Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1991 - Maio)

Mentiras oficiais para justificar a violência

Roberto Nascimento, amigo de Gonzaguinha desde seu início de carreira no final dos anos 60, músico e arranjador da Rede Globo de Televisão, foi, com sua noiva curitibana, a psicóloga Silvana Marchesini, convidada especial do artista para assistir ao seu show na noite de sábado, 20, no Teatro Paiol. Ao nosso lado - onde também se encontrava o radialista, animador cultural e compositor Cláudio Ribeiro e sua esposa, Gracinha, tínhamos reservado espaço para que o cinegrafista Rafael Brenner Silva, pudesse fazer o registro do espetáculo "Cavaleiro Solitário".

É, Gonzaguinha, a gente quer viver com respeito

"É a gente quer viver pleno direito a gente quer viver todo respeito a gente quer viver uma nação a gente quer ser um cidadão" ("É", 1988) xxx

"Havana" e comédias entre as opções

Além da retrospectiva Peter Lilienthal e "Cidadão Kane", a semana tem três novas atrações: "Havana", de Sidney Pollack (Condor); de Alan Alda (Itália) e Os Deuses Devem Estar Loucos II" de Jamie Uys (São João).

Josué e Zequinha, réquiem para músicos da província

Paralelamente ao crescimento da bibliografia da música brasileira, estimulada com o fato de que os dois mais importantes livros lançados em 1990 - "Chega de Saudade - A História e as Estórias da Bossa Nova" de Ruy Castro (Companhia das Letras, 463 páginas) e Noel Rosa: Uma Biografia" de João Máximo e Carlos Didier (Editora da Universidade de Brasília, 533 páginas) estarem tendo sucessivas edições esgotadas - acontecem também publicações menos badaladas - mas igualmente importantes.

Aristides e França, ausências sentidas

A bruxa está no ar! Morre Gonzaguinha numa estrada do Sudoeste. Curitiba vive um caos cultural. Duas pessoas que muito deram pela nossa cultura e arte também faleceram nos últimos dias, praticamente sem que a comunidade fosse lembrada de suas contribuições à música e ao cinema. Em Curitiba, dia 19 de abril, faleceu Aristides Severo Athayde, professor da Universidade Federal do Paraná, principalmente apaixonado pelos clássicos, um dos idealizadores e fundadores do Pró Música de Curitiba, em março de 1963 - e seu presidente por muitos anos.

Laís traz Sivuca e Glória para shows

Laís Mann é daquelas mulheres em permanente estado de criação. Atriz em sua juventude - há 26 anos, quando Flávio Tambelline (19-27-1976) veio a Curitiba aqui rodar um dos episódios de "Um uísque antes... um cigarro depois", foi escolhida pra um dos principais personagens, Laís se revelaria, nos anos 70, como uma das nossas mais brilhantes tv-women, dividindo com Jamur Junior e Jota Jota, o programa "Show de Jornal" com o qual a TV-Iguaçu fez a mais corajosa oposição ao atrapalhado governo Haroldo Leon Perez.

Bajulação luterana

- Lutero Rodrigues, um paulista que embora resida em São Paulo, consta da folha de pagamento da Fucucu com um gordo salário como um dos regentes da Camerata Antíqua, aproveitou o concerto do pianista Artur Moreira Lima, na noite de terça-feira última, para bajular a assistente social Celise de Niero, diretora de ação cultural daquela instituição.

Cinemateca mutilada com a intolerância cultural

Implantada na administração do engenheiro Saul Raiz e inaugurada há dezesseis anos - exatamente em 15 de março de 1975 - a Cinemateca do Museu Guido Viaro vive a maior crise de sua existência.

Xavier, o caçador de filmes perdidos

Há 16 anos, quando Valêncio Xavier, 58 anos completados dia 21 de março, idealizou a criação de uma Cinemateca em Curitiba, pensou alto. O fato de existirem apenas duas outras Cinematecas em nosso país, e a implantação de uma unidade destinada a basicamente conservar e difundir filmes, exigindo uma infra-estrutura que poucas cidades oferecem, não o assustou.

