Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1980 - Dezembro)

Eleições no Santa Mônica

Mais do que as eleições de um clube associativo, de interesse restrito aos seus membros, o pleito marcado para o Santa Mônica Clube de Campo, no próximo dia 14, adquire um sentido político - que extrapola a área.

Cartola, adeus!

E o bom Cartola se foi. Na madrugada de domingo, o querido e imenso Agenor de Oliveira, poeta maior, foi reforçar o time celestial que, como tão bem disse o amigo Alceu Schwaab, está ficando cada vez melhor que o time cá de baixo. Por telefone, o parceiro e padrinho de Cartola, Herminio Belo de Carvalho, nos comunicou, ontem ao amanhecer, a morte do autor de "As Rosas Não Falam". O que acrescentar frente a uma pessoa tão maravilhosa quanto Cartola, que tivemos a felicidade de conviver, mesmo que rapidamente, nas vezes em que aqui esteve?

Observatório

ESTRÉIA hoje, o show de música e dança da Bahia "Oriki 1", no auditório do Colégio Estadual. Dirigido por Gessy Gesse, o "Oriki 1", fez sucesso no festival mundial de teatro em Nancy, na França e foi destaque no badalado congresso mundial de bruxaria, realizado em Bogotá.

Nos 15 anos do IPPUC, o encontro da cidade

EMBORA repetisse algumas das idéias que tem levado em muitas conferências e palestras, o discurso que o prefeito Jaime Lerner fez na noite de segunda-feira, no jantar comemorativo aos 15 anos do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba, teve um maior significado. Afinal, Jaime integrou a pioneira assessoria de planejamento urbano, que em 1965 se transformaria no IPPUC - hoje uma instituição-modelo no Brasil e cujo know-how tem auxiliado inúmeros municípios brasileiros, inclusive em Rondônia - como aqui registramos domingo.

Observatório

A frente da coordenação de Curitiba do Programa de Voluntariado Paranaense, a sra. Fany Lerner decidiu há um ano empreender projetos práticos e viáveis, capazes de atingir a comunidade carente de forma objetiva. Assim, junto com um grupo de colaboradoras, vem desenvolvendo o programa de "Creches de Vizinhança", já com duas unidades instaladas - Jardim Paranaense e Pilarzinho e mais duas com inauguração prevista para as próximas semanas nos bairros de Solitude e no Jardim Urano.

Artigo em 03.12.1980

EGOM PRIM, presidente da Federação Paranaense de Karatê, está se preocupando em difundir este esporte e como é homem ligado ao cinema - diretor da CIC no Paraná e ator convidado para um dos papéis de "Suite Número 5", que Wilson Rodrigues começa a rodar este mês em Curitiba - pensa até em fazer um documentário a respeito. E para provar que o karatê no Paraná está indo bem, basta dizer que o atleta Adão Antonio Pedroso, da Kodokan de Curitiba (dirigida pelo faixa-preta Aldo Lubes) obteve o terceiro lugar no campeonato nacional realizado em Salvador, na semana passada.

Paraná ainda procura o seu canto nacional

A etapa final do festival de MPB "Todos os Cantos" - a partir do dia 8, no Guairão - coloca em questão, mais uma vez, o problema da música popular em nosso Estado. Realizado em oito etapas, com eliminatórias em diversas regiões do Estado, esta promoção da Secretaria da Cultura e do Esporte, nasceu de uma indagação do governador Ney Braga: "por que o Paraná ainda está ausente do panorama musical nacional?

Boca Maldita em livro no seu 25º aniversário

O editora Luís Renato Ribas, da Digital, está fazendo uma de suas equipes trabalhar algumas horas extras para concluir até a próxima semana a impressão de "Boca Maldita", um volume de 80 páginas, que pretende ser uma apreciação sociológica de uma das mais características instituições da cidade; hoje com estatutos (elaborados pelo advogado Rene Dotti) e diretoria constituída - embora o presidente (e fundador) seja perpétuo (enquanto viver), o advogado Anfrísio Siqueira.

IAV, a experiência para a mão-de-obra

QUANDO assumiu a Prefeitura, há 19 meses, o arquiteto Jaime Lerner levou como uma das novas idéias o desenvolvimento de um programa intitulado "Unidades de Vizinhança", com características especiais, destinada a aproximar as comunidades do Executivo, formar lideranças e realizar programas objetivos de trabalho. Problema políticos e incompreensão de alguns setores impediram que o projeto, em sua totalidade, fosse desenvolvido até agora, embora seja dos mais coerentes e felizes, entre os muitos que Lerner idealizou.

Pehr, o supersueco com seus 2 relógios

Pehr G. Gyllenhammar, 46 anos, há 8 anos na presidência do grupo Volvo, chegou no Rio na manhã de quinta-feira, 4, e, poucos minutos depois, viajava num jato particular para Curitiba. Aqui só passou pela suíte presidencial do hotel Caravelle e seguiu para a fábrica que seria inaugurada pelo presidente João Figueiredo. Pela primeira vez - visitou as instalações onde já foram investidos quase US$ 140 milhões, reuniu-se com os diretores - suecos e brasileiros, discutiu alguns projetos e almoçou.

