Stan Getz
A música da velha Itália e as rumbas com Lecuona
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 18 de agosto de 1991
Paralelamente ao CD de Pedro Vargas e ao elepê, em vinil com 14 clássicos de repertório de Libertad Lamarque ("A Dama do Tango"), Leon Barg, da Revivendo, sempre em seu idealismo cultural de trazer para ouvidos mais jovens (e alegrar os mais idosos) - grandes vozes, também colocou nas lojas especializadas três intérpretes de épocas e públicos específicos, hoje totalmente esquecidos mas que tiveram sua importância.
Ella & Louis, em dois momentos históricos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 24 de fevereiro de 1991
Um dos maiores prazeres que o CD/fita cromo dá aos que curtem a melhor música é de ouvir, novamente, gravações antológicas, por iluminados criadores já falecidos - ou então envelhecidos e praticamente aposentados - criaram no auge de suas carreiras. Uma dupla satisfação a quem reconhece em Ella Fitzgerald (às vésperas de seu 73º aniversário a ser completado no dia 25 de abril) - com gravíssimos problemas de saúde, em dois momentos históricos registrados com aquele que foi o popular e conhecido pistonista, cantor e compositor de todos os tempos, Louis Armstrong (1900-1971).
No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 05 de dezembro de 1990
Carlinhos Lyra e o Quarteto em Cy, convidados pelo professor Phil Young, jantaram domingo, após o show no Centro Cultural do Portão, no Baviera. Phil, 50 anos, 23 de Brasil, conheceu Lyra em Nova Iorque, em 1963, apresentado por Stan Getz e, na ocasião, aprendeu com ele as posições de "Você e Eu", no violão. Apaixonou-se pela Bossa Nova e veio morar no Brasil - inicialmente em Vitória, depois Curitiba, onde hoje tem a melhor escola de inglês.
Agora, os melhores do jazz em edições laser
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 14 de outubro de 1990
Se faz lançamentos na área mais popular - como o álbum The Cleebanoff Strings & Orquestra ("Besame Mucho"), com 20 hits de várias épocas, abre uma série para Blues com diferentes intérpretes - que merecerá registro posterior - o forte da Imagem, além dos clássicos, são os discos de jazz. Desde a música das big bands - como a de Harry James, (1916-1983), com seus 14 standards mais conhecidos a partir do prefixo "Ciribiribin" - ao raro álbum com Chet Baker (1929-1988) cantando - o catálogo da Imagem é rico e diversificado.
Tags:
- Alone Together
- Aquarela do Brasil
- Ary Barroso
- Baden Powell
- Benny Goodman
- Besame Mucho
- Billie Holiday
- Bossa Nova
- Chet Baker
- Django Reinhardt
- Easy Living
- Ella Fitzgerald
- Embraceable You
- Eu Vim da Bahia
- Fats Waller
- Férias de Amor
- Festival de Montreaux
- Gene Krupa
- Harry James
- I Can
- I Won
- João Gilberto
- Jonas Silva
- Joshua Logan
- Kenny Clarke
- Lady Sings The Blues
- Lester Young
- Lover Man
- Lush Life
- MPB
- My Funny Valentine
- My Man
- Oscar Peterson
- Samba de Uma Nota Só
- Someone To Watch Over Me
- Stan Getz
- The Lady Sings The Blues
- Vinícius de Moraes
O jazz saboroso que Cuba exporta
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 15 de outubro de 1989
Cuba não é apenas sinônimo do (melhor) charuto e socialismo tropical mas, sim, sonoramente, um ilha de grande riqueza como se prova através dos gêneros & talentos musicais que ali surgiram. Se a Nova Trova Cubana - com Sílvio Rodriguez e Pablo Milanez - explodiu na última década, graças à ponte cultural que Chico Buarque (e outros intelectuais do primeiro time) souberam construir - há também outros criadores notáveis da música cubana, sem folclorismos & concessões que começam a acontecer mundialmente.
Tags:
- Airto Moreira
- Art Blakey
- Benny Carter
- Bill Evans
- Billy Cobham
- Chick Corea
- Chico Buarque de Hollanda
- Dizzy Gillespie
- Flora Purim
- Glauber Rocha
- Glenn Miller
- Hotel Nacional
- IV FestRio
- Joan Manuel Serrat
- João Gilberto
- Leo Brouwer
- Maurice Andre
- Maynard Ferguson
- Mercedes Sosa
- MPB
- Ney Sroulevich
- Pablo Milanez
- Roberto M
- Silvio Rodriguez
- Stan Getz
- Violeta Parra
- Warner/WEA
- Woody Shaw
- Wynton Marsalis
Do barquinho ao avião, uma história por especialistas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 26 de março de 1989
A Bossa Nova, pelo seu significado cultural, pela permanência que trouxe à MPB - rompendo tabus e dando bases a toda uma geração que nela soube beber as melhores influências - até hoje mereceu mínima bibliografia. Ramalho Neto, na época diretor artístico da RCA (hoje BMG/Ariola), foi o primeiro a tentar uma biografia do movimento chamado "Historinha do Desafinado" - obra há muito esgotada. Alguns outros pesquisadores e ensaístas voltaram-se bissextamente ao tema, mas sem um estudo de maior fôlego.
