Login do usuário

Aramis

Também deu no NYT: o elogio ao Som da Gente

Quando retornou ao Brasil, sexta-feira, 17, Tereza Souza, a grande idealizadora do evento Som da Gente, em Nova Iorque, trouxe, com a maior alegria, uma pasta contendo dezenas de publicações que a grande promoção em favor da música brasileira - patrocinada pelo Bamerindus - obteve junto à imprensa americana. Outros comentários ainda estão sendo publicados, mas a primeira amostragem já foi significativa, mostrando a importância que os mais importantes críticos de música deram às apresentações dos instrumentistas brasileiros no teatro Town Hall, nas noites de 10 e 11 de março. Na página 22 do primeiro caderno do The New York Times, edição de 16 de março, um comentário de 80 linhas, duas colunas, do crítico Stephen Holden, enalteceu a apresentação ocorrida na noite de 10 de março, quando Amilson Godoy e seu grupo abriu a noite (com o guitarrista Alemão substituindo a Nathan Marques, que não pôde viajar), seguido do trio de violonistas d'Alma (André Gereissati, Ulisses Rocha e Marco Pereira) e, encerrada por Hermeto Paschoal, em solo, no piano. xxx Naturalmente, sendo o instrumentista mais conhecido nos Estados Unidos do que os seus colegas, Hermeto Paschoal ganhou destaque no comentário, elogioso a partir do título ("A Playful Brazilian Pianist"). Stephen Holden destacou que Pascoal, compositor e multiinstrumentista, "ofereceu momentos de virtuosismo no piano, embora não faça exatamente aquilo que os americanos pensam a respeito do jazz". Descrevendo a presença visual diferente de Paschoal - albino, "Cabelos como uma branca de neve, barbas de Papai Noel e óculos de lentes vermelhas", o crítico do The New York Times destacou o fato de que além de seus temas (belíssimos), Paschoal fez "citações", improvisando em torno de standards da música americana - como "Two for the Road" (de Henry Mancini, composta em 1967 para a trilha do filme "Um Caminho Para Dois"), "My Funny Valentine" e "Round Midnight". "Poderia-se descrever seu som e estilo como uma lembrança e improvisação de Rachmaninoff com a força do fogo latino-americano". O lado irreverente de Hermeto - utilizando moedas de US$ 0,25 e colocando até o sapato esquerdo no piano para obter sonoridades diferentes - também foi visto com simpatia pelo crítico nova-iorquino. O trio d'Alma - formado especialmente para a apresentação em Nova York, já que Ulisses, André e Marco têm suas carreiras individuais, foi elogiado pelas habilidades de cada um e suas próprias composições. Já Amilson Godoy, pianista e compositor - que teve seu primeiro álbum, lançado primeiramente em CD, (só na próxima semana sairá a edição convencional), também mereceu elogios pelo teclado "espirituoso com a força do samba" - e ganhando destaque a participação do percussionista Oswaldinho da Cuíca (Oswaldo Barro, São Paulo, 12/2/1940, dois elepês solos já gravados, compositor há 33 anos da Escola de Samba Vai-Vai, de São Paulo). A performance do percussionista paulista, de grande habilidade com os tamborins, impressionou ao crítico Stephen Holden. xxx Somente o comentário do The New York Times já seria o suficiente para fazer com que a comunidade musical nova-iorquina se ligasse na música instrumental ali apresentada. Tereza Souza teve que adiar seu retorno - inicialmente previsto para o dia 14 - tanto foram as propostas que apareceram para representar o Som da Gente nos EUA - cujo catálogo, ao menos em CD, já tem distribuição garantida pela Happy Hour, de Judith M. Wahnon, portuguesa de Cabo Verde, 10 anos de Brasil, hoje vivendo na Califórnia - e que começou colocando no mercado americano dois álbuns de Hermeto Paschoal e o belíssimo "Longe dos Olhos, Perto do Coração", com o guitarrista Alemão (Olmir Stocker), que teve sua longa quilometragem na noite curitibana no início dos anos 60 - e que só agora, 20 anos depois, começa a ter reconhecimento de seu imenso talento. LEGENDA FOTO - Amilson Godoy, tecladista e compositor, saindo em CD, com elogios até do The New York Times.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
22/03/1989

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br