Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

A mostra do que fazem os videastas no Brasil

Vitória - Na abertura do I Festival Nacional de Vídeo de Vitória, ontem à noite, a secretária municipal de Cultura, Vera Viana, salientou a importância que o vídeo vem adquirindo na comunicação e que através de seu impressionante crescimento em menos de dez anos existe hoje já uma vigorosa produção nacional.

Um debate sobre os caminhos do vídeo no momento brasileiro

Vitória - Qual a importância do vídeo no Brasil, neste momento em que a indústria cinematográfica parece totalmente neutralizada, sem novas produções em andamento? Qual o mercado que realizadores de vídeo não comerciais voltados a ficção, documentários ou experimentais, podem encontrar para mostrar o seu trabalho à platéia mais ampla? Estas - e muitas outras questões estão sendo debatidas e discutidas neste I Festival Nacional de Vídeo de Vitória, que se encerra amanhã, com a exibição na "Praça dos Namorados" e outros espaços da capital capixaba dos vídeos premiados.

No campo de batalha

Rosirene Ge-Mael, ex-diretora de arte e cultura do "Correio de Notícias", uma das mais competentes e estimadas profissionais do Paraná, viajou ontem para a Alemanha. A convite oficial, integrando um grupo de jornalistas de vários países, vai acompanhar, durante três semanas o processo de reunificação das duas Alemanhas, visitando vários estados. xxx

OS MELHORES E MAIS IMPORTANTES LANÇAMENTOS DE 1991

Num mercado em que apesar de toda a crise brasileira dá sinais ainda de vitalidade, com mais de 1.500 títulos lançados em 1991, torna-se impossível uma rápida apreciação das edições mais significativas.

Maringá adia FestVídeo para prestigiar a cultura local

O II FestVídeo de Maringá foi adiado para 1992. Um dos mais bem sucedidos eventos ocorridos no ano passado na Cidade Canção, esta promoção que entre os dias 26 a 30 de novembro de 1990 reuniu videomakers de vários estados não acontecerá este ano por uma razão simples e objetiva: falta de patrocínio.

Festival iniciou com múltiplas atividades

Brasília - Instalado de forma solene e original na noite de ontem, com uma exibição de um filme-mito de cinematografia brasileira - "Limite", realização única de Mário Peixoto, 81 anos, em 1931 - em sessão com a participação de Sinfônica regida pelo maestro Silvio Barbato - o 24o.

Loira fantasma curitibana poderá chegar em Brasília

Até segunda-feira, a cineasta e videomaker Fernanda Morini continuará nervosa: é que só no dia 17 serão divulgados os filmes aceitos para o XXIV Festival do Cinema Brasileiro de Brasília, para a qual concorre, na categoria de curta-metragem, 35mm. "A Loira Fantasma", que concluiu exatamente um dia antes do encerramento das inscrições.

O bom "cult" que os cinéfilos perderam

Pouquíssimos cinéfilos da cidade souberam assistir uma obra de um dos mais respeitados cineastas contemporâneos - "Vícios e Prazeres", do húngaro Miklos Jancso, que confundida na programação pornô-violenta do Cine Palace Itália, não despertou maior curiosidade. Quem foi - como Valêncio Xavier, o atento diretor do Museu da Imagem e do Som - extasiou-se com um filme belíssimo, cortante e cruel em sua crítica ao poder, que com imagens coloridas e uma trilha sonora muito bem escolhida, envolve o espectador.

A falta de Rubinho para explicar melhor a festa

Que falta fez o jornalista Rubens Ewald Filho nesta 63ª festa de entrega dos Oscars! A ausência deste profissional que está entre os que mais conhecem as coisa de cinema do Brasil prejudicou - e muito - o melhor entendimento da 63ª cerimônia transmitida na noite de segunda-feira, do Shrine Auditorium em Los Angeles, e que tem a maior audiência em todo o mundo.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br