Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1978 - Março)

Álvaro Dias & o MDB

Nesta semana de reabertura das atividades políticas, em Brasília, as eleições dos líderes da Câmara e Senado dividem a bancada do MDB - já que na Arena e decisão não parte dos parlamentares, mas sim da escolha pessoal do próprio presidente.

Musical Londrina

Enquanto que, em Curitiba, as esperiências de fazer um bom ambiente musical não passam de uma estação de ano - o Marito`s, com seu chorinho brasileiro durou apenas o inverno passado, o Bebedouro, com os esforços Jonas & Celso, talvez não passe deste verão - em Londrina, cada vez mais prosperam as boas casas noturnas, com músicas ao vivo e trazendo boas atrações. ***

A volta de Zé Maria

Ausência há quase um ano dos palcos da cidade, percorrendo o Interior do Paraná e Santa Catarina ou dedicando-se ao grupo da Escola Técnica Federal do Paraná - onde atualmente prepara um espetáculo com textos de poetas brasileiros - José Maria Santos estréia sábado, no auditório Salvador de Ferrante, a comédia "Alguém Falou de Amor". Uma comédia de Mário Brasini pra carrancudo nenhum botar defeito, como explica o bom Zé Maria, o espetáculo já foi levado em várias cidades, sempre com uma aceitação.

25 anos de atraso

É uma pena mas "O Outro Lado Da Meia Noite" (cine Bristol, 2.ª semana) embora seja uma produção de 1977 é um filme que chega com atraso de 25 anos.

Os marionetes (esquecidos) de Dante

Se houvesse interesse da Prefeitura de Londrina ou do setor cultural da Universidade local, as crianças daquela cidade teriam oportunidade de divertirem-se e aprenderem - muito com um grupo de marionetes, dirigidos por um ítalo-brasileiro de longa tradição nesta difícil arte. Dante SantaGuida, 56 anos, nascido em Lecce, pequena localidade no Sul da Itália, há 24 anos no Brasil, descende de uma família de titereiro há muitas gerações.

Gérson, cresce o compositor

Há cinco anos, aqui mesmo escrevíamos uma notícia sobre um garoto de 16 anos, que, paralelamente ao prendizado do violão revelava grande inspiração como compositor: "Nasce um compositor", era o título da notícia. Hoje, aos 21 anos, Gerson Fisbein, confirma todas as esperanças nele depositadas e, evoluindo como violonista, numa técnica segura, mais letras com excelente lírica - influência de poetas como Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes, que sabe admirar - já tem uma produção razoável tanto em termos de quantidade e qualidade.

Mórmons compram cinema

o exibidor Albano Wollmer está negociando com os dirigentes da missão Mórmon em Curitiba a venda do Cine Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Não foi ainda divulgado de que maneira aquela ordem religiosa americana - oficialmente denominada Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - pretende utilizar o grande imóvel que é ocupado pelo cinema, há 9 anos, na proletária comunidade, mas, naturalmente, não será explorá-lo como cinema profano. Com isso, Curitiba perderá mais uma casa de exibição. ***

Os Doutores da Patrulha

A Polícia Rodoviária Federal conta agora com mais cinco patrulheiros com cursos superiores: um engenheiro, um advogado, um psicólogo e dois professores. Sacrificando suas horas de folga para concluírem os cursos, cinco esforçados integrantes do corpo de policiamento rodoviário receberam, no final do ano passado, diplomas: Alcir Alexandre Betinardi (engenharia), Lauro Paulo Klingelfus (direito), Dino Perini (psicologia), Eraldo Ribas Ristow (pedagogia) e Ivo Tadeu Scatola (educação física).

Verdes projetos de Angel

Gente bem intencionada e com boas idéias como o arquiteto Angel Walter Vernal, 35 anos, boliviano de La Paz que preferiu a cidadania curitibana, não são comuns na administração pública, mas existem. Profissionais com boa experiência no campo do planejamento, com vários anos de IPPUC e uma breve, mas proveitosa, passagem pela diretoria executiva da Fundação Cultural, Angel está agora na Diretoria de Parques e Praças, com muitos planos e disposição de trabalho.

Para leitura do sr. Schulmann

Um livro que por certo deveria ser colocado na cabeceira do poderoso Maurício Schulmann, presidente do Banco Nacional de Habitação - e por tabela para todos os bem remunerados executivos da instituição - acaba de ser colocado nas livrarias: "Passa-se Uma casa" de Licia do Prado Valladares (Biblioteca de Ciências Sociais, 140 páginas, Zahar Editores).

