Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS O Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo

Artigo em 18.06.1992

A presença de Marcia Simões, professora e artista plástica, na Pró Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, está se refletindo em bons projetos, apesar das dificuldades orçamentárias da octagenária universidade. Uma delas é a segunda edição do Festival de Inverno (Antonina, 4 a 11 de julho), que este ano dará grande ênfase à área de música popular. Por exemplo, Roberto Nascimento, compositor, violonista, músico de vivência internacional e que há quase dois anos vive em Curitiba (sem ter o aproveitamento merecido) orientará o curso "Da fase de ouro a Bossa nova".

Quem é, afinal, mr. Ovits, o mais poderoso dos agentes de Hollywood

A divulgação na página de domingo sobre as 100 pessoas mais poderosas na Hollywood dos anos 90, conforme o levantamento da revista "Premiére", em sua edição de maio, fez com que mesmo os mais atualizados cinéfilos ficassem surpresos com o nome do homem que, entretanto pela primeira vez neste power poll da indústria do entretenimento visual, conseguiu o primeiro lugar: o superagente Michael S. Ovitz.

Wanderley, sem lágrimas, o homem, o profissional e uma oração testamento de Adeus!

"A Morte é a grande pergunta e a final e grande resposta de todos os credos... "(José Wanderley Dias, em sua última crônica. "Quando eu morrer", coluna "A Vista do Meu Ponto", página 5, 1º caderno, edição de ontem, 10/07/92, da "Gazeta do Povo"). Ontem, perla manhã, ao ler meus textos em O Estado do Paraná, deparando-me com habituais erros de imprensa - frases cortadas, palavras modificadas, pequenos empastelamentos, lembrei-me de Wanderley Dias. "Ao menos ele, deve estar aumentando seus álbuns de enganos de imprensa..."

"Sonata" de Kurosawa é a melhor estréia da semana

Quatro estréias - entre as quais uma com amplas condições de figurar entre os melhores lançamentos do ano, nesta semana em que a divulgação dos indicados ao Oscar-92 faz com que as bilheterias dos nominations já em exibição - como "JFK - A Pergunta que não quer Calar", de Oliver Stone (Astor/Cinema I) ganhem substancial reforço promocional. Outros filmes indicados, como "Bugsy" e "O Príncipe das Marés" - já estão tendo pré-estréias e chegam ao circuito dentro de poucos dias.

"O Saci", um brasileiríssimo personagem, retorna em vídeo

Assim como na música há autores que se consagram com apenas uma música - e praticamente nada mais compõe depois (exemplo, Alberto Helena com "Helena, Helena", 1967), no cinema também há diretores que entram na história com apenas um filme. É o caso do paulista Rodolfo Nanni, 68 anos, citado em obras referenciais do nosso cinema por seu brasileiríssimo "O Saci", realizado há 40 anos. Apesar de ter feito um segundo longa-metragem ("Cordélia Brasil", 1971), baseado na peça de Antônio Bivar, que teve problemas com a censura), é "O Saci" que lembra ao seu nome.

"Noções Unidas", o riso da realidade brasileira

Uma charge de Dante Mendonça na primeira página de O Estado do Paraná vale às vezes por um editorial. As colunas de Millor Fernandes no "Jornal do Brasil" e "Isto É" assustam mais aos políticos do que furiosos editoriais d' "O Estado de São Paulo". O humor sarcástico de Jô Soares - seja na revista "Veja" ou no seu talk show na SBT/TV Iguaçu, conquistam cada vez maiores faixas de audiência.

561 disputando bons prêmios em Brasília

Nada menos que 561 trabalhos foram inscritos para o 23º Concurso Literário / Prêmio Brasília de Literatura, que distribuirá mais de Cr$ 10 milhões nas diferentes categorias. O gênero poesia recebeu o maior número de inscrições (311), seguido pela categoria infanto-juvenil (158) e em terceiro por conto (92).

O velho Cocker retorna sem precisar a ajuda dos amigos

Enquanto no Brasil, os grandes nomes da música do passado são esquecidos precocemente - e só graças a idealistas como Leon Barg é que tantos valores da época de ouro podem ser ouvidos em CDs - no próprio mundo do rock, tão mutável em seu consumismo, veteranos tem sua vez.

A guerra dos meninos

No dia 4 de agosto, um domingo que antecedeu a abertura do 19º Festival de Gramado do Cinema Brasileiro, uma magnífica reportagem do jornalista Roldão Arruda, no "O Estado de São Paulo", denunciava a morte de centenas de crianças. Coincidentemente, três dias depois, o público que assistia ao documentário "A Guerra dos Meninos", um dos médias em competição, via na tela as imagens sobre a tragédia que, indiretamente, o jornalista havia se referido.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br