Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Paulinho Tapajós

Paulinho Tapajós

A família Caymmi, o nosso maior patrimônio musical

Artur Xexéo, nosso bom amigo, jornalista do primeiro time do "JB", escreveu um texto preciso, excelente sobre um disco que, seguramente, estará em nossa relação dos dez melhores lançamentos do ano: "Família Caymmi em Montreaux"(Polygram, abril/92).

Passaram-se 20 anos, mas o Roupa Nova continua o mesmo

Entre tantos grupos vocais-instrumentais que surgiram nos últimos anos, praticamente todos na linha da música colonizada, o Roupa Nova é uma salutar exceção. Suas origens estão há 20 anos passados, quando Nando e Cleberson Horsth formaram um quarteto com Paulinho e Kiko - ao qual se somaria, em 1976, Ricardo Feghali e, dois anos depois, Serginho Herval. Na época, o conjunto chamava-se Famks - nada a ver como o ritmo funky e sim as iniciais dos rapazes.

O internacional Sivuca e os choros de Altamiro

Quando Sivuca apresentou o seu arranjo da cantata "Jesus Alegria dos Homens", fechando-se apenas o seu virtuosismo, tinha-se uma viagem (sem drogas) como se estivéssemos numa gótica catedral alemã e não no auditório Maria José Andrade Vieira (onde o artista fez duas apresentações nesta semana).

As perdas de 1990

Janeiro Ernest Widmer, nascido na Suíça, em 1927. Maestro-compositor, veio para o Brasil em 1956 a convite de K. F. Koelrreuter, naturalizando-se brasileiro. Viveu muitos anos na Bahia, onde implantou uma avançada escola de estudos e pesquisas. Faleceu dia 04/01. George Auld, saxofonista-tenor, nascido em 18/05/1919. Gravou seus melhores discos com Benny Goodman. Em 1977 apareceu numa ponta no filme "New York, New York" como o músico que ensina Robert De Niro a tocar saxofone. Dia 08/01.

Geléia Geral - Os song-books com o melhor do jazz

Excelente início de ano aos que curtem o melhor jazz: a Polygram editou os songbooks de Fats Waller com Dinah Washington; Cole Porter, em álbum duplo com Ella Fitzerald; Duke Ellington e Count Basie com Mel Thorme e Irving Berlin com Sarah Vaughan e Billy Eckstine. Produção de Norman Granz para a Verve, realizados nos anos 50 ou início da década de 60 - mas estavam inéditos no Brasil.

Veja o álbum, escute a estória com boa música

Tão importante quanto a produção editorial destinada às crianças é a realização de discos para o público infantil. No boom da música infantil com a "explosão" do Balão Mágico, que estimulou dezenas de gravações semelhantes - catapultuadas [catapultadas] por especiais de televisão - tem também surgido álbuns com relação a livros e fascículos, ampliando assim a faixa de interesse nesta área. Por exemplo, dois dos melhores álbuns lançados no ano passado - "Verde que te quero Ver" e "Brincando de Roda" foram espécie de complementações sonoras de livros destinados ao público infantil.

Gismonti, sonho - 70 como se fosse hoje

Egberto Gismonti (Carmo, RJ, 5/12/1944) não é apenas um dos maiores talentos da música brasileira – hoje de prestígio internacional – mas também um artista cuidadoso e surpreendente. Desde seu início de carreira e lá se vão quase 20 anos – sempre realizou trabalhos da maior dignidade artística. Sua imensa discografia é sempre renovada com novas propostas mas a rapidez com que produz não significa descuido ou improvisão no mau sentido. Improvisação, pode ser, mas em termos jazzísticos, pois Egberto não se prende a esquemas rígidos.

O som dos pampas (I) - Ellwanger e Jardim, o gauchismo sem sotaque

Para quem imagina que aquilo que se poderia chamar de "a nova música gaúcha" se resume no talento dos irmãos Ramil - Kleiton & Kledir ou o vanguardista Victor (que fez um dos melhores discos de 84), aconselha-se, com urgência, que se escute, atenciosamente, os discos de Jerônimo Jardim ("Terceiro Sinal", Soma), Nelson Coelho de Castro ("Juntos", Barclay), Galileu Garcia ("Pulsações", Trilhas/Continental) e Raul Ellwanger ("Gaudério", Som Livre/RBS). Depois, podem ouvir também o Kleiton & Kledir.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br