Tags:
- A Bossa Nova
- Antônio Carlos Jobim
- BMG/Ariola
- BN
- Bossa Nova
- Brasil Musical
- Chase Manhattan Bank
- Christina Gurjão
- Editora da Universidade de Brasília
- Época de Ouro
- FestRio
- Garota de Ipanema
- Historinha do Desafinado
- João Gilberto
- João Luiz de Albuquerque
- João Máximo
- Milton Banana
- MPB
- Noel Rosa
- Paulo Mendes Campos
- Projeto Lucio Rangel de Monografias
- Ramalho Neto
- Ronaldo Boscoli
- Sérgio Mendes
- Stan Getz
- Tarik de Souza
- The Girl From Ipanema
- Tião Neto
- Última Hora
- Vinícius de Moraes
Mesmo com a crise, CD ampliou o seu mercado
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 30 de abril de 1989
Se alguém tem dúvidas de que nem tudo vai mal neste país, um indicador de que em época de crise o som vai bem: nos três primeiros meses deste ano já foram lançados nada menos que 170 títulos de CDs - o que somada à produção de abril, completa mais de 200 produtos novos em catálogo. Considerando que o custo de um CD está variando de NCz$ 15 a NCz$ 40,00, é de se imaginar que um razoável público de bom poder aquisitivo está absorvendo as edições que as gravadoras vêm fazendo de um produto sofisticado e destinado àquele que seria, a princípio, para a classe A.
Miúcha e Francis num show que devolve a MPB ao Paiol
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de julho de 1989
A responsabilidade sempre foi enorme. Irmã de um monstro sagrado da MPB - Chico, de família de intelectuais e músicos, mulher por muitos anos do "papa" (perdoem o lugar comum, mas não já jeito de evitá-lo) da Bossa Nova - João Gilberto, e mãe também de uma graciosa cantora - Bebel. Portanto, Miúcha é daquelas pessoas a quem, mais do qualquer outra, se cobra uma performance artística maior. Capaz de inibir mesmo a mais segura das pessoas.
Tags:
- Ana Maria
- Antônio Carlos Jobim
- Atrás da Porta
- Bossa Nova
- Buarque de Holanda
- Chico Buarque de Hollanda
- David Raskin
- Dois Maridos
- Dona Flor
- Francis Hime
- João Gilberto
- Lalo Schifrin
- Maria Amélia
- Maria do Carmo
- MPB
- MPB do
- Paulinho da Viola
- Paulo Vanzolini
- Rio Branco
- Rui Guerra
- Sérgio Buarque de Holanda
- Stan Getz
- Último Canto
- Vinícius de Moraes
Um musical de Demy com o grande Yves Montand
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 01 de dezembro de 1988
Rio de Janeiro - Jacques Demy é identificado no cinema francês como uma espécie de Vicente Minelli do musical. Até o grande público lembra de "Os Guarda-Chuvas do Amor" (Les Parapluies de Cherboug), realizado há 25 anos, com um dos mais belos momentos do cinema - no qual as canções substituíram totalmente os diálogos, numa história plena de beleza.
Tags:
- Alemanha Ocidental
- Baden Powell
- Celeste Beaumont
- FestRio
- Francis Mankiewicz
- Gabriel Arcand
- Gerard Corbiau
- Jacques Demy
- João Gilberto
- Les Parapluies de Cherbourg
- Les Portes Tournantes
- Michel Legrand
- Midnight Movies
- Monique Spaziani
- O Cantor de Jazz
- O Declínio do Império Americano
- Os Guarda-Chuvas do Amor
- Peer Raben
- Samba Triste
- Stan Getz
- Tucano de Prata
- Yves Montand
Duke & as big bands
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 31 de julho de 1988
Maior entre os melhores, Duke Ellington (1899-1974), também vem tendo momentos culminantes de sua obra colocadas no Brasil pela CBS - e aos quais se acrescenta "Up Town", com gravações do período de julho de 1951 a agosto de 1952, época em que as big-bands começavam a sofrer problemas econômicos e os grandes solistas formaram pequenos conjuntos.