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Aramis

A música da velha Itália e as rumbas com Lecuona

Paralelamente ao CD de Pedro Vargas e ao elepê, em vinil com 14 clássicos de repertório de Libertad Lamarque ("A Dama do Tango"), Leon Barg, da Revivendo, sempre em seu idealismo cultural de trazer para ouvidos mais jovens (e alegrar os mais idosos) - grandes vozes, também colocou nas lojas especializadas três intérpretes de épocas e públicos específicos, hoje totalmente esquecidos mas que tiveram sua importância. O primeiro deles é Carlo Buti, intérprete italiano que gravou inúmeros sucessos na Columbia, entre canções populares, tarantelas e temas de filmes como o "Señorita" num musical famoso - "Princesa do Eldorado" ou "Passione" (Mancini/Zorre) do filme "Ode". Numa seleção diversificada com compositores de vários estilos, Leon inclui nesta montagem faixas como "Bella Ragazza Dalle Trecce Bionde", "Ti Voglio Tanto Benete", "Serenatella Amara", "Deve Sta Zaza", "Core Cantatore", entre outras - para atingir especialmente aos que apreciam a música italiana do passado. Outra gravação para a mesma faixa de consumidores é de Daniele Serra (cujo nome parece de mulher), vocalista dos anos 40. Em "Passione D'Italia", Serra mostra composições como "Anna" (Mescheroni/Meri), "Mamma" (Bixio/Cherubim), "Tanto Dispettoso" (Sacchi/Simonetti), "Vivere" (Bixio), "Severimi" (Raimondo), entre outras canções bastante conhecidas. Já em outro gênero - também esquecida atualmente - a rumba, temos uma antologia das "Melhores Rumbas" com a orquestra de Ernesto Lecuona (1896-1990), pianista cubano e líder de uma orquestra que foi das mais populares nos anos 30/50. Lecuona começou sua carreira ainda garoto, aos 11 anos e aos 17 já dava recitais em Nova York. Em 1931, seu Palau Brother's Cuban Orchestra aparecia no filme "Cuban Love Song", estrelado por Jimmy Durant e Lupe Velez, com trilha sonora de nada mais nada menos, do que Jimmy McHugh/Dorothy Fields. Durante os anos 30, os Lecuona Cuban Boys excursionaram pela Europa divulgando a música latino-americana. Escrevendo cantatas, musicais e shows, Lecuona criou inúmeros sucessos: "Siboney" (1931) - com inúmeras gravações inclusive por Jazzmen como Dizzy Gillespie e Stan Getz; "Para Vigo Me Voy" ("Say" e "Si"), que Xavier Cugat (1900-1990) transformou em um grande sucesso em 1933 - e que com versão para o inglês de Al Stilman foi um êxito na interpretação das Andrews Sisters acompanhada pela banda de Glenn Miller; outras composições de Lecuona - como "Andaluzia", e especialmente "Malagueña" que entraram nos repertórios de maestros como André Kostelanetz e Jimmy Dorsey. Uma sobrinha de Lecuona, a mezzo-soprano Margarita e a sua filha, Ernestina, integraram por anos seu grupo, lançando composições marcantes como "Tabu" e "Babalu" - esta, no Brasil, tornando-se o prefixo de Leny Eversong (Hilda Campos Soares da Silva, 1910-1984). Curiosamente, na montagem de "As Melhores Rumbas" com Lecuona Cuban Boys, utilizando registros originais da Columbia, Leon Barg preferiu rumbas menos conhecidas (exceto "Taboo", "Siboney" e "Maria La O"), do imenso repertório deste grande nome da música cubana entre os anos 30/50: "Cubanacan" (vocal de Alberto Rabagliati), "Rumba Blanca", "Mayari" (com vocal, vejam só, da grande Josephine Baker), "Panama" (solo vocal de A. Bruguera), "Blue Rumba", "Cachito" e "Para Vigo Me Voy". Josephine Baker (1906-1975) comparece também em "Madiana" (Melodia das Antilhas), letra e música de Mactie Albad. Só por sua presença - rarissimamente editada no Brasil - já vale a pena adquirir este curioso "As Melhores Rumbas".
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
4
18/08/1991

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