Santa Mônica
Observatório
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 23 de janeiro de 1982
fortes chapas oposicionistas terem se organizado para impedir o seu continuismo. Em simpática carta , o sr. Cini afirma que não está com "os bigodes de molho", conforme aqui registramos no último dia 16.
Diz o sr. Cini: "o nosso nome é indicado, por consenso geral é unanimidade, para o cargo de presidente do conselho da Sociedade Thalia Conciliação".
xxx
Forte Neto, o senhor técnico com 30 anos de experiência e prêmios
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 26 de abril de 1992
Em menos de 3 semanas, sem qualquer esquema político-promocional, o arquiteto e professor Luís Forte Neto teve uma surpresa das mais gratificantes: centenas de telefonemas, mensagens por fax e telex, cartas, telegramas e mesmo pessoas que o procuraram pessoalmente para lhe transmitir o maior apoio para que dispute a Prefeitura de Curitiba.
Tags:
- Álvaro Dias
- Banco de Brasília
- Caxias do Sul
- Centrais Elétricas do Sul
- Cidade Industrial de Curitiba
- Eduardo Gomes
- Estação Ferroviária
- Estação Rodoferroviária
- Forte Neto
- Foz do Iguaçu
- IAB
- Instituto de Pesquisas
- Ivo Arzua Pereira
- Jaime Lerner
- Litoral do Paraná
- Lubomir Ficinski Dunin
- Luís Forte Neto
- Omar Sabbag
- Paulo Pimentel
- Planejamento Urbano de Curitiba
- Prefeitura de Curitiba
- Presidente Prudente
- PST
- Raul Carneiro
- Região Metropolitana de Curitiba
- Rio Grande do Norte
- Roberto Requião
- Rubens Meister
- RVPSC
- San Sebastian
- Santa Mônica
- Sorbonne do Juvevê
- Universidade Federal
- Universidade Federal do Paraná
Vera, uma flauta para os americanos ouvirem
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 23 de fevereiro de 1992
Vera Guimarães é mais uma brasileira que optou pela única saída que muitos músicos encontram para nossa MPB os portões de embarque de Viracopos e do Galeão. Assim é que esta paulista formada em arte dramática graduada pela USP decidiu estudar na UCLA e no Berkeley School of Music. Pianista, flautista compositora e muito comunicativa, Vera é mais uma brasileira que deu certo nos Estados Unidos mas que continua esquecida no Brasil.
Airto e Flora ganham Grammy mas o Brasil fica sem saber
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 27 de fevereiro de 1992
Nem Milton Nascimento ("Txai"), nem Dory Caymmi ("Brazilian Serenade"). Quem levou o Grammy de "Best World Music" foi o quase curitibano Airto Moreira.
O que? Por certo muitos indagarão. Afinal, toda a imprensa nacional só falou em Milton e Dory como os candidatos brasileiros à esta premiação máxima de indústria fonográfica americana e mesmo quem acompanhou atentamente as três horas em que durou a festa no Rádio City Music Hall, via Rede Globo, não viu o percussionista Airto ser mencionado entre os vitoriosos.
Tags:
- Airto Guimorvan Moreira
- Airto Moreira
- Costa Oeste
- DAT
- Dory Caymmi
- Down Beat
- Ella Fitzgerald
- Flora Purim
- Garry Meek
- Jane Fonda
- José Neto
- José Sérgio Machado
- Largo da Ordem
- Mickey Hart
- Milton Nascimento
- Planet Drum
- Radio City Music Hall
- Rede Globo
- Reinaldo Godinho
- Ribeirão Preto
- Santa Felicidade
- Santa Mônica
- Sarah Vaughan
- The Other Side
- World Music
32 anos depois, Cole segundo Peterson ainda é um clássico
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 26 de outubro de 1991
Mais uma preciosa soma a crescente discografia que o centenário de nascimento de Cole Porter (Peru, Indiana, 9/6/1891 - Santa Mônica, Callifórnia, 15/10/64) está justificando: e edição em CD do excelente "Oscar Peterson plays the Cole Porter song book" (Verve/Polygram).
