Curitiba. LEGENDA FOTO 1 - "My Beautiful Laundrette", filme inglês que venceu o II FestRio, tem uma indicação ao Oscar: melhor roteiro original. LEGENDA FOTO 2 - Paul Newman - na cena ao lado de Tom Cruise - volta a ser candidato (pela sétima vez) ao Oscar de melhor ator. LEGENDA FOTO 3 - Denholm Elliot (candidato ao Oscar de melhor coadjuvante) e Julian Sands em "Uma Janela Para O Amor". LEGENDA FOTO 4 - Marlee Matlin, 22 anos, estreando em "Filhos Do Silêncio", é a favorita ao Oscar da melhor atriz. Ela é surda-muda e interpreta uma surda-muda.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
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29/03/1987
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