Wynton faz trilha antológica homenageandoDuke Ellington

Com apenas 30 anos de idade - a serem completados no dia 18 de outubro, Wynton Marsalis é hoje o maior nome do pistão. Nascido em New Orleans, filho de uma família musical - o pai é pianista de jazz Ellis e o irmão, Branford, também está hoje já com uma carreira consagrada. Wynton não ficou apenas no jazz. Sua coleção de premiações - incluindo vários Grammy e dezenas de discos de ouro - o consagra também como um músico erudito.

Os melhores blues com o talento de Marsalis

Enquanto o irmão Wynton estréia como autor de trilha sonora em "Tune In Tomorrow", uma produção recém concluída pelo Cinecom Entretainment Group, seu irmão mais velho, Branford, 31 anos, também está presente com outra magnífica trilha sonora: "Mais e Melhores Blues", do energético e político Spike Lee (lançamento ainda com selo CBS, 1990, mas só após o filme ter sido exibido no Brasil, merecendo maior atenção).

Stallone continua saga do "Rocky" com som pop

Sylvester Stallone promete que não vai mais encarnar "Rambo", mas nada diz em relação a Rocky. Afinal, o boxeador ítalo-americano que lhe valeu sair do zero para o sucesso há 15 anos, com direção do talentoso John G. Avidsen, já chegou ao quinto filhote - sempre com excelentes bilheterias.

O longa-metragem de ideal, esforço e amor pelo cinema

Para não ficar apenas na pesquisa, preservação de filmes e cursos práticos de cinema, Valêncio Xavier também conseguiu estruturar uma programação diária de exibições.

O adeus do "chefão" musical Carmine na tilha de Francis

A morte do compositor e regente Carmine Coppola, no último dia 26 de abril, em Los Angeles, de apoplexia, aos 80 anos, faz com que a edição da trilha sonora de "O poderoso chefão - III" (Sony music, março/91) adquira ainda maior interesse. Afinal, esta foi a última sound track que o veterano maestro-compositor, pai do diretor Francis, criou e regeu.

Cursos que formaram os novos cineastas

Paralelamente ao trabalho de pesquisa, preservação e guarda do que fosse possível da memória filmada do Paraná - o que por si só justificaria a sua presença nos quadros culturais do Paraná - Valêncio Xavier, com sua visão de pioneiro da televisão curitibana ( a partir de 1960, foi um dos mais ativos roteiristas e diretores da TV-Paraná, passando depois para o Canal 12-TV Paranaense) se preocupou em abrir espaços para uma nova geração interessada em fazer cinema.

"Ghost" trouxe de volta às paradas "Unchained Melody"

O fenômeno de bilheteria "Ghost - O outro lado da vida", que há quatro meses em exibição em Curitiba (cine Lido I, 5 sessões) tem rendas cada vez maiores, provocou que uma composição de Zareth-Morth, dos anos 40 - "Unchained Melody', voltasse à evidência. Tema-romântico desta comédia bilionária de Jerry Zucker, na interpretação de The Righteous Brothers, fez com que também a trilha sonora (BMG/Ariola) subisse entre os discos internacionais mais vendidos, estimulando, inclusive o fortalecimento do setor de trilhas sonoras - que sempre tem um público fiel.

Programas especiais de música

A Rádio Estadual do Paraná, numa promoção da Sociedade de Estado da Cultura, apresenta a seguinte programação, para a semana de 6 a 12 de maio:

Viaro deixa Teatro Guaíra por excesso de burocracia

Enquanto pessoas incompetentes e despreparadas agarram-se ao poder na área cultural do município, o governo Roberto Requião registra sua primeira perda: sexta-feira, às 16h45, o advogado Constantino Baptista Viaro, 51 anos, entregou nas mãos da secretária Gilda Poli, da Cultura, a sua carta com pedido de demissão, irrevogável, da Superintendência da Fundação Teatro Guaíra.

Arbitrariedades culturais preocupam prefeito Jaime Lerner

Com uma dignidade e ética que, infelizmente, falta na cúpula da Fundação Cultural de Curitiba, o prefeito Jaime Lerner está preocupado com a grave crise pela qual já passou o organismo cultural do município.

Orcy, aquele que teve a idéia da Linha Vermelha

No sábado, 4, pela manhã, ao inaugurar as "Pegadas da Memória" - o roteiro para se conhecer, a pé, os 60 pontos de maior interesse no centro de Curitiba - o prefeito Jaime Lerner em seu discurso, fez questão de lembrar os nomes do casal Orcy e Elisabeth Stunn, convidados de honra para o acontecimento.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br