Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1980 - Outubro)

Observatorio

A efeméride ocorreu domingo, mas merece (ainda) registro: o 16o aniversário do Comitê Paraná-Ohio, parte integrante do Programa Companheiros das Américas, que nos anos 60 foi estabelecido para unir Estados norte-americanos e países da América Central, do Caribe e - pelo tamanho continental do Brasil - a Estados brasileiros. A assinatura do documento ocorreu a 28 de setembro de 1964, em Cleveland, Ohio, com a presença de Juracy Magalhães, então embaixador do Brasil nos EUA.

Nicolle, mais uma do Paraná bem despida.

Mais uma paranaense aparece, despindo-se no cinema nacional: Nicolle Puzzi, nascida em Florai, numa pequena cidade do Norte do Paraná, é a personagem-título de "Ariell", que John Herbert adaptou de um romance de Cassandra Rios. Terça-feira, 7, Herbert e Nicolle, estarão em Curitiba, para badalar esta fita que em apenas uma semana, em São Paulo, já rendeu Cr$ 5 milhões cifra recorde em termos de cinema nacional.

Frei César, amigo e parceiro de Nascimento

Paulo Cesar Botas, curitibano, violonista cantor, humanista e frei dominicano. Um dos paranaenses mais admiráveis de sua geração. Uma vivência intensa para seus trinta e poucos anos, uma constante fidelidade aos amigos e visão universalista, que o tem feito percorrer vários países sem deixar de ser brasileiro e curitibano, onde retorna constantemente. Nos anos 60, a voz de Paulo César - uma das mais afinadas, aliás - fazia com que mesmo não católicos fossem à missa que o padre Gustavo Pereira oficiava aos domingos.

Para a memória da colonização alemã.

Criado modestamente há 5 anos, o boletim da Casa Romário Martins constitui publicação válida em termos de documentação de nossa cidade, com estudos e registros rápidos dos mais diversos setores. Pobres graficamente mas pelo menos tendo o mérito de circularem com regularidade, o que não acontece com a obsoleta, cara e dispensável revista "Fundação" - de tiragem bissexta, com matéria muito discutíveis e a custo altíssimo os boletins da FCC atingem já o número 43, ao qual se acrescenta agora uma edição especial, de 100 páginas, com o levantamento do Sr.

Observatório

PARALELAMENTE, a programação da Feira Nacional de Humor, que inicia amanhã, com patrocínio do Banco Nacional S/A, haverá muitas noites de autógrafos. Por exemplo, antecipando a inauguração da mostra "Criaturas I", reunindo exemplos de cartunistas e chargistas de várias fases, Henfil, estará autografando seu último livro, "Henfil da China". Ziraldo, que também vem na próxima semana, vai autografar seus novos livros 24, após um debate sobre o humor na MPB", série de entrevistas e ensaios sobre personalidades de nosso cancioneiro, com ilustrações de Elifas Andreato.

Para a memória da colonização alemã

Criado modestamente há 5 anos, o boletim da Casa Romário Martins constitui publicação válida em termos de documentação de nossa cidade, com estudos e registros rápidos dos mais diversos setores. Pobres graficamente - mas pelo menos tendo o mérito de circularem com regularidade, o que não acontece com a obsoleta, cara e dispensável revista "Fundação"- de tiragem bissexta, com as matérias muito discutíveis e a custo altíssimo - os boletins da FCC atingem já o número 43, ao qual se acrescenta agora uma edição especial, de 100 páginas, com o levantamento do Sr.

Ligadão

SEMPRE vejo Bob Dilan, ao lado de um compositor-interprete da maio importância na música americana dos anos 60,um exemplo da importância que se dá nos Estados Unidos a memória artística. Aos 39 anos - Robert Zimmerman, seu nome verdadeiro nasceu em Duluth no Minessota a 21 de maio de 1941- este poeta consciente de sua geração já temos bibliografia de mais uma dúzia de livros, inclusive deste álbum que estuda sua discografia (edição ilustrada, luxuosa, que chegou as livrarias do Rio e São Paulo a algumas semanas) até teses universitárias.

