Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1980 - Julho)

É tempo de Papa (II)

A coluna << Radar >> , da << Veja >> , que amanheceu ontem nas bancas, dedicou uma notícia de 22 linhas, ilustrada, confirmando duas notícias aqui publicadas há quase um mês, Eis o que disse << Veja >> , reiterando nossa informação: << Conselho do monsenhor Paul Marcinkus, o organizador das viagens do Papa, a um dos responsáveis pelo plano da visita de João Paulo II ao Brasil: << Primeiro, tome cuidado com as freiras.

É tempo do Papa (III)

Todos os problemas e aspectos relacionados à visita do Papa às 13 cidades brasileiras, iniciada ontem, foram demoradamente estudados. Mas para muitos foi difícil 0 senão impossível - encontrar a solução ideal. Um exemplo, pequeno mas significativo, é o caso das centenas - em alguns casos milhares - de veículos, especialmente ônibus, que chegarão nas cidades, em Curitiba já a partir de quinta-feira, trazendo idéias de outras cidades e Estados, decididos a qualquer preço ver o Papa passar.

É tempo de Papa (IV)

A comunidade polonesa não poderia ser mais feliz ao escolher o professor Thadeo Morozowicz, para saudar o Papa João Paulo II, na solenidade da tarde sábado, 5, no Estádio Couto Pereira. Aos 80 anos - completados há 2 meses, o professor Morozowicz é um dos mais admirados e estimados intelectuais poloneses que há meio-século se radicou em Curitiba. Pioneiro no ensino da dança - num trabalho que tem continuidade graças ao talento e entusiasmo de sua filha, Milena, Thadeo foi ator na Polônia e sua voz, apesar da idade, é das mais claras.

É tempo de Papa (I)

Um detalhe que o professor Vicente de Paula Athayde, coordenador de literatura do curso de pós-graduação da Universidade Católica do Paraná, recém-chegado dos WEA, onde passou quase dois anos, como << visiting professor >> da Minnesotta University, está lembrando. Foi um paranaense de São José dos Pinhais, professor de literatura da UCP, o poeta e narrador Leopoldo Scherner, quem traduziu para o português as melhores lições do Papa João Paulo II. O volume, recentemente lançado pelas Edições Loyola, traz o título de << A Loja do Ourives >> .

"Estranho" adiou a estréia de <<A Rosa>>

Programas já para duas semanas passadas. << A Rosa >> , de Mark Rydell, teve sua estréia adiada devido o sucesso de << Um Estranho no Ninho >> , de Milos Forman, que ao menos até amanhã continua no Astor. Quinta-feira é possível que estréia este musical que conta a história de uma cantora pop, viciada em tóxicos, solitária em seu sucesso, claramente inspirada em Janis Joplin, que morreu jovem, há 10 anos passados.

Em Londrina, como se faz um festival

Com um orçamento mais do que econômico - menos de Cr$ 1 milhão o II Festival de Música que se inicia hoje em Londrina, é uma prova de que se pode fazer uma promoção importante sem dispensar somas faraônicas.

Observatório

De hoje a sexta-feira, todos os equipamentos de sonorização instalados desde o Aeroporto Afonso Pena até o Palácio Iguaçu estarão sendo demoradamente testados. Em menos de 20 dias, uma equipe de técnicos em sonorização, comandos por Guido Cecatto - diretor técnico da Rádio Estadual do Paraná, e Gebran Sabbag, um dos grandes especialistas em som (além de excelente pianista) do Paraná, montaram um sistema que deverá oferecer som da mais alta-qualidade em todos os eventos durante a visita do Papa João Paulo II, a partir das 14 horas de sábado.

"Casal Casado" não atende expectativa

<< O Último Casal Casado>., de Gilbert Cates, apesar de um tema atual e interessante- a falência conjugal e um bom elenco (George Segal e Natalie Wood na cabeça), ficou muito aquém das esperanças. Faltou aprofundamento no assunto, permanecendo o roteiro no clima de << deja vu >> , sem garra ou o humor - num ritmo lento e até cansativo. assim, é natural que hoje, quarta-feira, se encerre a carreira desta fita no Condor. Em compensação.

E o público perdeu mais um dos melhores filmes

Poderia-se até dizer: o melhor filme apresentado em Curitiba em 1980 foi exibido... em apenas 6 sessões. Mesmo que as opiniões possam discordar na classificação, dificilmente alguém que acompanhe o cinema com um pouco de seriedade deixaria de incluir << O Homem Que amava As Mulheres>. como uma das obras mais importantes da respeitabilíssima filmografia François Truf-faut. Infelizmente, muitos poucos foram os que puderam ver esta produção francesa lançada em Paris em fins de 1977 e que durante 78/79 mereceu elogios em todos os países foi projetada.

Observatório

O Camping Clube do Brasil procurou motivar seus associados de todo o País - e com especial ênfase aos do Paraná a participação do Rally que a Federação Internacional de Camping e Caravaning promove durante todo o mês de julho, estendendo se até 10 de agosto, na região da Albena, junto à cidade de Baltchic, litoral do Mar Negro, na Bulgária. O camping Clube do Brasil está reivindicando sediar o XLVI Ralí, em 1985, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de janeiro.

