Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Thadeo Morozowicz

Thadeo Morozowicz

Thadeo Morozowicz



Entrevistados e Entrevistadores: Thadeo Morozowicz

Observatório

Este ano começou com uma morte lamentável por todos que acompanhou as atividades artísticas no Paraná: o professor Thadeo Morozowicz, falecido na manhã de segunda-feira, 4, foi não só o pioneiro do ensino da dança no Paraná, como um homem que durante toda a sua longa vida – completaria 82 anos no próximo dia 24 de abril – se dedicou às atividades culturais.

As memórias do Dr. Brandão das orquestras paranaenses

Até hoje não foi escrita a história da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Paraná. Ela nasceu, cresceu e morreu melancolicamente - sem merecer sequer um réquiem - sem que nada fosse registrado em detalhes. Assim, entre tantos aspectos que estão a merecer pesquisas sobre a nossa vida cultural, também a vida daquela Sinfônica merece ser contada. Pois, com ela, se contará também um pouco de nossa vida musical a partir dos anos 40 - pois seu surgimento oficial, em 1958, se deu em conseqüência de outras orquestras e muito idealismo.

Milena ensina arte do corpo perfeito

Filha do pioneiro do ballet no Paraná, o sempre lembrado professor Thadeo Morozowicz, o destino artístico de Milena não poderia ser outro: a dança. Assim, junto com seus primeiros passos para andar também aprendeu os da dança e em sua casa sempre respirou arte e cultura: a mãe, Wanda Lachowski era pianista e seus irmãos seguiram os mesmos passos: o mais velho, Henrique, pianista e professor, se firmaria como compositor contemporâneo, com obra das mais importantes - embora pouco conhecida.

No campo de batalha

Devido a desorganização do Festival Latino-Americano de Artes, em Brasília, a agenda de Gilberto Gil acabou tumultuada: sua apresentação marcada para o último domingo foi cancelada porque ao invés dos 20 mil espectadores aguardados no Estádio Nilson Nelson apareceram menos de 2.000 mil. Assim, foi transferido para ontem o seu show. Com isto, ele chega só de tarde, neste sábado, para ensaiar o espetáculo patrocinado pela BASF que acontece amanhã no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto. xxx

Os talentosos Morozowicz

Ah! Esses Morozowicz! Curitiba deve muito a inquietação, talento e criatividade desta família de origens polonesas que há seis décadas está integrada em nossa vida cultural. Primeiro foi o velho Thadeo Morozowicz que, chegando da Polônia, aqui implantou, em 1927, a primeira escola de danças - e uma das pioneiras do Brasil. Imagine-se a barra que era, na provinciana Curitiba do início do século, distante culturalmente do que acontecia no mundo, ver um imigrante eslavo se dispor a ensinar danças para as jovens.

Saci, no palco, dança e encanta as crianças

Filha do pioneiro do ensino do ballet no Paraná, o professor Thadeo Morozowicz, a coreógrafa e bailarina Milena, não só substituiu seu admirável pai na direção do grupo-escola por ele fundado, hoje agregado a Sociedade Thalia, como vem demonstrando crescente criatividade. E Milena, preocupada "em atender a larga faixa de público infantil, carente de espetáculos de ordem cultural", idealizou, em 1977, uma adaptação especial para a dança do clássico de Lewis Caroll, "Alice do País das Maravilhas" que teve temporada no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto.

Observatório

ROBERTO PARREIRAS, diretor - executivo da Funarte, passou a tarde de ontem em Antonina, acompanhando as várias atividades do Festival de Inverno. Apesar de enfrentar muitas dificuldades de última hora, a Coordenadoria de Ação Cultural, dirigida pela professora Circe Lambrejo, está conseguindo levar adiante os vários cursos e eventos previstos nesta primeira edição de um festival que poderá se firmar no calendário de atividades da Secretaria da Cultura e Esportes. Aliás, o próprio Roberto Parreiras elogiou o trabalho de Circe, que acompanha já há bastante tempo.

A melhor música com a Gewandhaus e Mauriat

Depois do belíssimo - e único espetáculo da melhor música popular brasileira - "Os Caymmi em Concerto", a semana terá duas grandes orquestras no Guairão. [Amanhã], inesperadamente - o empresário paulista Marcos Lázaro, que, como sempre, só se decidiu a incluir Curitiba em cima da hora, prejudicando a divulgação, ali estará a orquestra de Paul Mauriat, um dos mais conhecidos regentes da atualidade.

Morozowicz, 80 anos de arte ao Paraná

Intercalando-se entre as mais diversas opções musicais - o concerto dos irmãos Caymmi, no sábado passado, o xoroposo som franco-brasileiro da híbrida orquestra de Paul Mauriat, na segunda-feira, o novo som, meio country-pop do Blindagem, grupo local, que na terça e quarta-feira mostraram ao vivo, no palco do Guairão, o seu som, enquanto lançavam seu compacto, produção alternativa, também a vez da dança.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br