Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1973 - Abril)

Lá no Xingu

LA NO XINGU O homem da cidade grande, em frente ao Rio das Mortes, olha para o planalto que corre até a Serra ao longe e pergunta ao matuto ao seu lado, emocionado, para que serviria aquele "descampado todo". O matuto responde tranqüilamente: - Para fazer longe, doutor.

Cartas

ANTÔNIO BAZI PIOTTO - (Capital) - Senhor Redator: "É preciso que o curitibano sai o que se passou comigo no Pronto Socorro Municipal. Trata-se de uma denúncia e ao mesmo tempo um alerta. O caso aconteceu comigo, mas pode, também, estar se passando a todo instante com ou trás pessoas. Meu sogro, Lieser de Aguiar, foi internado em estado grave no P.S.M. (Um caso de trombose, para esclarecimento). Mas para ser transferido ao Hospital Cajuru eu preciso dar um depósito de setembro cruzeiro para ser reembolsado posteriormente.

Cinema

O gênero histórico tem sido percorrido, com maior ou menor intensidade pelos cineastas - de Moliés/ Griffith - (noa anos históricos) aos dias atuais. Na imensa filmografia de temas históricos, poucos títulos podem ser citados, num exame mais rigoroso: o esquema de superprodução, a alteração dos fatos, a necessidade de glamorizar acontecimentos, fazem com que o gênero se torne bastante movediço, perigoso mesmo aos mais sinceros e competentes realizadores.

Livro

Roteirista de Alain Resnais (<< A Guerra Acabou >> , 1965) e Costa-Graves (<< Z >> , << A Confissão >> , << Estado de Sitlo >> ), o espanhol Jorge Semprun é um intelectual que teve seu conceito firmado nos últimos anos e sua popularidade aumentada, principalmente junto aos meios mais sofisticados, após o seu trabalho cinematográfico, ao criar os textos interpretados no cinema por Ivens Montand (foto), interprete dos filmes de Resnais e Gravas.

Gente

Cabelos brancos, suíças bem tratadas - que lhe dão um aspecto de personagem dos romances de pierre boulle, uma vez clara e forte e bastante objetivo: CELSO BATISTA, um homem de 53 anos, decide fazer uma revisão em sua vida, trocar uma profissão que abraçou ainda jovens mas que nunca o realizou - a de vendedor pracista - pela carreira artística, que sempre o tentou. Assim, apoiado por amigos ligado a televisão e rádio, como Dirceu Graeser e Ubiratan Lustosa, Celso começa a mostrar em público as músicas que há mais de 30 anos vem cantando, até agora, em rodas informais de amigos e familiares.

Cinema

A venda do cine Lido para o grupo verde Martinez, integrando-se assim à cadeia Condor Filmes, é bastante sintomática: comprova mais uma vez a impossibilidade de sobrevivência dos exibidos independentes nas grandes cidades. A tendência de fortalecimento dos grandes grupos de exibição (e também distribuição e produção) é cada vez maior: não há mais condições de cinema individual, pertencente a uma família arraigada às tradições.

Música

Até dois anos atrás, só os mais dedicados estudiosos de música erudita conheciam a obra de Gustavo Mahler (1860-1911), que considerado, a exemplo de Liszt no piano, o maior condutor de orquestra que jamais existiu, pago pesado tributo a esta glória que sobrepôs sempre o interprete ao criador.

Livro

<< Folia dos Tempos >> é o segundo livro de Paulo Rangel, de São Paulo, recentemente publicado por Edição Gernasa e distribuído pela Cata-vento, Livro de contos excelentes que engloba todos os valores positivos que tal gênero exige: variedade na forma e no conteúdo, perfeitamente equilibrados por fluência contínua e personalidade literária marcante.

Gente

Nascido no Rio de janeiro,criado em São Paulo, Paulo Rangel, pode se considerar um homem que, aos quarenta anos, já leva consigo muitas vivências. Quando estudante de Direito no Largo de São Francisco em São Paulo empreendeu com um grupo de colegas uma viagem de carro, aventurosa e exaustiva, percorrendo toda a rodovia Panamericana, durante 15 meses. Já formado, foi ator da Companhia Cacilda Becker e realizou uma tournée de um ano pelo Brasil e pela Europa.

