Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1977 - Dezembro)

Mercado estrangulado

Recentemente o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais, Aryton Baptista, ao ser questionado sobre a possibilidade de amplicação do número de vagas nos cursos de Comunicação Social, disse que essa hipótese feria "totalmente os interesses da classe, cujas escolas em todo o País, e mesmo as do Paraná, estão a forma profissionais para um mercado já estrangulado".

Jornal de Música

Um fato inédito na imprensa brasileira: um jornal especializado em música chega no seu terceiro ano de vida. O "Jornal de Músicas", criado em 1974 pelos jornalistas Tárik de Souza, Ezequiel Neves e Ana Maria Bahiana, e o artista gráfico Diter Stein, era, inicialmente, apenas um encarte de quatro páginas da revista-fasciculo Rock, a História e a Glória.

Rotary

Em jantar programado para o dia sete nas dependências do clube Concórdia, com início previsto para as 20 horas, o Rotary Club Curitiba-Bacacheri receberá a carta Constituitiva, depois de ter sido reconhecido oficialmente pelo Rotary Internacional no começo de novembro último.

Higiene mental

O filme "Chão Bruto", rodado em Itu e adjacências, considerado por seu diretor, Dionisio de Azevedo, como uma "imensa higiene mental", será apresentado a partir de segunda-feira no Cine Vitória. Para a filmagem, foram gastos três milhões de cruzeiros, que resultaram numa "luta de sentimentos, onde a paixão e o amor são armas utilizadas para vencê-la".

Disco do Ano

Carlinhos Vergueiro pertence a uma geração de compositores que ficaram, em sua formação musical entre a Bossa Nova e o Tropicalismo, com os reflexos dos Beatles. Filho de um jornalista e radialista admirável, responsável pela programação da Rádio Eldorado, de São Paulo, ouvindo boa música desde a infância, moço que descobriu a importância das coisas simples - o botequim, os amigos, as serenatas, consolidou se tudo isso num jovem que, aos 25 anos, já tem uma razoável obra, registrada em quatro elepes. De "Brecha" (Continental, 75) a "Pelas Ruas"(Odeon, EMCB 7025. Setembro/77).

Em todas as rotações

1 Muito se tem falado do dom carismático de Gino Vannelli no palco: sua aparência, movimento e, principalmente, o efeito singular que exerce em milhares de fãs que comparecem a seus concertos. E ouvindo-se "Gist of The Gemini" (A&M/Odeon), entende-se porque esse canadense de 24 anos é considerado já uma das mais fortes presenças da música contemporânea. Lembrando Rick Wakeman pela tranqüilidade que tira rendimento dos teclados -executados por seu irmão. Joe - banda de Gino busca dar uma grande dimensão ao pop.

Chorô (II)

A velha lei do mercado funciona: da quantidade acaba saindo a qualidade. O que é bom permanece, o que é supérfluo é esquecido. Assim como os compositores e interpretes do samba autêntico resistem aos modismos, ao marketing do sambão-jóias, também os verdadeiros talentos do Choro vão resistir à inglação do gênero, que ao lado de seus aspectos positivos, provocam o aparecimento de muito material de melhor qualidade. E os bons registros do choro autêntico aparecendo.

Arte culinária

POR UM LAPSODE NATUREZA TÉCNICA, DEIXOU DE CONSTAR DA COLUNA DE DOMINGOO CRÉDITO "INTERINO". O TÍTULO DA COLUNA. ARAMIS MILLARCH, ENCONTRA-SE EM VIAGEM E NA SUA AUSÊNCIA, TABLÓIDE" É FEITO PELO REDATOR SUBSTITULO.

Face a face

Ingmar Bergman, um dos maiores cineastas da história mundial do cinema, poderá ser mais uma vez apreciado pelo público Curitiba. Seu filme "Face a Face" será exibido no cine Astor a partir da próxima quinta-feira. Depois de ter realizado quase quarenta filmes, Bergman reafirma seu indiscutível talento, num filme que mostra não apenas o trabalho de um diretor, mas também o de um criador de personagem, de vidas humanas, o que sempre o caracterizou.

Grupo Tacuabé

Três dos cinco tripulantes do veleiro Panergon III estarão se apresentando de quinta a domingo no Teatro Universitário e dia 14 no Guaíra. Eles formam o conjunto "Tacuabé", que interpreta música latino-americano, algumas do próprio grupo e também de compositores argentinos, uruguaios, chilenos e venezuelanos. Dos brasileiros, apresentarão músicas de Milton Nascimento, Sérgio Ricardo e Chico Buarque.

