Trio David Holt mostra o country
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 18 de setembro de 1987
Se os espetáculos do Free Jazz não chegaram, ao vivo, em Curitiba, temos ao menos uma amostragem de country: segunda-feira, a única apresentação do David Holt Trio (auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, 21 horas, ingressos a Cz$ 100,00), em promoção do Centro Cultural Brasil - Estados Unidos que, vez por outra, sai do seu marasmo e realiza algum evento cultural. Aliás, houve tempo em que era a discoteca do "Inter" que tinha o que de melhor existia em jazz e muitos nomes importantes da música americana por aqui passaram, na época em que as verbas do Departamento de Estado eram generosas para promoções no Brasil. Por exemplo, Woody Herman, 74 anos, em estado de coma e que há duas semanas perdeu sua casa devido a não ter pago o Imposto de Renda, em seus anos de glória, a frente de uma big-band, veio ao Brasil e o roteiro incluiu uma apresentação em Curitiba. Com patrocínio do "Inter".
xxx
David Holt Trio não chega a ser destaque nas luxuosas enciclopédias de country & western music, mas isto se explica: o grupo toca uma mistura especial de música folclórica tradicional das regiões montanhosas da Costa Leste, mantidas ao longo de muitas gerações. Diz o release do grupo, que "muitas delas foram colocadas por Davi Holt num trabalho de pesquisa antropológica, percorrendo a Carolina do Norte e ouvindo pessoas idosas cantarem nas varandas das casas de fazenda".
O Trio existe há quase 10 anos e tem feito excursões pela América do Sul e África. Seus integrantes moram em cidades diferentes: David e Will McIntyre residem na Carolina do Norte. David toca banjo, gaita de boca e o "hammered dulcimer" - uma espécie de cítara, com quatro conjuntos de cordas e que tem somente 3 notas graves. O líder David dedica-se também a televisão e ao teatro e já apresentou um programa de TV na capital do country nos EUA, Nashville - aquela cidade musical que Robert Altman imortalizou num de seus melhores filmes.
Adepto do country tradicional, repete sempre:
- "Para mim é a sabedoria dos antigos intimamente ligada à melodia e à canção. Quando você a toca ela se torna parte de você".
Além do "hammered dulcimer", David curte outra especialidade - o Hambone - originário do Old South e que consiste em fazer ruídos rítmicos e tonais batendo as mãos ou dando palmadas nos braços, nas pernas e nas faces. Explica:
- "É um modo divertido de mostrar que se pode fazer música usando o próprio corpo em vez de um instrumento".
O segundo membro do grupo é Will McIntyre. Ele e a esposa, Deni, são fotógrafos profissionais e já vieram várias vezes ao Brasil. Falam português e suas fotos do Brasil foram levadas ao Museu da Carolina do Norte e serão mostradas em breve em Nova Iorque. Will toca violão.
Cláudio Buchwald, violinista e pianista, curte o trabalho de marcenaria (como faz Paulinho da Viola no Brasil). É naturalizado americano, mas peruano de nascimento.
LEGENDA FOTO - The David Holt Trio: única apresentação na segunda-feira, no Guaíra.
Enviar novo comentário