Concurso revela os novos dramaturgos

Quase que paralelamente ao julgamento do 11º concurso de dramaturgia do Serviço Nacional de Teatro, no Rio de Janeiro, realizou-se em Curitiba o julgamento do I concurso paranaense de dramaturgia, instituído pela Secretaria da Cultura, através da Fundação Teatro Guaíra, para estimular os autores do Estado.

Tom Horn, a última cavalgada de MacQueen

Os mocinhos estão cavalgando novamente nas telas a julgar pelas produções americanas que estrearam este ano nos Estados Unidos e que, agora, começam a chegar ao Brasil: "Tom Horn" já em exibição (Cine São João, permanecendo em segunda semana a partir de amanhã), "Cavalgada de Proscritos" - mais uma revisão da saga de Jesse e Frank James, programado para breve, sem contar "Bronco Billie", que Clint Eastwood interpreta e dirige, inspirado na vida do famoso vaqueiro que se tornou herói dos primeiros bangue bangue de Hollywood.

Observatório

Amanhã, ao entardecer, uma homenagem dos amigos e admiradores do Divino Cartola, falecido há uma semana: na Igreja da Ordem, missa em sufrágio de sua alma. A iniciativa partiu de vários amigos, coordenador por Cláudio Ribeiro, que há 3 anos, quando Cartola passou por Curitiba, dentro do Projeto Pixinguinha, recebeu do mestre alguns conselhos na arte de compor um samba. Junto com o arquiteto (e parceiro) Homero Rebolli, Cláudio soube aprender o que Cartola transmitiu - e a ele dedicou um belo samba.

Nordestinados, um álbum fotográfico

Nunca esqueço o exemplo de Elomar Figuera de Melo: há 7 anos, seu "Das Barrancas do Rio Gavião" (Philips, produção de Roberto Santana) passou despercebido e só no ano passado, com "Na Quadrada das Águas Perdidas" teve o reconhecimento nacional, especialmente através da premiação pela Associação Paulista de Críticos de Arte como personalidade do ano, área MPB. Hoje Leomar é um artista famoso e que acaba de ter o seu show com o pianista Arthur Moreira Lima lançado em elepê pela Marcus Pereira, infelizmente atualmente sem divulgação no Paraná.

Paulistas

Uma vez, lá por 1962, o eterno Vinícius declarou que "São Paulo era o cemitério do samba. Pra que o poetinha foi dizer isto!

Jazz

Felizmente as (excelentes) edições da Basf, multinacional conglomerado industrial que desativou seu setor fonográfico, estão saindo no Brasil pela Copacabana. E graças a isto pode-se adquirir algumas das melhores gravações feitas por Oscar Peterson e do excelente grupo vocal The Singers Unlimited. Com o pianista Peterson, acompanhando por Orsted - Pedersen (baixo) e Louis Hayes (bateria) temos "Great Connection", com sete faixas: "Younger Than Springtime", "Where Do We Go From Here", "Smile", "Soft Winds", "Just Squeeze Me", "On The Trail" e "Wheatland".

Reencontro de Amauri e memórias políticas

Quando o ex-ministro Amaury Silva entrou na sala do restaurante Guilhobel, onde se localiza a chamada mesa da diretoria, às 16,15 horas de sábado, 6, foi recebido com aplausos, em pé, por uma dezena de pessoas.

No livro da Boca, a presença feminista

O jantar de confraternização que marcará o 25º aniversário da Boca Maldita (sábado, 13, na Sociedade Thalia) poderá ter, este ano, ao menos uma presença feminina: da socióloga e professora Maria de Lourdes Montenegro, uma das mulheres mais inteligentes e atuantes da cidade, atualmente integrando a equipe de apresentadores da Rádio Cidade.

Artigo em 10.12.1980

Celso Locker, 33 anos - advogado, compositor e letrista, a exemplo de muitos outros talentos, começou cantando no Clube Mirim M-5, na Rádio Guairacá, nos anos 50. E na "Voz Nativa da Terra dos Pinheirais" aprendeu a administrar a dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, artistas da maior popularidade no Estado.

Artigo em 10.12.1980

Depois do "Aprenda a Nascer com os Índios" (Editora Brasiliense, 19979), o médico Moisés Paciornick está escrevendo novo livro: "Aprenda a Viver com os Índios", ainda sem editor contratado. Outro ensaio, a meio caminho andado, é "Erros Médicos". Em ambos, o estilo ameno, bem-humorado, que caracteriza suas crônicas - que há anos vem publicando na imprensa, e onde transmite sua visão do mundo, da medicina e, nos últimos anos, da vida indígena, que aprendeu a observar. Na semana passada, Moisés soube que seu filho, Cláudio, 27 anos, também médico, está agora no Nepal.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br