Disco do Ano

Por uma coincidência muito feliz aparecem simultaneamente os lps escritos de João Gilberto e de sua ex-esposa Miucha ( Maria Eloisa Duarte de Holanda). Há 2 semanas registramos os discos de Ana de Holanda ( Bandeirantes) e Cristina (RCA), duas outras irmãs de Chico. Miucha vinha fazendo até agora uma carreira amparada no prestigio de seu amigo Antônio Carlos Jobim , com quem dividiu 2 elepês, ou em participações especiais. Na Polygran fez um modesto compacto duplo que passou desapercebido. Agora, finalmente, aparece em um Lp de Simone ou Maria Bethania para merecer admiração.

Economia de milhões

A engenheira Dúlcia Auríquio, única mulher da turma 1954 da Universidade Federal do Paraná, é uma das pessoas que melhor conhecem os problemas urbanos de Curitiba. Integrante da equipe de técnicos da Prefeitura há duas décadas, uma das fundadoras do IPPUC, levou para a direção do D.U., uma experiência e independência que a fazem tão temida quanto respeitada. Assim, a palavra de Dúlcia, em termos urbanos é definitiva, pois antes de qualquer parecer ela se dá ao trabalho de examinar todos os lados da questão.

Houve uma vez, 1943...

CAROS espectadores com mais de 35 anos, preparai vossos corações e, se emotivos forem, apanhai absorventes lenços para enxugar lágrimas: ainda hoje, em 4 sessões, podereis ver um filme como se fazia antigamente. Com amor, emoção, bons sentimentos, gente limpa e bem trajada, capaz de nobres gestos. Enfim, um filme como se fazia antigamente. Na época em que havia no máximo duas sessões e as melhores famílias da Curitiba de menos de 100 mil habitantes (agora já passamos do primeiro milhão) faziam filas defronte os reluzentes, limpos e acolhedores cines Avenida.

Observatorio

AGACIR JOSÉ, 41 anos, autor do único manual sobre futebol-de-botões editado no Brasil e que tem como maior orgulho uma mesa sofisticadíssima para prática deste ''esporte'' como faz questão de classificar, está a procura de um auditório para tentar reviver uma fase do rádio: ''justamente os programas de palco e auditório''. Enquanto não encontra um espaço ideal, Agacir iniciou, terça-feira à noite, um programa ao vivo, transmitindo do restaurante dançante ''Bangalo'', em Santa Felicidade.

Nicole ou de como ser de Floraí e virar "Ariella".

Nicole Puzzi sentia-se feliz, terça-feira. Cercada por repórteres de rádio e jornais, no hall do Cine Plaza, falava sobre o seu personagem em "Ariella". Coerente em suas declarações, desenvolvendo um raciocínio límpido e mostrando que para seus 22 anos, tem até uma razoável informação filmica, a atriz que o produtor Pedro Carlos Rovai escolheu para o papel-título do filme inspirado em "A Paranóica" de Cassandra Rios cumpriu sua parte: ajudou a motivar o interesse pela fita que a partir de hoje estará em exibição nos cies Plaza e Condor.

Observatório

DEFINITIVAMENTE, os modismos chegam a Curitiba com atraso mas assim mesmo há gente faturando em cima. Depois da época das discotecas, pizzarias, boliches, etc., chegamos aos "rollers". A terceira - ou quarta - pista será inaugurada dia 17, em frente ao Passeio Público. Quatro filhos de milionários Marcos Zanier, Fernando Kastrupo, Fernando Reichmann Filho de Clóvis Zanier, somaram alguns milhões e instalaram o "Patim Passeio", com área de 300 metros quadrados, disposto a dividir com o "Golden Roller", instalado na Avenida das Torres.

