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Aramis

Reprises e continuações em semana sem bons lançamentos

Janeiro, verão, férias e programação tranquila nos cinemas. Se neste início de 92 não há grandes lançamentos destinados à platéias infanto-juvenis capazes de permanecerem semanas em cartaz - o novo Steven Spielberg só chega quando o Oscar estiver próximo (afinal "Hook", sua transposição da história de Peter Pan, pretende várias nominations), é tempo de reprises e continuações. Em termos de entretenimento, continuam em exibição "A Família Adams", de Barry Sonnenfeld, com Anjelica Huston, Raul Julia e Chritopher Lloyd, na transposição à tela ampla dos personagens que fizeram o terrir (terror + riso) de uma geração de telemaníacos nos anos 60/70. Continua em exibição no cine Plaza. Já no Astor, prossegue a comédia amalucada, "Ases Muito Loucos" (Hot Shots), que Jim Abrahms (da série "Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu" e "Corra que a Polícia Vem Aí"), tentando recuperar o estilo da Keystone - que nos anos 20/30 fazia o público rir muito, no elenco, dois atores conhecidos - Charlie Sheen e Lloyd Bridges. A mesma Anjelica Huston - sempre nominável para o Oscar - além da personagem soturna que faz em "The Adams Family", pode ser vista, em notável atuação (que lhe valeu indicação ao Oscar-91) como a maldosa mãe de "Os Imorais" (The Grifters), o excelente filme noir de Steven Frears - merecidamente incluído entre os 10 melhores do ano e que continua em exibição, agora no Cinema I apenas à noite. Os irmãos Coen - Joel e Ethan - mostram dupla dose de talento: no denso thriller "Ajuste Final" (Miller's Crossing, 89), em reprise no distante (e quase sempre vazio) Guarani e no premiado (Palma de Ouro, Cannes 91) "Barton Fink - Delírios de Hollywood" (Ritz, 3ª semana) em ambos destacando o excelente ator John Torturro. "Miller's Crossing" é uma história de gangsters - com certo clima de "The Grifters", com uma trama meio complicada mas extremamente bem contada. Já "Barton Fink" é mais uma crônica pessimista de Hollywood, com o clima de "O Dia do Gafanhoto" de Nathaniel West (filmado por John Schelssinger) que tem um final em aberto, possibilitando muitas interpretações. Dois filmes para públicos específicos. Também recomendável ao público-cabeça, que existe obras para reflexão, é a programação do Groff/Luz. No primeiro, "O Marido da Cabeleireira", de Patrice Leconte, com alguns toques de Woody Allen e Fellini em seu início, mas uma densidade psicológica no final. Já "Não Amarás, que o polonês Krzytof Kieslowski realizou em 88 - e que lançado no Rio-São Paulo em 91, ganhou pontos suficientes para ficar em 2º lugar entre os melhores do ano, retomando o tema do voyerismo - recentemente abordado por Lecombe em "Um Homem Meio Esquisito" - é uma obra para muitas reflexões, dentro de uma ótica inovadora do jovem diretor polonês que o realizou como parte de sua série "Decálogo". Outras reprises Para o público intelectual - ou o que busca filmes de forte conteúdo erótico, "Henry e June", de Philip Kaufman, abordando o triângulo amoroso entre o escritor Henry Miller, sua mulher June e a também escritora Anais Nin é uma reprise (Lido II) indispensável. Ambientada na Paris dos anos 30, com belíssima fotografia de Philipe Rousselot, e excelentes atuações de Fred Ward, Uma Thurman e Maria de Medeiros, merece revisão. "Tempo de Despertar" (Awakenings), de Penny Marshall - que quase valeu mais um Oscar ao ator Robert De Niro, volta-se novamente para o mundo dos doentes graves que buscam uma segunda chance. Um drama denso, com Robin Williams, Julia Kavner e Max Von Sydow, merece revisão também (Bristol). No Itália, "Apache - Helicópteros Invencíveis", de David Green, com Nicolas Cage, Tommy Lee Jones e Sean Young. No São João, mais um espetáculo de terror explícito: "House III - Um Show de Horror", de Jim Isaac, com Lance Henriven, Brion James e Debbie Pfeiffer. Só para os fãs do gênero. No Lido I, "Contos da Escuridão", também de terror. P.S. - No Condor, continua "Thelma e Louise", de Riddley Scott. Um road movie feminista a cada dia como um dos mais fascinantes filmes da temporada.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Cinema
17
10/01/1992

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