Merece. Não só pela fotografia

Há filmes que merecem ser vistos apenas pela fotografia. Não é o caso de << Cinzas no Paraíso >> (Days of Heaven), que desde segunda-feira está em reprise no Vitória. Afinal, o roteiro de Terence Malick é dos mais coretos e a direção tão segura que valeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes no ano passado. Mas sem dúvida dificilmente um filme apresentou um fotografia mais bem cuidada do que a que Nestor Almendros conseguiu neste drama que se desenvolve como uma trágedia clássica grega, ambiente da no Texas no final da segunda década deste século.

A espiritualidade sonora no Brasil

A igreja e a música sempre estiveram intimamente ligadas. Os cantos, réquiens, missas e demais peças religiosas caminham com a igreja fundada por Cristo e que ao longo de 2 mil anos tem dado ao mundo muitas obras-primas.

Eulalia ou um poema ao andarilho do Universo

A presença de João Paulo II no Brasil - e sua chegada amanhã a Curitiba - não deixa de atingir a todas as pessoas, independente de fé, posição social ou mesmo ideologia. Assim, cada um reage de uma forma frente à presença do Sumo Pontífice, em sua visita pastoral em 13 cidade, trazendo uma mensagem de paz e esperança.

À meia-noite, um filme polêmico

Na sessão da meia-noite de hoje filmes mais polêmicos da década passada: << Laranja Mecânica >> (A Clockwork Orange), 71, de stanley Kubrick, que permaneceu 8 anos proibido no Brasil devido à estupidez da Censura nos anos de repressão. Finalmente liberado, este filme sobre a violência-jovem, baseado no romance de Anthony Burgess, foi projetado e nada aconteceu. Provando que a Censura é, realmente, um fantasma que vê perigos onde existem.

Na presença do Papa, a grande força do rádio

Um evento como a visita do Papa João Paulo II ao Brasil transcende a qualquer outro fato jornalístico. E assim como em julho de 1969, o fantástico não foi apenas o homem ter descido na Lua - mas, sim, o mundo todo ter podido acompanhar, momento-a-momento, aquela conquista da humanidade -, também a emoção não e só o fato do Santo Padre pela primeira vez chegar ao nosso País mas, sim, todos os instantes públicos de sua visita, serem transmitidos ao vivo - e em cores - para todo o País.

Observatório

PARTINDO do raciocínio de que aproximadamente 30 mil alunos saem do 2.º grau todo ano no Paraná e 10 mil ingressam em faculdades aqui e em outros Estados e que os cursos profissionalizantes de 2.º grau, com raras exceções, não preparam eficazmente os alunos para o mercado de trabalho, a Sociedade Paranaense de Estado de Administração lançou um curso de pós-graduação de 2.º grau. Assim oferece habilitação em assistente de administração e pós-graduação de 2.º grau em bancos, indústria, comércio, etc.

Observatório

Itala Nandi, a mais fulgurante estrela da constelação do Oficina, em seus anos de glória, abandonou - como aqui registramos em primeira mão - os planos de montar, e agosto, << Santa Joana dos Matadouros >> , que Bertolt Brecht escreveu em 1930 e que até hoje permanece inédito em Curitiba. A peça teria estréia nacional em Curitiba, mas o convite para ser uma das interpretes do personagem Oswaldd de Andrade (1890-1954) em << O Homem do Pau Brasil >> , que Joaquim Pedro dos Santos roda em São Paulo, a fez cancelar os planos teatrais.

Paul Newmann será o Papa João Paulo II no cinema

Paul Newman, 56 anos, que começou sua carreira interpretando um filme bíblico - << Os Cálices Sagrados >> (The Silver Chalice), 1954 Victor Saville (mas do qual se envergonha tanto, que há alguns anos comprou o tempo de uma rede de televisão nos EUA para impedir a sua exibição), será Karol Wojtyla no cinema. A informação surpreendente, está na página 17 da revista << Cinemateca de Montevidéu >> , edição de junho/80. A idéia de fazer uma cinebiografia do Papa João Paulo II, que escritor italiano Diego Fabbri e será uma co-produção entre a RAI (Rede de Televisão Italiana) e a Film Plsky.

O cinema de ação e o desenho

Em boa hora a CIC lançou << Meu Amigo o Dragão >> (Pete`s Dragon), produção de Ron Miller/Jerome Courtland, dos estúdios Walt Disney, onde a exemplo de << Os 3 Cavaleiros >> , << Canção do Sul >> e<< Mary Poppins >> , une-se o cinema de ação e o desenho. Uma produção de 1977, mas que chega com sabor de novidade, encantando crianças de todas as idades. O roteiro de Seton Miller e S. Field conta a história de Pete (Sean Marshall), um órfão de nove anos, que vive numa aldeia próxima a cidade de maine.

Documentos

No final de julho, o público curitibano terá oportunidade de assistir no auditório Salvador de Ferrante um dos espetáculos mais elogiados pela critica paulista e carioca: << Na Carrêra do Divino >> , criação coletiva de um grupo de jovens entusiastas por teatro - que se designam << O Pessoal de Victor >> , ligados a Universidade de Campinas. Com coordenação de Carlos Alberto Soffredini, propõe uma experiência das mais válidas - e pela qual temos insistido em nossas colunas: a reavaliação da cultura (m seu sentido antropológico) caipira.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br