Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Turma do Balão Mágico

Turma do Balão Mágico

A música para as crianças

Investimento em talentos mirins pode dar lucros altíssimos. Portanto não custa arriscar fazer discos com as meninas que se destacam em programas de televisão como Mariane (Ribeiro Dombrava), paulista, hoje com 17 anos, e que há cinco já está em programas infantis do SBT.

Como a Fucucu desestimula o cinéfilo de amanhã

Testemunhamos pessoalmente. 19h47 do dia 7 de fevereiro de 1989, terça-feira de Carnaval. Um adolescente, idade aproximada de 12/13 anos, chega ao cine Groff, na Rua 15 de Novembro, apresenta-se ao bilheteiro, identificando-se como filho de um funcionário da Fundação Cultural de Curitiba/Secretaria Muncipal de Cultura, mostrando o documento de seu pai. Explica: - Eu sei que os funcionários da Fundação têm acesso, uma vez por semana, aos cinemas da Prefeitura. Eu gostaria de assistir ao filme.

"No", do paranaense Duque, venceu no RioCine

Graças a remanescentes em vídeo no sistema VHS, realizados por integrantes da hoje extinta Turma do Balão Magico (frustrada tentativa de agrupar jovens cineastas e videomakers da cidade, que teve sua fase entre 1986/87), o Paraná acabou tendo uma presença, mesmo que tímida, na parte competitiva, em vídeo, do V RioCine Festival, encerrado sábado, 19, no Rio de Janeiro. Altenir Silva (Bolinha), concorreu com seus vídeos "Morcego" (8 minutos) e "Os Agentes" (28 minutos), fotografados por Werner Schulmann, este autor de "Volk" (15 minutos), também em competição.

Mais de 200 candidatos na espera dos troféus

Eis a relação completa dos indicados para o Prêmio Sharp da Música, nas oito categorias. Pop/rock Arranjador: Ari Mendes (lp "Angela Ro Ro", Eldorado); Leo Gandelman (lp "Nico Rezende", WEA) e Portinho (lp "18 anos sem sucesso", com o Joelho de Porco, Eldorado). Revelação masculina: Ed Motta (lp "Ed Motta e Conexão Japeri", WEA); Fábio Fonseca (WEA) e João Figar (3M). Música: "Brasil" (Cazuza, George Israel, Nilo Romero), com Gal Costa; "Faz parte do meu show" (Cazuza/Ladeira, com Cazuza); "Ideologia" (Cazuza/Frejat, com Cazuza).

A geração dente-de-leite vai ao vídeo

O cinema está em crise, não há recursos para novas produções mas a criatividade e o desejo de realizar obras em imagens continua a estimular dezenas de jovens. Alguns, com recursos pessoais e muitos sacrifícios, partem para a luta - hoje, com o videoteipe, mais econômico, portátil e imediato. E nesta Curitiba de pouquíssimos cineastas, começa a aparecer uma geração dente-de-leite de videomakers. xxx

Palito filma Lápis e mostra Querida Menina

Palito (Nivaldo Lopes) já tem rodados 40 minutos para o curta que está fazendo sobre o compositor Lápis (Palmilor Rodrigues Ferreira, 1943-1978). Até agora só viram o material, na moviola da Cinemateca, Valêncio Xavier, diretor do Museu da Imagem e do Som e Sebastião França, assessor especial da Secretaria da Cultura.

No campo de batalha

Convidado pela Secretaria Municipal de Cultura de Curitiba para trazer a Curitiba o longa (2h47min) "A história do Brasil", que realizou, com Glauber Rocha, em Cuba entre 1973/74, Marcos Medeiros, 42 anos, esperava que a Embrafilme enviasse a única cópia disponível deste filme praticamente inédito. Seria exibido no domingo à tarde, no Cine Ritz, no encerramento de um curso de formação política, patrocinado pela Prefeitura.

O Mallandro e o Fofo na semana da criança

Moacyr Machado, um dos mais experientes record-men do Brasil, ao longo de sua vida profissional construiu muitas carreiras de gente famosa da MPB e sempre teve aquele "feeling" comercial. Hoje na 3M, divisão fonográfica do poderoso grupo multinacional, Machado sentiu que há um público cada vez maior em torno das programações infantis - não apenas restrito ao vídeo, mas capaz de consumir também subprodutos como o disco.

Entendimento para que o nosso cinema deslanche

Ninguém fumou o simbólico cachimbo da paz mas mensagens de fumaça indicam que há clima de entendimento. Após uma reunião de três horas entre uma dezena de jovens cineastas paranaenses, realizada na semana passada, na Secretaria da Cultura, chegou-se à conclusão de que acima de interesses individuais e divergências de grupos, há que se tratar de objetivos maiores - que possam fortalecer a ainda fraca cinematografia paranaense.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br