Login do usuário

Aramis

Uma paixão que está crescendo no Brasil

Está crescendo cada vez mais uma confraria de apaixonados pela música de cinema. Embora ainda sejam tímidas as edições de sound tracks - ao contrário do que acontece na Europa e Estados Unidos - o interesse dos que amam o cinema em terem também ao menos o som dos filmes vem aumentando. O ideal sonhado - possuir as cópias em vídeo, com som & imagem conjugadas ainda esbarra nos custos - embora alguns "collector's item" em elepês, de trilhas especiais, cheguem a valer até US$ 150, preço que alcança uma edição do elepê com a trilha que Ennio Morricone compôs para um filme chamado "Oceano", inédito no Brasil em lançamento comercial (mas a disposição, em cópia pirata, em algumas locadoras). No início do ano passado, a SBK Songs, ampliando de editora de partituras para a área fonográfica, firmou convênio com a Varéssé - etiqueta americana que se dedica exclusivamente a trilhas sonoras - e lançou mais de 30 trilhas no Brasil, a maioria de filmes recentes. Tanta vela assustou os fiéis, que não absorveram os produtos na medida necessária, fazendo o projeto ser congelado ao menos temporariamente - embora alguns títulos tenham alcançado boa aceitação. Mais discretamente, as gravadoras multinacionais procuram títulos atraentes - especialmente quando de filmes promovidos pelas indicações ao Oscar - embora, em termos musicais, a qualidade tenha caído muito, como se observou neste ano - em que apenas três canções foram indicadas (a vencedora foi "Let the River Run", de Carly Simon, de "Uma Secretária de Futuro"), enquanto a trilha sonora original premiada ("Rebelião em Milagro", de David Grussin) ainda continua inédita em disco. Em compensação, a montagem que Allan Mason produziu para "Rain Man" - o grande vitorioso na festa - já saiu (EMI/Odeon). A trilha deste filme (há 5 semanas em cartaz no Condor) é o exemplo da tendência cada vez maior (mas repudiada pelos estudiosos tradicionais da música no cinema) de agrupar fonogramas diversos (geralmente com artistas pop/rock) numa banda sonora. Neste caso, o filme de Barry Levinson traz grupos como Bananarama ("Nathan Jones"), The Belle Stars ("Iko Iko"), The Delta Rhythm Boys ("Dry Bones"), novos intérpretes como Ian Gillan e Roger Glover ("Lonely Avenue"), Johny Clegg e Savuka ("Scatterlings of Africa"), e Hans Zimmer ("Leaving Walbrook", "On the Road"). Até dois standards consagrados são revividos por gente nova - "Stardust" (Carmichael / Parish), pela dupla Rob Wasserman e Aaron Neville e "Beyound the Blue Horizon" (Robin / Withing / Harling) por Tony Romeo. A jazzísta Etta James, finalmente, é uma presença competente em "At Last". O sucesso do filme impulsiona, naturalmente as vendas desta trilha, embora para os neófitos na linha de sound track existam álbuns-coletâneas com temas consagrados pelo tempo, como os 14 montados por Toninho Paledino em novo volume da Sigla na série "Cinemúsica", com Tony Bennetti ("The Shadow of Your Smile", de "Adeus às Ilusões"), "Limelight" (de Chaplim, do filme "Luzes da Ribalta"), Julie Andrews com "The Sound of Music" ("A Noviça Rebelde"), "A Time for Us" (de "Romeu e Julieta"), e "Raindrops Keep Falling on My Head" (de "Bucth Cassidy & Sundance Kid"), entre outras. Mas se faz montagens caça-níqueis como estas, a Sigla também tem um mérito: vem investindo na produção de discos com trilhas do cinema brasileiro - já tendo editado as trilhas magníficas que Wagner Tiso criou para "Chico Rei", Caetano Veloso para "Um Trem para as Estrelas", e, agora, a música de "Lili, a Estrela do Crime", segunda longa-metragem de Lui Farias ("Com Licença, Eu Vou a Luta"), que estréia nacionalmente nos próximos dias. Misturando Lobão, Paula Toller, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Rita Lee e Roberto de Carvalho, Herbert Viana e até o canastrão Mário Gomes como cantor - na trilha incidental, há bonitos temas de Ary Sperling - que nos passos de David Tyguell e Wagner Tiso, começa a buscar o amplo filão que merece atenção de todos: a música para o cinema brasileiro.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
05/05/1989

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br