150.000ª Variant

150.000ª VARIANT

Cartas

Antônio Bittencourt Ferreira (Bela Vista do Paraíso) - "O sr. Juvencio trabalha de bóia fria. O seu dia começou às quatro. O seu despertador é o garnizé de canto ardido e o garnizé de canto ardido e que dorme em cima da casa. A cumeeira da casa e baixa e o juvencio bate a cabeça na parte de cima da porta, apesar de ter apenas 1,55 metros. Casou-se com Maria, uma garota viva e prendada. Quando era noivo, o trabalho de bóia fria deu bode. A noiva não sabia. As moças, todas elas, gostam de pagar um bom partido. Bom partido representa vida tranqüila, economicamente estável.

Cinema

A compra do cine Lido pela Condor Filmes, capitaneado pelos big-boss Pepe (foto) e José Verde-martinez, justifica mais algumas reflexões sobre a situação dos cinemas de Curitiba.

Música

A presença de Carlos Galhardo (foto0 no último suplemento da Odeon é mais um reflexo da positiva colaboração que o poeta Herminio Belle de Carvalho está dando ao setor de produção da gravadora. Após produzir os excelentes álbuns de Francisco Alves e Dalva de Oliveira. Bello de Carvalho indiretamente é o responsável pela boa reaparição deste vocalista de alto nível, criador de alguns dos grandes êxitos de nossa melhor MPB nas décadas de 40-50 e que mostra extraordinária atualidade, voz segura e o bom gosto na escolha do repertório.

Livro

Mais dois títulos da Fundação Getulio Vargas, em suas coleções destinadas a economista e administradores. O primeiro é a coletânea << Leituras em Administração Contábil e Financeira >> , maçulo (580 páginas) volume com coordenação de Frediano Quilici e que se constitui num trabalho quase que indispensável aos nossos técnicos de contabilidade.

Gente

Se LUIZ ARTHUR GOMES fosse seguir a tradição da família e obedecer aos desejos dos país, hoje estaria como 3.º secretário de algum Consulado Geral do Brasil, em qualquer parte do Globo. Mas o gosto pelas artes fez com que ele e seu irmão, Carlos Abel, se envolvesse com o teatro, primeiro como ator, depois como diretor e hoje já seja um profissional de novo setor: o teatro infantil.

Música

Com a proteção de mais três comédias de Buster Keaton - "Amores de Estudante", "Marinheiro por Descuido" e "Box por Amor" (Teatro do Paiol, hoje às 16,30 horas e amanhã às 10,30 horas), prossegue a mostra Tesouros da Cinemateca Francesa, que na segunda-feira será encerrada com um clássico de King Vidor - "A Turba", realizado em 1928. Injustamente esquecido do grande publico, o canadense Buster Keaton (1896-1966), é , para muitos críticos, um comediante tão (ou mais) importante que Charles Chaplin.

Cinema

Em sua série "Só Sucessos", o volume II (Odeon 3765, março-73), prova que toda regra tem exceção: um álbum reunindo as músicas que alcançaram os primeiros lugares nas paradas, pode ter um nível razoável. Pois para quem não tem os lps em que algumas destas faixas apareceram originalmente, eis aqui uma oportunidade especial, em que pese a presença de artistas menores (em qualidade) do elenco Odeon, mas que faturam bem junto aos públicos classe "c" e "d".

Livro

Nem toda perturbação mental é sinal de loucura, pode ser um simples nervoso, curável por decisão do indivíduo e pela interferência dos médicos ou até dos curandeiros. Assim pensam muitas pessoas. Outras entendem que as doenças mentais resultam de inato fatores hereditários sendo, por isso, irreversível. A cura, durante muito tempo, pareceu depender, nestes casos, do sobrenatural ou da utopia. As atitudes leigas, diante das alterações da saúde psíquicas são as mais desencontradas e confusas, quando não beiram absurdo chegado mesmo a ser estapafúrdias.

Gente

De Antonina que vive sobre as recordações de um passado economicamente forte, saiu para o Brasil Silas Antônio do Espirito Santo, um violonista de 28 anos de idade, primeiro ser formado pela Academia Paranaense de Violão, em 1969. Mal os teatros paranaenses o conhecem e várias cidades da América Latina, notadamente. Quito, descobriram no apontando-lhe uma "carreira de triunfo".

Eles & Elas

Enquanto a sociedade Evangélica do Paraná parece ter desistido, ao menos temporariamente, de seus planos de ampliar suas atividades no campo do ensino superior - com a criação de uma grande universidade que, segundo contatos preliminares, seria instalada em vasta área pertencente ao incorporador Ney Leprevost, no município de Piraquara, outro grupo, no maos absoluto sigilo, prepara plano ainda mais audacioso: a criação de uma unidade de ensino superior, voltado principalmente para o campo tecnológico, no município de São José dos Pinhais.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br