"Anjos do Arrabalde", o melhor filme da semana
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 29 de maio de 1987
"Anjos do Arrabalde - As Professoras" (cine São João, 5 sessões) é a melhor estréia da semana. Este filme de Carlos Reichenbach é um terno, sincero e profundo ensaio sobre a vida de um grupo de pessoas humildes na periferia de São Paulo.
Depois de um filme hermético e difícil como "Filme Demência" (que em 1986, em Gramado, já lhe havia valido o Kikito de melhor diretor), Reichenbach realizou um filme com toques do cinema Neo-Realista, declaradamente em homenagem a Valério Zurline (1926-1982), cineasta italiano que realizou filmes humanos como "A Moça Com A Valise" (1960), "Dois Destinos" (1962), "A Primeira Noite de Tranqüilidade" e, ironicamente, nunca teve exibido no Brasil seu último longa-metragem, "O Deserto dos Tártaros".
Partindo do universo de um grupo de professores da Escola de 1º Grau Luis Sérgio Persom (homenagem de Reichenbach ao seu mestre e amigo, diretor de "São Paulo S/A"), o filme mostra a violência do subúrbio, mas numa visão sem maniqueísmos. Os personagens são admiravelmente colocados - e valorizados por interpretações esplêndidas de Betty Faria (melhor atriz em Gramado), Clarisse Abujamra (em seu primeiro filme), Irene Stefania (voltando ao cinema, após longa ausência), Vanessa Alves (melhor coadjuvante Gramado-87), Enio Gonçalves, Emílio Di Biasi (merecia inclusive ter repetido a premiação em Gramado, onde em 1986 ganhou o Kikito por "Filme Demência"), Ricardo Blat, Carlos Koppa, Chica Burza e mesmos intérpretes de composição.
A fotografia de Conrado Sanchez captou o clima suburbano e a trilha sonora confirma o talento de uma nova dupla (Manoel Paiva/ Luiz Chagas), revelada em "Filme Demência" e que musicou também "Quincas Borba", de Roberto Santos.
"Anjos do Arrabalde" tem a empatia daquele cinema feito com sinceridade e amor. Dalia, Rosa e Carmo, as professoras, transmitem uma dose de grande verdade - os homens que a cercam são personagens densos e o resultado é um filme marcante, seguramente entre as melhores produções nacionais dos últimos anos. Não perca!
LEGENDA FOTO - Clarice Abujamra e Betty Faria (melhor atriz em Gramado) em "Anjos do Arrabalde - As Professoras".
Enviar novo comentário