Rádio Dente de Leite, uma emissora para as crianças.

Domingo, a partir das 9 horas da manhã, nasce um novo prefixo: Rádio Dente de Leite - Uma Emissora a Serviço da Criança. Este Slogan, uma feliz criação de Roberto Guimarães, diretor da Estadual do Paraná, identificará toda a programação especial dedicada ao dia da Criança. Há 3 semanas que a produtora Lea Kissenberg, 29 anos, vem trabalhando na montagem de uma programação diferente, realizada e apresentada por crianças de 7 a 13 anos, alunos de diversas séries do Colégio Medianeira e de outros estabelecimentos de ensino da cidade.

Ligadão

ANTONIO ADOLFO (Maurity Sabóia, Rio, 10/2/1947) merece a classificação de "pai" dos discos alternativos. Embora gravações particulares existam desde que a industria fonográfica começou a funcionar no Brasil, na primeira década do século, coube a este pianista compositor o mérito de sair na batalha pelo seu espaço independente.

Discos do Ano

A imagem que ficou de Laercio de Freitas foi de autor de "Capim Gordura", uma bem sucedida (comercialmente falando) apropriação de um tema rural, que numa produção de Helcio Milito, em compacto, há 10 anos escalou as paradas de sucesso. Mas Laércio de Freitas, paulista de Campinas, 39 anos, é um instrumentista dos mais competentes, produtor de jingles e esplêndido compositor, como mostra em "Ao nosso amigo Esme/São Paulo no Balanço do Choro"(Estúdio Eldorado, 1980).

Paixão prova que primeiro tango foi gravado no RS.

Paixão Cortês é uma das pessoas mais incríveis que já conhecemos. Com quase 2 metros de altura, voz que lembra a de seu conterrâneo, o jornalista Nelson Comel -ou seja, trovejante, esconde em seu corpo de gigante um coração de passarinho. Engenheiro - agrônomo há mais de 25 anos paixão se dedica a pesquisa da musica, tradição e cultura popular do Rio Grande do Sul. Por isso não poderia haver melhor escolha do que o seu nome para a direção do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, órgão subordinado a Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo do RS.

Ligue-se com uma nova emissora: Dente-de-Leite

Neste dia da Criança, a partir das 9 horas da manhã, estará no ar a Rádio Dente de Leite - uma experiência que a Rádio Estadual do Paraná fará para valorizar os jovens talentos. Com o slogan de "uma emissora a serviço da criança", durante algumas horas o prefixo oficial do Paraná estará praticamente sobre a orientação de minilocutores, produtores e apresentadores. Durante algumas semanas a produtora Lea Kisserman testou vários meninos e garotas, selecionou os mais desinibidos e o resultado estará hoje no ar.

Flores, cartuns & Pinóquio

Numa das maiores mesas já formadas no esfumaçado Bar Palácio, madrugada de sexta-feira, Ziraldo explicava suas posições consideradas antifeministas, objeto de noticiário nacional nos últimos dias. As senhoras presentes faziam colocações sobre a independência da mulher e seu espaço no mundo. Mas todas se emocionaram quando o irmão mais novo do humorista, Ziralzi, 47 anos, comprou todas as rosas que um garoto oferecia, e as distribuiu às presentes. Ziraldo comentou: - Ele faz isto porque não é humorista. É funcionário da Thomaz de la Rue. A fábrica do dinheiro...

No Campo de Batalha

A Secretaria dos Transportes está editando um boletim informativo. Em formato oficio, impresso no próprio parque gráfico do DER-PR, é econômico e objetivo em suas informações .Cumpre as finalidades com que se destina. * Uma nova marca de perfumaria entra no mercado: Claude Bergere. A representante na cidade é Beatriz Carvalho (Rua Herval, 142, fone 262-6640). A linha é ampla, com mais de 50 diferentes produtos.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br