Teatro para o povo?

A campanha "Teatro para o povo" teve início ontem, e ingresso para qualquer teatro de Curitiba pode ser adquirido, a preço popular, nas Kombis que estão situadas em locais centrais. A Praça Generoso Marques, Torre de Informação da Rua das Flores e Biblioteca Pública, em frente às lojas Americanas, foram os locais escolhidos pela Fundação Cultural para que as vendas sejam efetivadas.

Alunos de Pitanguy

Em seu primeiro Encontro Nacional, os ex-alunos do professor Ivo Pitanguy, hoje cirurgiões-plásticos em todos os Estados e Interior, se reúnem no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a partir de amanhã até sábado. A importância do congresso deve ao fato de ser ele um encontro de médicos que fizeram sua formação pofissional com Pitanguy e, hoje, cada qual exerce a profissão independentemente. Entre os participantes, destacam-se Cesar Morilhas, do Peru e Gonzallo Bosh del Marco, do Uruguai.

Audácia

Os formandos do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná apresentará no próximo sábado, às 20 horas no auditório da Reitoria, o "Show Medicina 77". Fará parte do espetáculo "audácia", uma coletânea de textos de Millôr Fernandes, Brecht, Garcia Lorca. Salomão. Cecília Meirelles, Oscar Wilde e Vinícius de Moraes. Esta iniciativa é algo totalmente novo em termos de encerramento de ano, principalmente por partir de um curso que não está ligado à área humanística.

Fuzileiros Navais

A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, que estará se apresentando no próximo dia 12 no Teatro Guaíra, será regida pelo maestro Antônio Teles. A Banda já tem mais de meio século de existência, participando de paradas cívicos-militares, cerimoniais, demonstrações e concerto sinfônicos.

"Actus Solemnis"

Carmem Costa, que esteve no último mês de outubro se apresentando no Teatro Guaíra, pelo projeto Pixinguinha, está novamente em Curitiba para, de 14 a 24 próximo, apresenta um espetáculo de Natal: "Actus Solemnis", sob direção de Oraci Gemba, no Paiol e várias igrejas.

O povo e as campanhas

O aniversário Luiz Albuquerque de Campos enviou carta na qual refere-se a uma nota publicada pela coluna no último domingo, que tratava sobre a campanha "Teatro para o povo", que está sendo executada em Curitiba pela Fundação Cultural.

Café controlado

A Organização Internacional do Café está lançando uma publicação onde apresenta informações básicas sobre seu funcionamento, estrutura, história e objetivos. A Organização, criada em 1963, tem como diretor executivo Alexandre F. Beltrão e vem funcionando ininterruptamente desde sua criação, através de sucessivos convênios internacionais firmados com outros países importadores ou exportadores de café.

Pintor brasileiro

O pintor Peter Potocky regressou esta semana da Alemanha depois, de ter exposto no Ibero-Club de Bonn, realizado assim sua 18. ª exposição individual, das quais, sete somente no Exterior. O crítico Klaus Steigleder. Do jornal "Bonner Rundeschau", é que afirma: "Nunca um mestre perfeito caiu do céu, é um velho provérbio alemão, porém este sábio dito não parece ser o caso de Peter Potocky. Pois, de repente o artista, hoje com 76 anos, descobriu seu talento somente aos 62".

A eterna Clarice

Aos 52 anos de idade, de câncer, morreu uma escritora isolada em nossa literatura; uma pessoa isolada do mundo. Esta solidão sempre foi uma constante na obra e na vida de Clarice Lispector, que nunca se envolveu com qualquer grupo literário ou mesmo com um circulo maior que o formado por seus grandes amigos. A escritora da angústia, da solidão, do absurdo, do mágico de "A Maça no Escuro".

Contos de Darcy

Embora muitos desconheçam, Darcy Penteado não se restringe somente à pintura, atuando também na cenografia e literatura, além de ter três peças teatrais ainda inéditas. Se já atingiu a fase madura na pintura e desenho. Darcy está ainda na juventude como escritor, como ele mesmo confessa. Ontem ele esteve dando autógrafos na Galeria Caiaca, onde lançou seu mais recente livro de contos "Crescida e os Espartanos".
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br