Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Samuel Guimarães da Costa

Samuel Guimarães da Costa

Memórias da oposição (V)

Há pelo menos 15 anos que o mais respeitado jornalista político, o veterano Samuel Guimarães da Costa, 74 anos, 50 de imprensa, promete publicar um grande livro sobre o Paraná e seus homens, sua política.

Centro abriu mais duas vagas para a imortalidade

Com 16 cadeiras vagas, o Centro de Letras [do] Paraná está tentando preencher seus espaços, com a escolha de intelectuais de prestígio, capazes de intensificarem as reuniões da entidade fundada em 26 de setembro de 1936. Para tanto, após as eleições das poetas Pompilia Lopes dos Santos e Helena Kolody - primeiras mulheres admitidas na instituição - e da verdadeira consagração que representou a posse do jornalista e escritor Samuel Guimarães da Costa, mais duas vagas estão abertas.

Pompília e Samuel, os nossos novos imortais

Vinte e um intelectuais paranaenses terão nesta quarta-feira, 3, oportunidade de mostrarem dignidade e homenagearem duas das maiores personalidades de nossa vida cultural. A eleição - que deve ser por unanimidade - de Pompília Lopes dos santos, 91 anos e Samuel Guimarães da Costa, 72, para as cadeiras 37 e 20 da Academia de Letras do Paraná (*), transcede as limitações daquela entidade fundada em 26 de setembro de 1936 pelo escritor Ulisses Falcão Vieira.

A lírica enxuta de Luci e o schoolar Hélio Puglielli

Um curriculum invejável. Aos 27 anos, a curitibana Luci Collin já fez tudo que era possível a uma jovem intelectualmente ansiosa - e dentro dos padrões de bom comportamento - realizar. Formada em música pela EMBAP (1985), Português-Inglês pela UFPR (1989), um curso de percussão completado no ano passado, faz atualmente pós-graduação em Língua Inglesa, já morou nos Estados Unidos, freqüentando cursos no Wright State University, em Ohio, há quatro anos e seu inglês é tão bom que lhe valeu o certificado da Universidade de Cambridge.

Mesmo com a crise há ainda livros de arte

A confraria privilegiada de colecionadores de livros de arte sofreu um duro golpe em 1990: o Plano Collor e a conseqüente suspensão da Lei Sarney praticamente congelou a maioria dos projetos que existiam para dar continuidade as edições de livros de arte (sem falar em outras áreas de investimentos) com patrocínios de empresas e instituições.

A volta do bom Samuca

Testemunha escrita da história política do Paraná desde os tempos de Manoel Ribas, cujo governo acompanhou em seus anos finais, o mais respeitado jornalista político do Paraná, Samuel Guimarães da Costa, 70 anos, não poderia, como diz, "ficar sem dar minhas opiniões e análises nestas eleições, embora hoje prefira ficar em minha biblioteca do que acompanhar comícios interior afora como fiz por tantos anos". Assim, aceitou o convite para ocupar a nobre espaço da quarta página de O Estado, vago desde a aposentadoria do grande Renato Schaitza.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br