Por enquanto, vá ouvindo as canções com Tormé e Sinatra
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 29 de abril de 1988
No princípio, muitos duvidaram: um musical da Broadway, aqui? É verdade!
Gaby Leib, uma ex-pianista que dirigiu a Pró-Arte em Petrópolis e que há mais de 20 anos está entre as mais sérias empresárias artísticas no Brasil, não brinca em serviço. Assim, com sua credibilidade e competência bancou a temporada no Brasil do musical "Ain't Misbehavin" - sucesso há exatamente 8 anos na Broadway - que, desde o dia 6 de abril, quando começou o tour pela Guatemala, vem sendo apresentado em 8 países da América Latina.
Depois de San Jose, Panamá, Bogotá e Santiago - onde está em cartaz nesta semana, "Ain't Misbehavin" estréia dia 3 em Buenos Aires, onde permanecerá por duas semanas. Entre os dias 17 a 19 estará em Montevidéu e, finalmente dia 21 chega a Porto Alegre.
Em Curitiba, a única apresentação será no dia 23 (auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, ingressos a Cz$ 1.000,00) com posteriores apresentações em São Paulo (29 e 31 de maio), Belo Horizonte (1º de junho), Brasília (2 e 3 de junho) e, encerrando a temporada, Rio de janeiro (4 e 5 de junho).
Ain't Misbehavin
Três mulheres unem-se para trazer a Curitiba o musical "Ain't Misbehavin": a empresária da tournée no Brasil, Gaby Leib; a experiente Verinha Walflor, coordenadora local e a elétrica Maria Amélia, que como presidente da Pró-Música, numa prova dos novos tempos desta outrora conservadora sociedade voltada exclusivamente a música erudita, mostra sua lucidez e sensibilidade ao encampar a única apresentação na cidade - com um custo total de US$ 7 mil.
Será uma oportunidade primeira (e única) dos curitibanos assistirem a um musical que desde o dia 9 de maio de 1978, quando estreou no Longacre Theatre, na Broadway, vem encantando multidões.
Dirigida por Richard Maltby Jr., com coreografia de Arthur Faria, a montagem original de "Ain't Misbehavin" trazia em seu elenco Nell Carter, Andre De Shelds, Armelia McQueen, Ken Page e Charlaine Woodard.
Após a temporada inicial, de 3 anos, na Broadway, onde teve 1.604 performances, o espetáculo teve temporadas em outras cidades com naturais substituições no elenco. Entretanto, dentro da tradição que caracteriza os espetáculos da Broadway, mantêm-se o mesmo ritmo extremamente profissional, sendo as substituições quase imperceptíveis.
Portanto, espera-se que a montagem que agora está percorrendo a América do Sul seja profissionalmente honesta - e não o pastiche feito sobre "West Side Story", há 6 anos, e que foi recebido a pedradas em São Paulo.
Murray Horwitz e Richard Laltby Junior conceberam "Ain't Misbehavin" como uma grande homenagem a um dos mais brilhantes compositores, pianistas e cantores do jazz, Thomas (Fats) Waller, nascido em Nova Iorque, em 21 de maio de 1904 e falecido em Kansas City, a 15 de dezembro de 1945, dentro de um trem, quando viajava de Los Angeles de retorno para Nova Iorque.
A vida de Fats Waller foi fascinante e, em próximos textos, detalharemos sua carreira musical, pautada por imensos sucesso, dos quais o mais conhecido foi justamente "Ain't Misbehavin", escolhido para o título desta produção que, dentro de três semanas, poderá ser aplaudida em Curitiba.
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