Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Paul Mazursky

Paul Mazursky

Moscou e Califórnia nas telas

Um projeto que poderia ter sido iniciado há meses - o convênio que inclui Curitiba no circuito de filmes de artes da distribuidora BelasArtes, só agora viabilizou-se: o melhor da produção européia (com eventuais representantes do terceiro mundo) estarão exclusivamente no cine Luz, cuja programação deixa de ser responsabilidade da Fucucu e passa a ser orientada diretamente pelo cineasta (nome importantíssimo da nouvelle vague, realizador de ao menos um clássico: "A garota dos olhos dourados") Jean Gabriel Albicoco.

"Estamos tudo bem" vai mal de público

Apesar do Oscar - como melhor filme estrangeiro (1990), citação entre os melhores filmes do ano passado pela crítica internacional (primeiro lugar no referendum de O Estado ) e ter emplacado uma das maiores bilheterias do ano, "cinema Paradiso" parece que não fez ainda de Giuseppe Tornatore um cineasta capaz de, por si, atrair o público.

A "20.20" chega com o "Mississipi em Chamas"

A distribuidora LK-Tel Vídeo - que já representa a RCA / Columbia Pictures - está ampliando sua ação com um novo selo: 20.20 Vision. Começa com um filme de impacto, que há dois anos teve várias indicações ao Oscar (e levou o prêmio de fotografia) - "Mississipi em Chamas", de Alan Parker. Peter Biziou, inglês, fotógrafo premiado com o Oscar por "Mississipi Burning", foi genro do pintor curitibano Fernando Velloso e da professora lapiana (hoje no Rio de Janeiro) Filomena Gebran.

Eldorado também para as melhores trilhas

Uma pergunta que os colecionadores de trilhas sonoras - uma confraria que se amplia cada vez mais no Brasil - não se cansam de repetir: por que a Warner não editou até agora a música de "Cinema Paradiso", de Giuseppe Tornatore, a obra prima do ano - sucesso tanto de público como de crítica e que vai encabeçar a lista dos melhores filmes do ano?

"Raoni" voltou com presença de Brando

Marlon Brando, 66 anos, volta em evidência: dentro de algumas semanas a CIC lança "Assassinato sob Custódia" (A Dry White Season), de Euzhan Palcy - um sério drama denunciando (mais uma vez) o appartheid na África do Sul, filme que encerrou o VI FestRio (Fortaleza, 2/12/89). Paralelamente no Auvicom 90, a feira de vídeo e som que se realiza nesta semana no Anhembi, em São Paulo, a Alvorada Vídeo tem como maior atração de seu pacote de lançamentos o documentário "Raoni", que é narrado por Marlon Brando.

"Retratos da Vida" e outros bons títulos

Em 1990 a 20th Century Fox também vai entrar no mercado de vídeo. Com isto, todas as chamadas majors - ou seja, as grandes produtoras americanas - estarão no Brasil, fazendo edições legais de seus filmes e reduzindo as chances da pirataria ( no Paraná, muitas locadoras ainda insistem nesta fórmula). A Warner foi a distribuidora do ano, com laçamentos explêndidos, muitos feitos em colaboração com a cadeia Breno Rossi que os tem comercializado em suas lojas, já que afora as locadoras há também o interesse dos colecionadores - mesmo com o custo de NCz$ 500,00 a unidade.

"Baleias de Agosto", o adeus de Bette Davis

Dispondo de grandes acervos, com títulos dos mais importantes - mas que nem sempre são comercialmente convenientes - as chamadas majors (as grandes produtoras do cinema americano) ao ingressarem em novos territórios na área do vídeo, como é o caso do Brasil, mostram-se cautelosas na escolha de seus lançamentos mensais. Afinal, com um vídeo chegando a quase NCz$ 400,00 - e restrito, portanto as distribuidoras com maior cacife - há necessidade dos pacotes oferecerem retornos garantidos do investimento feito por cada empresário.

Trilhas trazem até o som do que ainda não se viu

O ano promete em matéria de trilhas sonoras, impulsionadas neste mês de março e festa do Oscar - o que faz com que ao menos as sound tracks dos nominados ganhem edições nacionais. É bem verdade que a melhor trilha da temporada saiu mesmo no final de 1988 - "Bird", o magnífico trabalho de remixagem que Lennie Niehaus fez com solos de Charlie Parker (1920/1955), com novos acompanhamentos, numa trilha à altura do belíssimo filme de Clint Eastwood - mas que infelizmente ficou apenas uma semana em exibição no Bristol (a trilha foi lançada pela CBS, em disco convencional e também CD).
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br