Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Rede Manchete

Rede Manchete

Um museu com a arte e a tecnologia dos perfumes

Como o perfume tem história, tecnologia, charme e encanto - refletindo-se nas várias artes, o industrial Miguel Krigsner, presidente do Boticário - hoje uma das maiores empresas do Paraná -, decidiu investir mais de US$ 2 milhões num projeto originalíssimo: o Museu do Perfume. Será o segundo do mundo. "Só temos notícias de um existente em Grasse, no Sul da França - justamente na Côte d`Azur, onde se concentram as mais famosas fábricas de [perfumaria] do mundo - explica Eloy Zanetti, diretor de comunicações da empresa.

A Estadual mantém programação mas ouvintes estranham hora religiosa

A coluna em que denunciamos a mudança da programação da Rádio Estadual do Paraná - que na busca de melhor Ibope ameaçava substituir a difusão do que há de mais significativo na música (nacional e internacional) pelo brega e som de consumo, felizmente teve repercussão. A secretária Gilda Poli, da Cultura - pasta à qual está subordinada a Fundação Rádio e TV Estadual do Paraná - recortou a coluna e despachou à direção da emissora, com algumas observações. xxx

O cinema brasileiro fica de fora dos lançamentos

Assim como a chamada lei da Obrigatoriedade foi o grande cavalo-de-batalha da indústria cinematográfica brasileira a partir do final dos anos 60 - e especialmente na década de 70 - a questão repete-se com a reserva de mercado para os filmes brasileiros junto ao segmento do vídeo. A questão é ampla, complexa e polêmica mas deve ser discutida! Os realizadores brasileiros conseguiram, após muita luta, chegar até a 140 dias/ano para que os filmes produzidos em nosso país fossem exibidos no circuito comercial.

harry connick Jr., ou o Sinatra da década de 90

Especulações não faltam: quem substituirá a Frank Sinatra, a maior voz do show busines americano - e mundial, por certo? Embora The Voice não tenha pendurado as chuteiras em definitivo - embora, aos 75 anos, completados a 12 de outubro último (naturalmente com uma festa extraordinária no Madison Square Garden, New York, transmitida pela Rede Manchete no Brasil), já dê mostras de estar na reta final, há muito que muitos sonham com o trono do cantor que, neste últimos 50 anos, mais embelezou a música romântica.

No campo de batalha

O jornalista Wilson Cunha, produtor-apresentador de "Cinemania" (Rede Manchete, sábado e segunda-feira) vem hoje a Curitiba para a pré-estréia de "O Príncipe das Marés" (Prince of Tides), estrelado e dirigido por Barbra Streissand (22 horas, Cine Plaza, ingressos dirigidos).

As histórias de guerra que Helena Salem viveu

Dentro do jornalismo cultural, Helena Salem é uma das profissionais de maior destaque. Dedicando-se a área cinematográfica, não se limitou ao exercício crítico e a cobertura de festivais nacionais e no Exterior, mergulhando em projetos maiores - como um magnífico livro sobre Nelson Pereira dos Santos e um trabalho de pesquisa para a série de TV sobre o Cinema Nacional, dirigida por Walter Salles Jr., para a Rede Manchete e que resultou num belíssimo livro.

Os sonhos de quem quer trabalhar com imagens

Vitória - Em cada cabeça de cineasta um sonho: conseguir chegar um dia ao longa-metragem. Entre o sonho e a realidade, uma longa distância - aumentada ainda mais nos últimos anos em que a produção do cinema brasileiro que já chegou a ultrapassar 100 títulos/ano caiu para níveis quase zero.

Um debate sobre os caminhos do vídeo no momento brasileiro

Vitória - Qual a importância do vídeo no Brasil, neste momento em que a indústria cinematográfica parece totalmente neutralizada, sem novas produções em andamento? Qual o mercado que realizadores de vídeo não comerciais voltados a ficção, documentários ou experimentais, podem encontrar para mostrar o seu trabalho à platéia mais ampla? Estas - e muitas outras questões estão sendo debatidas e discutidas neste I Festival Nacional de Vídeo de Vitória, que se encerra amanhã, com a exibição na "Praça dos Namorados" e outros espaços da capital capixaba dos vídeos premiados.

Espírito Santo, um novo pólo cinematográfico

Vitória - Sem tradição anterior na produção cinematográfica, o Espírito Santo passou, nos últimos meses, a ser visto como esperança para alguns realizadores, sempre em busca de recursos para seus projetos. O primeiro a encontrar o mapa foi o mineiro Paulo Thiago ("Jorge, um Brasileiro"), que aqui rodou a comédia "Vagas para Moças de Fino Trato", da peça de Alcione Araújo - uma das poucas produções em andamento no Brasil neste momento.

Município gasta Cr$ 5 milhões para discutir o que é a ética

Apesar da repercussão que o oportuno e corajoso pronunciamento do professor Alvino Moser, mestre-adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná provocou nos meios universitários, após a divulgação de seu texto no "Almanaque" ("O Estado do Paraná", 26/03/91), o curso "Ética", que sob os auspícios da Secretaria Municipal de Cultura, inicia no próximo dia 8, deve merecer ainda outros questionamentos.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br