Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS SNT

SNT

Artigo em 07.01.1982

ARIEL COELHO, ator que de um modesto início em Curitiba em produções de seu amigo Antonio Carlos Kraide conseguiu catapultar sua carreira em escala nacional, voltou [à] cidade no início da semana.

Entre as 4 estréias, um ótimo nacional: "A Hora da Estrela"

Após duas semanas praticamente sem estréias, acontecem quatro lançamentos. Um deles, sem favor, a melhor estréia do cinema brasileiro em 1986, consagrada pela crítica, 13 prêmios no Festival de Cinema de Brasília e três distinções no último festival de Berlim: "A Hora da Estrela", de Suzana Amaral (Cine Palace-Itália).

Paraná sepultou a Campanha da Kombi

Ao invés da comemoração, o réquiem: no 10º ano da Campanha da Kombi, este projeto idealizado há uma década quando Orlando Miranda assumia, com muito idealismo, o então Serviço Nacional de Teatro, parece ter mesmo o seu canto-de-cisne. Ao menos, se depender dos resultados em Curitiba, onde nem sequer uma Kombi saiu às ruas para a venda de ingresso dos espetáculos apresentados no Teatro da Classe.

De Heddy ao Lobo, ciranda no Inacem

Heddy Lamar foi eleita, em democrático pleito, para representar o Paraná num importante órgão de classe: o Conarc - Conselho Nacional das Artes Cênicas, criado no final do III Encontro Nacional das Artes Cênicas, recém-encerrado na Aldeia de Arcozelo, Estado do Rio. Heddy Lamar é uma atriz circense que ganhou esse nome devido ao entusiasmo de seu pai pela famosa atriz norte-americana, que foi estrela de um dos primeiros filmes eróticos da história do cinema ("Êxtase"), e, nos anos 30/40, era das mais populares em todo o mundo.

De gente & fatos

Fernando Fontana, advogado, empresário, ex-secretário da Indústria e do Comércio, antes de tudo um dos paranaenses mais bem preparados, em termos culturais e executivos, já é chamado, pelos amigos, de "Sr. Constituinte". Embora, por modéstia, não faça especulações sobre uma eventual disputa eleitoral, ele é lembrado como um dos nomes para integrar uma bancada de peso que o Paraná deverá eleger para elaborar e aprovar a futura Constituição. Advogado da turma de 1959, pela Universidade Federal do Paraná, Fernando Fontana foi o primeiro aluno, durante todo o curso, em Direito Constitucional.

Glauco quer é dirigir a Fundação de Teatro

Embora oficialmente não haja ainda, nomes certos para as funções do primeiro ao terceiro escalão do governo Tancredo Neves, não custa nada sonhar. Assim, há muita gente apostando em certas funções. Por exemplo, algumas áreas da cidade dão como certa a ida do sr. Glauco Souza Lobo, atual diretor executivo da Fundação Cultural de Curitiba, para a direção da Fundação Nacional das Artes Cênicas, o antigo Serviço Nacional de Teatro.

A importância da música no bom cinema brasileiro

Durante o XII Festival de Cinema de Gramado, em abril último , um dos aspectos discutidos extra- oficialamente - mas que deveria ter motivado ao menos uma mesa-redonda - foi a questão da músia no cinemam nacional.

Artigo em 17.10.1981

Poucas artes se desenvolveram tanto em Curitiba, nos últimos 4 anos, como a dança. Enquanto o Ballet Guaíra tem agora projeção nacional e com "Jogos de Dança", música de Edu Lobo, volta a se apresentar nas principais capitais - as escolas e academias locais, que se multiplicaram na segunda metade dos anos 70, começam a sofrer um processo de seleção natural, sobrevivendo as que tem melhor nível.

Artigo em 18.10.1981

Como Curitiba sedia o mais ativo sindicato das auto-escolas do País, a classe aqui vai realizar o primeiro congresso, de 19 a 21 de novembro. Ontem, o presidente do Sindicato das Auto-Escolas do Paraná, sr. Leonildo Coelho Martins, reuniu jornalistas em almoço no restaurante do Senac para expor o temário do encontro. [*] - Jussara Belo, estudante de jornalismo e relações públicas, assume agora a editora do semanário "Objetivo", de propriedade do sr. Alceu Machado, gerente da agência Banestado, em São José dos Pinhais.

Teatro Hauer poderá renascer no Bristol

É apenas coincidência mas não deixa de ser curioso: "Deus Como Te Amo", uma comédia açucarada que o espanhol Miguel Iglésias realizou há quinze anos, inspirado na canção de Domenico Molugno, logo após ter vencido o Festival de San Remo, Itália, em 1963, e, há quatorze anos, um dos filmes de maior bilheteria da fama Filmes. Desde que estreou no Brasil aliás, em Curitiba esta comedia estrelada pela cantriz Gigliola Cinquentti e Mark Demmon (que fez uma serie de pseudônimos históricos em Cineccitá), se revelou um dos maiores sucessos de bilheteria.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br