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Aramis

Plácido traz o melhor da ópera

O pensamento do musicólogo John Steane é tão lúcido que não resisto a tentação de citá-lo na íntegra: "Antigamente comprava-se um disco 78 rpm, suponhamos de Caruso, e o ouvíamos até conhecê-lo perfeitamente: uma só canção ou ária se tornava familiar como uma poesia decorada; certos lampejos geniais do intérprete davam sensações particulares pelas quais uma frase se fixava na memória e se tornava um bem precioso para toda a vida. Nos nossos dias, quando ouvimos por meia hora uma face de um disco ou mesmo uma ópera inteira, que dura muito menos, os momentos passam mais fugidios, sendo talvez impossível gozá-los um a um, como antes. Às vezes me pergunto se não é talvez este o motivo pelo qual hoje, de vez em quando, lamentamos nos cantores famosos dos nossos dias a falta de uma acentuada nota pessoal, se bem que possamos ouvir agora grandes vozes e possamos admirar brilhantes realizações técnicas. Os velhos hábitos de audição eram certamente bons para Caruso, e em um recital como o oferecido por esta gravação podem sem dúvida ser reavivados, tratando-se do seu mais diretor sucessor em nossos dias: PLÁCIDO DOMINGO". John Steane refere-se ao excelente álbum "The Best of Domingo" (Deautsche Grammophon/Polygram), que traz o notável cantor espanhol interpretando árias de peças de Giuseppe Verdi (1813-1901) - "Aida", "Rigoleto", "Luiza Miller", "Un Ballo in Maschera", "La Traviata"; George Bizet (1838-1875) - "Carmen"; Giacomo Puccini (1858-1924) - "Turendot"; Friedrich von Plotow (1812-1883) - "Martha"; Caetano Donizetti (179-1848) - "O Elixir de Amor" e Jacques Offenbach (1819-1880) - "Os Contos de Hoffman". Em registros de diferentes épocas, orquestras e regências - entre os quais Carlo Maria Giulini, Cláudio Abado, Karajan e Richard Bonynge - Plácido Domingo traz os adeptos do bel canto que ganham, entretanto, uma nova dimensão nesta produção reunindo fonogramas feitos entre 1972/82 e que sai no Brasil simultaneamente em vinil, cromo e CD - que deverá ser a opção mais procurada pelo exigente público que é apaixonado pela voz de Plácido. Um belíssimo lançamento que vale como uma introdução ao que há de melhor da ópera.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
4
15/09/1991

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