Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Pedro II

Pedro II

Observatório

A Secretaria da Cultura e Esportes promove o Abre Alas , concurso de músicas de carnaval, a Prefeitura de Curitiba destina generosas verbas para as nossas escolas-de-samba, mas falta ainda muita organização para os carnavalescos. Tanto falta que até ontem, nem o presidente da comissão organizadora do Carnaval 82, Nelson Santos, sabia quais os enredos das principais escolas da cidade.

Curitibana Lygia faz tese sobre loucura na paulicéia

Dona Pompilia Lopes dos Santos, na lucidez de seus 92 anos a serem comemorados em 7 de agosto, feliz da vida ao saber que uma de suas 22 netas ganha projeção nacional na área intelectual: a psiquiatra Lygia de França Urquiza, 34 anos, teve aprovada na Faculdade de Ciências Médicas da Unicampo, em 13 de dezembro, uma tese que tem provocado muito impacto ( "Um tratamento para loucura: contribuição histórica à emergência da prática psiquiátrica no estado de São Paulo"). xxx

O Paraná no livro de fotos de Ferrez editado nos EUA

Em dezembro último, visitando o Museu de Arte Moderna de Nova York, o advogado Luís Roberto Soares, ex-secretário da Cultura do Paraná, como faz habitualmente em suas viagens ao MoMa deteve-se em sua imensa livraria que oferece lançamentos na área artística de várias partes do mundo. Um volume encadernado, editado pela University of New Mexico Press, de Albuquerque, lhe chamou imediatamente atenção: "Photography in Brazil - 1840-1900" de Gilberto Ferrez.

Viriato e Schwanke irão para a Bienal

Um destaque merecido: Edilson Viriato, 25 anos, paranaense de Paraíso do Norte, foi o único representante do Paraná selecionado para a 21ª Bienal Internacional de São Paulo a partir do dia 21 de setembro. É também ao lado de Fúlvio Marquezi, igualmente com 25 anos, o mais jovem participante desta mostra, que mesmo com todos os problemas que vem enfrentando continua a ser o maior evento das artes plásticas do Brasil.

No campo de batalha

O vereador Mário Celso, vice-presidente da Câmara Municipal, subiu a tribuna na sessão de terça-feira, 27, para comentar, com muito humor, o seu passado de perigoso comunista. É que a exemplo de centenas de outras pessoas, solicitou ao Arquivo Público a sua ficha que existia nos arquivos da DOPS e recebeu nada menos que 47 páginas "repletas de deduragem, infâmias, besteiras e estupidez daquele órgão de repressão".

O grande retorno de Johnny Alf

Entramos no último mês do primeiro semestre de 91 e as perspectivas musicais continuam limitadas. Difícil será relacionar dez lançamentos de MPB que mereçam destaque feitos nestes cinco primeiros meses do ano e, entre eles, estariam, sem dúvida, apenas gravações de gente já conhecida - até obras póstumas, como os dois belíssimos elepês deixados por Elizeth Cardoso (1920-1990), produzidos pelo incansável Hermínio Bello de Carvalho e que só agora estão chegando às lojas graças a Sony Music (ex-CBS).

Um laboratório sem teto encaixotado no depósito

- "O que mais fez com que Eny ficasse doente foi o fato de ela ter sido afastada daquilo que mais ama: o ensino". Com a devoção que dedica há mais de 25 anos a sua mestre e amiga, a capixaba Noemia Leal, faz uma confidência: - "Desde que Eny deixou de exercer o seu trabalho diário no ensino, sentiu-se amputada. Especialmente porque a idade nunca a impediu de trabalhar".

Uma homenagem ao antigo Gymnásio

A história do antigo Gymnásio está diretamente associada à da própria comunidade paranaense, sobretudo a curitibana, já que seus ex-alunos conseguiram - em sua grande maioria - projetar-se nas diversas carreiras profissionais que escolheram e se dedicaram. Assim como os mais renomados professores ditavam a formação intermediária no exigente colégio da época, seus estudantes souberam assimilar tal experiência para ajudar a ilustrar a história do Estado.

O romantismo de Laura, poeta negra da cidade

Se não fosse a memória de Helena Kolody talvez nunca mais fosse lembrado o nome de Laura Santos. A nossa maior poeta (que muitos insistem em chamar poetisa) em respeitadas entrevistas, sempre tem lembrado os méritos de Laura Santos, a única poeta que nasceu no Paraná e que morta há apenas nove anos, ficou totalmente esquecida dos "estudiosos" de nossa literatura, mesmo tendo três livros publicados em vida, todos em 1953. "Sangue Tropical" (que chegou a ser premiado pela Academia José de Alencar), "Poema da Noite" e "Desejo".

Moraes Neto revive valsas num espetáculo de Gersinho

Há algum tempo, Leon Barg estava em seu escritório quando teve a melhor surpresa ao receber um visitante inesperado: - "Boa tarde, meu nome é Moraes Neto!" Leon quase se assustou. Afinal, há muito desejava estabelecer um contato com o veterano cantor de rádio, mas não esperava, jamais, uma visita pessoal. Surpresa que aumentou quando ele anunciou: - "É que agora estou morando em Curitiba e não poderia deixar de procurá-lo para cumprimentá-lo pelo seu trabalho na "Revivendo".
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br