Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Sigla/Som Livre

Sigla/Som Livre

O modificado som do Carnaval brasileiro

Há mais de quinze anos que os registros musicais do Carnaval são melancólicos. A lamúria é sempre a mesma: só se canta as marchinhas e (alguns) sambas do passado, especialmente dos grandes mestres – como Lamartine Babo e João de Barro.

Artigo em 17.01.1982

Surpreendentemente, foi um frevo ("Muito Prazer", João Paraná/Panchito Arabé) que venceu o Abre-Alas – Festival de Música de Carnaval, em sua 2a edição, encerrada na semana passada. Para os paranaenses, o frevo é um gênero praticamente desconhecido – apesar de seu calor e vibração, o que pode explicar o engano que Paraná/Panchito cometem na primeira fase de sua música ("O frevo nasceu na Bahia)

Quase mil anos da jovem MPB com as Cantoras do Rádio e Meninos do Rio

Está na mãos da [Sra.] Marlene Montenegro, administradora-programadora do auditório Maria José Andrade Vieira - e, naturalmente, na sensibilidade da presidente da Fundação Cultural Avelino Vieira, a elegante Maria Cristina Vieira, a realização em Curitiba de dois eventos do maior significado para a memória da música brasileira: a promoção de temporadas de "As Cantoras do Rádio" e a estréia de "Os Meninos do Rio", reunindo quase mil anos de talentos de nossa mais autêntica MPB.

Santo Morales e o bolero que sempre embala amores

Vamos ser sinceros! Quem, na faixa acima dos 35 anos, que ainda prefere a boa bebida ao invés da droga, a música com harmonia ao [ensurdecedor] rock-pop etc. e ainda acredita que melhor do que uma mulher (ou homem, no caso das mulheres) só em dose dupla, que não encontra o momento certo para ouvir um bom bolero?

Little Richard & Chuck Berry revival

Uma gravação documental, marcante, lançada pela Sigla/Som Livre em uma coleção que, se espera, possa ter seqüência ("Rare Cordings For Collector's Delight"): "Greatest Hits" reunindo Little Richard e Chuck Berry.

De Bonnie aos ciganos, e consumo discográfico

Bonnie Tuler, uma cantora pop que tem um público fiel, retorna após uma ausência de três (Bitterblue", BMG). Vem cercada de autores, produtores, músicos e técnicos especializados no sucesso descartável, capaz de emplacar faixas nas paradas. Por exemplo, quatro das 14 músicas foram escritas e produzidas por Giorgio [Moroder], o homem que em Munique, anos atrás, deslanchou o modismo "Discoteque Sound". Na faixa "Heaven is Here", há um dueto entre Tyler e [Morder] e em "Thill The End Of Time" ouve-se o vocal de Dan Hertman.

Tereza Batista traz as novas e maravilhosas músicas dos Caymmis

Depois de excelente álbum da Família Caymmi, gravado em Montreaux, Suiça - lançado pela Polygram (e já entre os candidatos a um dos dez melhores do ano), a trilha sonora de telenovela "Tereza Batista" (Sigla/Som Livre) encarrega-se de tornar mais conhecidos algumas das melhores faixas daquela produção registrado ao vivo, além de catipultuar também "Amazon River", "The Wraith" e "The Desert" de (e com) Dori Caymmi de excelente álbum "Brasilian Serenata" (WEA), lançado apenas em CD e que, produzido nos EUA em 1991, ganhou indicação ao Grammy na categoria de "melhor álbum world music"
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br