Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Os Originais do Samba

Os Originais do Samba

A musica de Carnaval (II) - Camisinhas e marajás, nas marchinhas de 88

Entre as 143 partituras reunidas pelo grupo editorial Vitela no seu álbum "Carnaval 88", existem apenas nove que foram lançadas para o Carnaval 88 - das quais nenhuma mereceu um trabalho de divulgação em nível nacional, a menos em termos fonográficos.

Sambistas & pagodeiros

JORGINHO DO IMPÉRIO (RGE) - Filho e herdeiro das melhores tradições musicais de Mano Décio da Viola, Jorge Antônio Carlos, o Jorginho do Império, tem mais de 30 anos de quilometragem de samba.

O humor malicioso de Genival Lacerda

Já houve o projeto de um professor universitário, cujo nome não me lembro agora, mas que é grande amigo do editor e também do professor Vicente de Paula Athayde (também apaixonado pela MPB), em desenvolver uma tese sobre o duplo sentido nas letras da música popular. Um tema rico, tanto na interpretação lingüística como também na revelação de comportamentos e modismos de autores populares que, com graça e imaginação, aproveitam-se de palavras capazes de oferecer duas (ou mais) interpretações maliciosas e as utilizam em canções de fácil agrado popular.

Pagodeiros classe A

O surgimento de algumas estrelas maiores do samba provocou, nos últimos anos, a valorização de grupos de apoio. Assim, à sombra de Martinho da Vila (por sinal, com um novo e ótimo elepê na praça). Os Originais do Samba teve uma justa promoção nacional. Mesmo problemas internos e a saída de Mussum - que preferiu sua carreira de comediante, com "Os Trapalhões" e, o posterior afastamento de Martinho, não retiraram dos Originais um bom prestígio nacional.

Artigo em 13.10.1981

CLAUDIO DENIS é o mais novo cantor-compositor a surgir na praça com um disco independente: "Linda Manhã", que registrou em sua etiqueta Vôo Livre. Poucos discos independentes apareceram com tanto esmero e cuidados de produção: registrado entre janeiro a agosto de 1981 nos estúdios da J. V. Criação, Produção e Gravação, com a participação de instrumentistas jovens mas competentes, incluindo harpa, trompas e secções de violinos, este é um disco-apresentação.

Apenas Como Registro...

O Carnaval já passou e, como era esperado, se cantou e se ouviu apenas as músicas do passado. raras foram as marchas e sambas criadas especialmente para este Carnaval, conforme, rapidamente, registramos em nossa coluna diária. A nossa ausência do país, nos impediu de registrar, antecipadamente, os poucos discos carnavalescos que nos chegaram as mãos, dos quais, agora fica aqui a anotação.

E as músicas de Carnaval? (I)

O Carnaval começa amanhã, com bailes e desfile da Banda Polaca, e ganha um doce quem souber inteiro uma música que possa ser considerada como feita especialmente para este Carnaval. Aliás, a música de Carnaval - dentro daquilo que se conhecia como um gênero propriamente dito - há muito desapareceu, por dezenas de motivos que justificam todo um longo livro - a espera de um pesquisador disposto a escrevê-lo.

Lápis, adeus

Lápis morreu. Na madrugada, que ele sempre amou e cantou. Sexta-feira, às 2h30m da manhã, seu coração - tão imenso e apaixonado - não resistiu e parou. Mais uma voz da noite curitibana se calou.

Documentos

A nostalgia em tempos de consumo americano ocorreu no início desta década. A telenovela "Escalada", com sua divisão em 3 épocas, proporcionou o encaixe de alguns hits dos anos 40, entre os quais "Moonlight Serenade" (Glen Miller), responsável por todo um processo de marketing/consumo, abre a obra do regente daquela big-band.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br