Trilhas sonoras

Em maio último, quando do lançamento do Projeto Acorde, na Lapa, José Eduardo Homem de Mello (Zuza), produtor, pesquisador de música, jornalista e Herminio Bello de Carvalho, falavam, com o maior entusiasmo de Alberta Hunter, a grande redescoberta da música americana no ano passado - e que Herminio teve o previlégio de conhecer pessoalmente, em sua última viagem aos EUA.

Eruditos Nacionais

Um dos saldos mais positivos da administração do maestro Marlos Nobre no Instituto Nacional da Música da FUNARTE, foi a sua preocupação em não só reeditar preciosos documentos da música popular brasileiro, como também de ampliar o catálogo de música erudita de compositor e músicos brasileiros. Quase meia centena de álbuns com obras de nossos mais importantes compositores apareceram nos últimos 5 anos, período em que Nobre dirigiu o INM, com o apoio da Associação Brasileirados Produtores de Discos, que, felizmente, entendeu a importância deste trabalho.

Em todas as rotações

1- Um gênero a espera de uma pesquisa de profundidade é da música religiosa no Brasil. Já é imensa a discografia da fé , com hinos, cantos, trovas e até sinfonias religiosas - de várias seitas e estilos. Dentro da música de Umbanda, em especial, somam-se mais de mil registros, a maioria comercializada por etiquetas que atuam restritas as tendas, ervanários e lojas especializadas. Mas como o mercado e promissor, também gravadoras profissionais vão despertando suas atenções ao gênero, com produções inclusive de profissionais da MPB que atinjam esta faixa de consumidores.

Instrumentistas

A música instrumental, suave, romântica e harmoniosa, tem um público seguro, fiel. Não apenas a das grandes orquestras, mas a que destaca solistas, a frente de bem citados conjuntos arranjos acolchoados ao gosto do público classe média - que não aceita, muitas vezes, as improvisações jazzisticas mas adora o sopro suave de um Frausto Papetti ou Claude Borewt. Exemplos deste tipo de música instrumental, de fácil consumo, são três lançamentos na praça.

Documentos

No momento em que redigimos essas anotações não sabemos, ainda, se o troféu. Estácio de Sá, do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, na área de música popular brasileira, foi concedido a João Luiz Ferrete. Caso tenha sido terá se feito, afinal, justiça, a uma das maiores revelações da pesquisa e produção musical no Brasil.

Cantoras

Em Paris, uma semana antes do Natal, Herminio Bello de carvalho, poeta e produtor maior da MPB, fez a letra de "Camarim", para o grande cartola musical. A música foi pensada especialmente o disco que Elizeth Cardoso está gravando, acompanhada apenas de violões - João D`Aquino, Hélio Delmiro e Manoel da Conceição. Um disco que Herminio, amigo maior de Divina, está fazendo com todo o amor - e que saíra, praticamente junto com o novo espetáculo de Elizeth em teatro.

O brasileiro jogo da vida

O produtor José Zimmerman, 34 anos, ex-administrador do Oficial, jornalista free-lancer, comentava, após a exibição de "O Jogo da Vida" (pré-estréia, meia noite de sábado, cine Astor) que a realização do filme foi toda em locações, sem uma única cena em estúdios. E as longas seqüências passadas em bilhares, foram rodadas nos próprios centros de sinuca, na zona mais pesada de São Paulo, alugados pelos total das mesas, conforme a tabela-hora, normalmente cobrada.

Sady, o pitagórico

O ator Sady Cabral, 71 anos, que ontem à noite, no auditório Glauco Flores de Sá Brito deu a aula inaugural do Curso Permanente de Teatro, antecipou sua chagada em Curitiba para o sábado. Preferiu vir antes para, com calma, fazer um roteiro familiar-sentimental, que há mais de 30 anos aqui pretendia cumprir. E assim, no domingo, após almoçar com seus primos, da família Guttiereza, o veterano ator foi ao Instituto Neo-Pitagorico, no Templo das Musas, na Vila Isabel. ***

Filho do computador

Prejudicado pela falta de um melhor trabalho de marketing - como o que fez "A Guerra nas Estrelas" transformar-se no maior sucesso de bilheteria da temporada, "A Geração de Proteu" (Cine Condor, hoje último dia em exibição) reúne muitos elementos que o fazem um dos mais interessantes e originais "science-fiction" surgido nos últimos anos.

Newton no Conselho

Pela primeira vez um professor do Paraná participa diretamente do Conselho Nacional de desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - o antigo Conselho Nacional de Pesquisas - da Secretaria de Planejamento da Presidência da República. E outro não poderia ser que o professor Newton Freire Maia, o mais respeitado cientista do Paraná, cujo curriculum ocupa mais de 50 páginas datilografadas e com prestígio cada vez maior no Exterior. ***
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br