Na Cabral, o triângulo em que se perdiam de amores
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 12 de maio de 1991
"Um grande destaque na noite curitibana foi o chamado Triângulos das Bermudas onde, literalmente, desapareciam maridos e noivos a exemplo do que acontecia naquele trecho geográfico que se notabilizou pelo sumiço de aviões e de navios. Por ali funcionava, também além do bar Stuart, o Graceful da Elvira, ponto de muito faturamento garantido pelas belas mulheres que se renovavam no calendário noturno. Era gerenciado pelo Vitório, alto, forte, de modos rudes escondendo grande bondade, tendo como maitre Luizinho e Pinguim (*) como atencioso porteiro.
Um feliz Natal ouvindo Nat Cole, Rogers e brasileiros
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 22 de dezembro de 1990
Houve um tempo em que a música sazonal ditava as regras no mercado fonográfico. Compositores como Braguinha compunham de acordo com as estações e as efemérides: as canções juninas, os sambas carnavalescos e, naturalmente, as músicas de Natal. Hoje, com a mudança do mercado, poucas vezes se dá importância às datas para lançamentos especiais - a começar pelo Carnaval, cuja música se restringe aos sambas-de-enredo das escolas do Rio de Janeiro e São Paulo (eventualmente, algum outro Estado tenta apresentar discos com músicas de seu Carnaval mas o fracasso é grande).
Tags:
- All I Want
- Altemar Dutra
- Assis Valente
- Ave Maria
- Bing Crosby
- Boas Festas
- Carlos Galhardo
- Clara Nunes
- Dalva de Oliveira
- EMI/Odeon
- Está Chegando
- Francisco Rodrigues
- Irving Berlin
- Jingle Bells
- João Dias
- Johannes Brahms
- Kenny Rogers
- Lindolfo Gaya
- Luiz Vieira
- Mário Bag
- Mauro Duarte / Paulo César Pinheiro
- Menino Deus
- Mickey Rooney
- Milton Nascimento
- Nat King Cole
- Natal das Crianças
- Nelson Riddle
- Never Forget
- Ninar Gente Grande
- O Velhinho
- Pery Ribeiro
- Santa Mônica
- Silvio César
- Songs We
- The Sound
- Waldir Azevedo
- White Christmas
O rei nat em sua majestade vocal
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 14 de outubro de 1990
No finalzinho de 1989, como um verdadeiro presente de Natal, a EMI-Odeon lançou "Songs We'll Never Forget", caixa com 5 elepês reunindo 60 das melhores gravações de Nat King Cole durante os muitos anos que esteve contratado da EMI-Odeon. Síntese de um projeto global que no EUA se constituía em 20 elepês - também lançados em CD - "Songs We'll Never Forget" ficou como um dos melhores relançamentos do ano que passou, embora, infelizmente, sem ter a divulgação merecida.
As grandes vozes, de Billie a Dionne interpretando Cole
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de novembro de 1990
Há alguns anos, quando a CBS lançou um elepê de Billie Holiday (1915-1959) na época (1973) praticamente desconhecida no Brasil, um grande amigo, Arnaldo Fontana, já falecido, entusiasta da cantora, dizia:
"Rezo para que este disco faça sucesso e a CBS edite todos os seus discos".
Tags:
- Anything Goes
- Arif Mardin
- Arnaldo Fontana
- As Time Goes By
- Bacharach/David
- Billie Holiday
- CB
- Cole Porter
- Dee Dee
- Dione Warwick
- Dionne Warwick
- East Orange
- Ella Fitzgerald
- Embraceable You
- Grover Washington Jr
- I Concentrate
- I Love Paris
- Jonas Silva
- Lady Day
- Lady Sings
- Lester Young
- MCA/WEA
- Nancy Wilson
- New Jersey
- Other Side
- Santa Mônica
- Stanley Jordan
- The Quintessential Billie Holiday
- Thelma Houston
- Toots Thieleman
Gillespie, antes de tudo o profissional
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 28 de fevereiro de 1989
Dizzy Gillespie, 72 anos, o último dos grandes nomes do jazz ainda em atividade, foi um dos poucos dirigentes de bandas jazzísticas a apoiar Parker em suas horas mais difíceis. Numa cena de "Bird", na praia de Santa Mônica, Califórnia - na fracassada tentativa de levar o bebop à West Coast - ele fala da importância do músico ser responsável, principalmente quando negro ("pois é isto que eles querem: que mostremos ser irresponsáveis"). Gillespie, inimigos de drogas e do álcool, foi um dos sobreviventes da geração de maior voltagem do jazz justamente por sua organização e caretice.